
Depois de duas horas sem corrida devido ao mau tempo que se fazia sentir em Austin, foi o Porsche #6 que venceu, pela primeira vez esta temporada, a corrida no Circuit Of The Americas. Atrás de si, terminou o Ferrari #50 e, para surpresa de muitos, o Peugeot #94 terminou dentro do pódio. Nos GT3, e com alguma polémica, venceu o McLaren #95 da United Sport, com BMW #46 da Team WRT em segundo e no fim do pódio, o vencedor penalizado, o Ferrari #54 da Vista AF Corse.
A corrida começou bastante parada, atrás de Safety-Car devido à chuva, mas quando a água começou a sair da pista, a ação começou a ser bem maior. Escolhemos cinco momentos que marcaram a etapa número seis nos EUA
TOP 5 MOMENTOS DA CORRIDA
5. Alpine e Aston Martin no muro ao mesmo tempo – Foi logo no início corrida que o Alpine #36 e o Aston Martin #007 tiveram ambos um pequeno incidente. Com a chuva que se fazia sentir e a pista bastante molhada, os dois carros acabaram por fazer aquaplaning, perdendo o seu controlo. O #36 ainda teve danos visíveis depois de bater no muro de pneus e saltar-lhe uma parte; já o #007 deu um ligeiro toque com a asa traseira, mas sem grandes problemas.
4. A corrida do Safety-Car – A estrela da corrida foi, claramente, o Safety-Car. Depois de ter controlado o ritmo durante as duas primeiras horas, ainda apareceu mais quatro vezes durante toda a sessão. Tirando a ironia, foi usado como forma de assegurar que todos os carros estavam juntos na altura do recomeço da corrida, de forma a não haver grandes diferenças de tempo entre eles.
3. Porsche mostrou as garras – A luta pela liderança deu que falar, não fosse ela disputada pela Ferrari e pela Porsche. Numa dupla sanduiche alemã e italiana, ambos os Porsche #6 e #5 conseguiram ultrapassar os Ferrari #51 e #50 para a primeira e terceira posições respetivamente. Porém, o #51 acabou por ter um furo com o toque enquanto defendia a posição. Acabou por cair vários lugares, recuperando mais tarde e terminando mesmo em quinto.
2. GT3 dão o quê? Isso mesmo, espetáculo – Já é conhecido que os GT3 (antigos GTE PRO) dão imenso espetáculo quando há lutas roda com roda. E não foi diferente na liderança da corrida em Austin. A luta entre o #95 e o #77 (carro de Bernardo Sousa) foi bastante “picante” com alguns toques que podiam ter corrido mal. Felizmente, foi o Ford que ganhou e ultrapassou para regressar à liderança até ao início do fim.
1. Peugeot no pódio – A marca francesa conseguiu o melhor resultado de sempre na WEC ao conseguir não só um pódio, mas tambémum quarto lugar no final da corrida. Aproveitando os erros dos adversários e indo subindo devagarinho, a Peugeot conseguiu assim chegar dentro do pódio
Menções honrosas – A Aston Martin infelizmente acabou por retirar os seus dois carros da corrida, mas o ritmo dos mesmo nunca esteve tão com como nesta corrida. A andarem pelo TOP10, esperava-se que conseguissem pelo menos um P5. Nos GT3, o Ford #77 de Bernardo Sousa liderou grande parte da corrida até ao momento da ultrapassagem / colisão com o Ferrari #54, onde os pneus secos tinham uma enorme vantagem sobre os de chuva.
A próxima corrida será dia 28 de setembro, em Fuji, Japão.