GP Qatar: Há Mundial de Fórmula 1 até ao fim

- Advertisement -

A CORRIDA: MCLAREN COMPLICA ESTRATEGICAMENTE (OUTRA VEZ), VERSTAPPEN VENCE, SAINZ FAZ PÓDIO E TUDO SE DECIDE EM ABU DHABI

O título mundial de pilotos de Fórmula 1 podia ter ficado decidido este domingo, mas vai ser tudo adiado para Abu Dhabi. Apesar de a McLaren ter estado mais rápida durante todo o fim de semana, foi Max Verstappen que venceu, sendo ele agora o segundo classificado do campeonato e sendo ele a colocar maior pressão em cima do líder Lando Norris.

A McLaren saía com os dois carros na primeira linha da grelha, mas Verstappen atacou logo no arranque e ultrapassou Norris, subindo a segundo, atrás de Oscar Piastri. Essa ordem manteve-se até ao Safety Car, provocado por um incidente entre Pierre Gasly e Nico Hulkenberg, com as equipas a terem de tomar decisões, uma vez que tinha sido determinado que, para este fim de semana, cada jogo de pneus não podia fazer um stint superior a 25 voltas.

E as equipas decidiram todas da mesma forma, menos a campeã de construtores. Todos pararam durante o safety car, mas Piastri e Norris mantiveram-se ambos em pista e essa estratégia deixou os dois pilotos em desvantagem para o resto da corrida. Verstappen caiu momentaneamente para terceiro, mas assumiu a liderança quando os pilotos da equipa britânica pararam no momento em que tinham de o fazer.

Piastri fez um melhor trabalho do que Norris ao longo da corrida, com um ritmo suficiente para sair em terceiro quando fizesse a sua paragem, enquanto Norris teve mais problemas e saiu atrás de Kimi Antonelli e Carlos Sainz, passando apenas o italiano na penúltima volta quando este cometeu um erro.

Isto fez com que o campeão do mundo vencesse a corrida, com Piastri a terminar em segundo e Norris fora do pódio, em quarto. O inglês continua a ser líder do campeonato e depende apenas de si para ser campeão em Abu Dhabi, mas tem agora 12 pontos de vantagem sobre Verstappen e 16 sobre Piastri, que também está na luta.

Carlos Sainz consegue assim o seu segundo pódio pela Williams na sua primeira temporada na equipa britânica, com Antonelli a fechar em quinto, atrás de Norris. Um furo de Isack Hadjar perto do fim retirou-lhe o sexto lugar, com George Russell, que perdeu várias posições na primeira volta, a terminar nessa posição. Fernando Alonso, Charles Leclerc, Liam Lawson e Yuki Tsunoda completaram o top-10.

Isto deixa três pilotos ainda na luta quando falta apenas uma ronda para completar o campeonato, e, embora Norris dependa de si próprio, nada garante que a McLaren não vai voltar a complicar quando surgir um momento de pressão. E isso deixa Verstappen, que chegou a estar a mais de 100 pontos de distância do líder do campeonato este ano, com possibilidades de chegar ao quinto título.

PILOTO DO DIA

Carlos Sainz (Williams) – Depois de uma primeira metade de época muito azarada, e com Alex Albon a pontuar bastante, o espanhol subiu bastante o nível na segunda parte da época, conquistando o seu segundo pódio numa equipa que nem costuma lutar por essas posições.

DESILUSÃO DO DIA

McLaren – A Haas era uma forte candidata a esta distinção, tendo estado completamente fora dela a vários níveis este domingo, mas a Haas não está a lutar por nenhum título. A McLaren está. E, num momento de pressão e de tomar decisões, voltaram a ser passivos/receosos e mantêm Max Verstappen na luta pelo campeonato.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Tralhão responde ao Bola na Rede: «É o dilema de uma equipa que gosta de dominar o jogo e sabe que a qualquer...

Luís Tralhão analisou a vitória do Torreense sobre o Fafe. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Luís Tralhão confessa sonho na chegada ao Jamor: «O ano passado estava na final da Taça Feminina e acompanhei a equipa a ganhar a...

Luis Tralhão fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Mário Ferreira agradece aos adeptos do Fafe e destaca trajeto na Taça de Portugal: «Algo que o clube e a cidade nunca vão esquecer»

Mário Ferreira fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal.

Filipe Cardoso não esconde frustração e não esquece percurso do Fafe na Taça de Portugal: «Orgulho enorme na caminhada, eliminámos 3 equipas da Primeira...

Filipe Cardoso fez a análise do Torreense x Fafe. Encontro definiu o último finalista da Taça de Portugal e terminou com apuramento do Torreense.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o golo de Stopira que sentenciou o apuramento do Torreense para a final da Taça de Portugal

Stopira fechou a vitória do Torrrense sobre o Fafe por 2-0. Encontro decidiu o último finalista da Taça de Portugal.

Eis a data da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Torreense

Já está definida a final da Taça de Portugal, que será jogada a 24 de maio. Sporting e o Torreense têm duelo marcado no Estádio do Jamor.

Há novidades importantes sobre João Palhinha: português pode ficar na Premier League

João Palhinha pode manter-se no Tottenham, já que o emblema de Londres está satisfeito com o seu rendimento.