GP Qatar: Há Mundial de Fórmula 1 até ao fim

- Advertisement -

A CORRIDA: MCLAREN COMPLICA ESTRATEGICAMENTE (OUTRA VEZ), VERSTAPPEN VENCE, SAINZ FAZ PÓDIO E TUDO SE DECIDE EM ABU DHABI

O título mundial de pilotos de Fórmula 1 podia ter ficado decidido este domingo, mas vai ser tudo adiado para Abu Dhabi. Apesar de a McLaren ter estado mais rápida durante todo o fim de semana, foi Max Verstappen que venceu, sendo ele agora o segundo classificado do campeonato e sendo ele a colocar maior pressão em cima do líder Lando Norris.

A McLaren saía com os dois carros na primeira linha da grelha, mas Verstappen atacou logo no arranque e ultrapassou Norris, subindo a segundo, atrás de Oscar Piastri. Essa ordem manteve-se até ao Safety Car, provocado por um incidente entre Pierre Gasly e Nico Hulkenberg, com as equipas a terem de tomar decisões, uma vez que tinha sido determinado que, para este fim de semana, cada jogo de pneus não podia fazer um stint superior a 25 voltas.

E as equipas decidiram todas da mesma forma, menos a campeã de construtores. Todos pararam durante o safety car, mas Piastri e Norris mantiveram-se ambos em pista e essa estratégia deixou os dois pilotos em desvantagem para o resto da corrida. Verstappen caiu momentaneamente para terceiro, mas assumiu a liderança quando os pilotos da equipa britânica pararam no momento em que tinham de o fazer.

Piastri fez um melhor trabalho do que Norris ao longo da corrida, com um ritmo suficiente para sair em terceiro quando fizesse a sua paragem, enquanto Norris teve mais problemas e saiu atrás de Kimi Antonelli e Carlos Sainz, passando apenas o italiano na penúltima volta quando este cometeu um erro.

Isto fez com que o campeão do mundo vencesse a corrida, com Piastri a terminar em segundo e Norris fora do pódio, em quarto. O inglês continua a ser líder do campeonato e depende apenas de si para ser campeão em Abu Dhabi, mas tem agora 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre Piastri, que também está na luta.

Carlos Sainz consegue assim o seu segundo pódio pela Williams na sua primeira temporada na equipa britânica, com Antonelli a fechar em quinto, atrás de Norris. Um furo de Isack Hadjar perto do fim retirou-lhe o sexto lugar, com George Russell, que perdeu várias posições na primeira volta, a terminar nessa posição. Fernando Alonso, Charles Leclerc, Liam Lawson e Yuki Tsunoda completaram o top-10.

Isto deixa três pilotos ainda na luta quando falta apenas uma ronda para completar o campeonato, e, embora Norris dependa de si próprio, nada garante que a McLaren não vai voltar a complicar quando surgir um momento de pressão. E isso deixa Verstappen, que chegou a estar a mais de 100 pontos de distância do líder do campeonato este ano, com possibilidades de chegar ao quinto título.

PILOTO DO DIA

Carlos Sainz (Williams) – Depois de uma primeira metade de época muito azarada, e com Alex Albon a pontuar bastante, o espanhol subiu bastante o nível na segunda parte da época, conquistando o seu segundo pódio numa equipa que nem costuma lutar por essas posições.

DESILUSÃO DO DIA

McLaren – A Haas era uma forte candidata a esta distinção, tendo estado completamente fora dela a vários níveis este domingo, mas a Haas não está a lutar por nenhum título. A McLaren está. E, num momento de pressão e de tomar decisões, voltaram a ser passivos/receosos e mantêm Max Verstappen na luta pelo campeonato.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.