📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Qatar: Há Mundial de Fórmula 1 até ao fim

- Advertisement -

A CORRIDA: MCLAREN COMPLICA ESTRATEGICAMENTE (OUTRA VEZ), VERSTAPPEN VENCE, SAINZ FAZ PÓDIO E TUDO SE DECIDE EM ABU DHABI

O título mundial de pilotos de Fórmula 1 podia ter ficado decidido este domingo, mas vai ser tudo adiado para Abu Dhabi. Apesar de a McLaren ter estado mais rápida durante todo o fim de semana, foi Max Verstappen que venceu, sendo ele agora o segundo classificado do campeonato e sendo ele a colocar maior pressão em cima do líder Lando Norris.

A McLaren saía com os dois carros na primeira linha da grelha, mas Verstappen atacou logo no arranque e ultrapassou Norris, subindo a segundo, atrás de Oscar Piastri. Essa ordem manteve-se até ao Safety Car, provocado por um incidente entre Pierre Gasly e Nico Hulkenberg, com as equipas a terem de tomar decisões, uma vez que tinha sido determinado que, para este fim de semana, cada jogo de pneus não podia fazer um stint superior a 25 voltas.

E as equipas decidiram todas da mesma forma, menos a campeã de construtores. Todos pararam durante o safety car, mas Piastri e Norris mantiveram-se ambos em pista e essa estratégia deixou os dois pilotos em desvantagem para o resto da corrida. Verstappen caiu momentaneamente para terceiro, mas assumiu a liderança quando os pilotos da equipa britânica pararam no momento em que tinham de o fazer.

Piastri fez um melhor trabalho do que Norris ao longo da corrida, com um ritmo suficiente para sair em terceiro quando fizesse a sua paragem, enquanto Norris teve mais problemas e saiu atrás de Kimi Antonelli e Carlos Sainz, passando apenas o italiano na penúltima volta quando este cometeu um erro.

Isto fez com que o campeão do mundo vencesse a corrida, com Piastri a terminar em segundo e Norris fora do pódio, em quarto. O inglês continua a ser líder do campeonato e depende apenas de si para ser campeão em Abu Dhabi, mas tem agora 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre Piastri, que também está na luta.

Carlos Sainz consegue assim o seu segundo pódio pela Williams na sua primeira temporada na equipa britânica, com Antonelli a fechar em quinto, atrás de Norris. Um furo de Isack Hadjar perto do fim retirou-lhe o sexto lugar, com George Russell, que perdeu várias posições na primeira volta, a terminar nessa posição. Fernando Alonso, Charles Leclerc, Liam Lawson e Yuki Tsunoda completaram o top-10.

Isto deixa três pilotos ainda na luta quando falta apenas uma ronda para completar o campeonato, e, embora Norris dependa de si próprio, nada garante que a McLaren não vai voltar a complicar quando surgir um momento de pressão. E isso deixa Verstappen, que chegou a estar a mais de 100 pontos de distância do líder do campeonato este ano, com possibilidades de chegar ao quinto título.

PILOTO DO DIA

Carlos Sainz (Williams) – Depois de uma primeira metade de época muito azarada, e com Alex Albon a pontuar bastante, o espanhol subiu bastante o nível na segunda parte da época, conquistando o seu segundo pódio numa equipa que nem costuma lutar por essas posições.

DESILUSÃO DO DIA

McLaren – A Haas era uma forte candidata a esta distinção, tendo estado completamente fora dela a vários níveis este domingo, mas a Haas não está a lutar por nenhum título. A McLaren está. E, num momento de pressão e de tomar decisões, voltaram a ser passivos/receosos e mantêm Max Verstappen na luta pelo campeonato.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Marselha goleia e Lyon de Paulo Fonseca vence com ajuda de Afonso Moreira: Eis os resultados do dia na Taça de França

Marselha venceu 6-0 ao Bourg-en-Bresse, enquanto o Lyon bateu o Saint-Cyr Collonges por 3-0. As equipas já conhecem o próximo adversário.

Ariana Grande disse “Santa Telma” e só aí o Sporting competiu com o Benfica

Quando Ariana Grande disse “Santa, tell me if you're really there”, ocorreu numa clara homofonia. Quem estava cá era, realmente, a Santa Telma.

Futsal: Seleção Nacional fecha o ano com triunfo sobre a Ucrânia

Portugal venceu por 5-2 a Ucrânia, em Tavira. Depois do empate no primeiro particular, a seleção nacional ganhou e fechou o ano da melhor forma.

Corinthians leva a melhor sobre o Vasco da Gama e conquista a Taça do Brasil

O Corinthians venceu o Vasco da Gama durante este domingo por duas bolas a uma, em jogo da segunda mão da final da Taça do Brasil.

PUB

Mais Artigos Populares

Já jogou no Casa Pia e faz parte da equipa revelação da La Liga 2

Samuel Obeng representou o Casa Pia durante a temporada 2024/25. Atualmente, veste a camisola do Ceuta, conjunto da La Liga 2.

Micael Sequeira responde ao Bola na Rede: «Fomos beneficiados pela ousadia que tivemos e pelo risco na segunda parte»

Micael Sequeira analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ivan Baptista responde ao Bola na Rede: «Conseguimos controlar a construção e tipologia do jogo do Sporting, que se resumia muito a profundidade e...

Ivan Baptista analisou o empate entre o Sporting e o Benfica. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.