📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Perdidos no Tempo: Dmitri Alenichev

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

“Ale, Ale, Alenicheeeeeeeev para o terceiro”… Foi assim, há 14 anos, que em Gelsenkirchen se festejava o golo que selara o triunfo do FC Porto na final da Liga dos Campeões ante o AS Mónaco. Depois de Carlos Alberto e Deco, foi a vez do russo Dmitri fechar as contas e garantir a segunda “orelhuda” da história para os azuis e brancos.

As botas já foram penduradas, mas o sucesso na carreira do soviético parece longe de estar terminado. Agora ocupa um lugar de destaque no banco, o de treinador, e foi assim, de resto, que trouxe o FC Yenisey de volta ao convívio com os grandes do futebol russo.

Nascido na pequena localidade de Veki Luki, Dmitri Anatolievich Alenichev, hoje com 45 anos, nasceu para o futebol em 1991, então ao serviço do Futbolniy Klub Lokomotiv Moskva (Lokomotiv Moscovo) e por lá se manteve até 1994, altura em que saltou para o rival Spartak, onde haveria de terminar a carreira oito anos mais tarde. Pelo meio, tempo para os anos dourados da carreira de Dmitri. Em 1998, a AS Roma adquire-o aos russos do Lokomotiv por uns respeitosos sete milhões de euros. Na época seguinte, face às dificuldades que sentira em se adaptar, acaba por ser emprestado à Associazione Calcistica Perugia Calcio por seis meses. Eis que chamou à atenção de Fernando Santos, que deu o aval à sua contratação em 2000, deixando o FC Porto cerca de três milhões de euros nos cofres romanos.

Alenitchev fez parte do plantel vencedor da Liga dos Campeões em 2004 e marcou na final
Fonte: FC Porto

Nas Antas consegue, irremediavelmente, os melhores números da carreira: 139 jogos e 23 golos marcados pelo médio que permaneceu na Invicta durante três épocas e meia. Ao serviços dos dragões conseguiu ser campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal em duas ocasiões, para além de ter conquistado uma supertaça. O grande destaque vai, naturalmente, para a Liga dos Campeões em 2004, depois de ter ajudado também, um ano antes, a vencer a Taça UEFA ao Celtic Football Club, em Sevilha. Do palmarés constam ainda cinco campeonatos e duas taças da Rússia.

Representou também o seu país em 55 ocasiões, nas quais apontou seis golos. Deu o seu contributo em duas grandes competições de seleções, nomeadamente o Mundial da Coreia/Japão em 2002 e o Euro 2004, realizado em Portugal.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.