A CORRIDA: MCLAREN COMPLICA ESTRATEGICAMENTE (OUTRA VEZ), VERSTAPPEN VENCE, SAINZ FAZ PÓDIO E TUDO SE DECIDE EM ABU DHABI
O título mundial de pilotos de Fórmula 1 podia ter ficado decidido este domingo, mas vai ser tudo adiado para Abu Dhabi. Apesar de a McLaren ter estado mais rápida durante todo o fim de semana, foi Max Verstappen que venceu, sendo ele agora o segundo classificado do campeonato e sendo ele a colocar maior pressão em cima do líder Lando Norris.
A McLaren saía com os dois carros na primeira linha da grelha, mas Verstappen atacou logo no arranque e ultrapassou Norris, subindo a segundo, atrás de Oscar Piastri. Essa ordem manteve-se até ao Safety Car, provocado por um incidente entre Pierre Gasly e Nico Hulkenberg, com as equipas a terem de tomar decisões, uma vez que tinha sido determinado que, para este fim de semana, cada jogo de pneus não podia fazer um stint superior a 25 voltas.
E as equipas decidiram todas da mesma forma, menos a campeã de construtores. Todos pararam durante o safety car, mas Piastri e Norris mantiveram-se ambos em pista e essa estratégia deixou os dois pilotos em desvantagem para o resto da corrida. Verstappen caiu momentaneamente para terceiro, mas assumiu a liderança quando os pilotos da equipa britânica pararam no momento em que tinham de o fazer.
Piastri fez um melhor trabalho do que Norris ao longo da corrida, com um ritmo suficiente para sair em terceiro quando fizesse a sua paragem, enquanto Norris teve mais problemas e saiu atrás de Kimi Antonelli e Carlos Sainz, passando apenas o italiano na penúltima volta quando este cometeu um erro.
Isto fez com que o campeão do mundo vencesse a corrida, com Piastri a terminar em segundo e Norris fora do pódio, em quarto. O inglês continua a ser líder do campeonato e depende apenas de si para ser campeão em Abu Dhabi, mas tem agora 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre Piastri, que também está na luta.
Carlos Sainz consegue assim o seu segundo pódio pela Williams na sua primeira temporada na equipa britânica, com Antonelli a fechar em quinto, atrás de Norris. Um furo de Isack Hadjar perto do fim retirou-lhe o sexto lugar, com George Russell, que perdeu várias posições na primeira volta, a terminar nessa posição. Fernando Alonso, Charles Leclerc, Liam Lawson e Yuki Tsunoda completaram o top-10.
Isto deixa três pilotos ainda na luta quando falta apenas uma ronda para completar o campeonato, e, embora Norris dependa de si próprio, nada garante que a McLaren não vai voltar a complicar quando surgir um momento de pressão. E isso deixa Verstappen, que chegou a estar a mais de 100 pontos de distância do líder do campeonato este ano, com possibilidades de chegar ao quinto título.
PILOTO DO DIA
Carlos Sainz (Williams) – Depois de uma primeira metade de época muito azarada, e com Alex Albon a pontuar bastante, o espanhol subiu bastante o nível na segunda parte da época, conquistando o seu segundo pódio numa equipa que nem costuma lutar por essas posições.
DESILUSÃO DO DIA
McLaren – A Haas era uma forte candidata a esta distinção, tendo estado completamente fora dela a vários níveis este domingo, mas a Haas não está a lutar por nenhum título. A McLaren está. E, num momento de pressão e de tomar decisões, voltaram a ser passivos/receosos e mantêm Max Verstappen na luta pelo campeonato.

