O mal do Benfica? A construção do plantel

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

O problema não está no jogo no Benfica

Depois do desastre do Benfica em Newcastle, falou-se muito sobre o jogo, as nuances táticas e os erros individuais. Mas essa é só a superfície. A raiz do problema é outra, a construção do plantel.

Contexto ignorado

O contexto do campeonato é o mapa do terreno onde as batalhas se travam. Ignorá-lo é um erro estratégico, e o Benfica parece tê-lo feito. Num campeonato como o português, o Benfica tem a obrigação de lutar pelo título, dominar o jogo e impor o ritmo. Isso exige jogadores que decidam bem com bola, que entendam o jogo, e que o façam com intensidade. Sem esse perfil, não há identidade, e sem identidade, não há modelo de jogo.

Fredrik Aursnes Benfica
Fonte: Pedro Barrelas/Bola na Rede

Equilíbrio estrutural

Um plantel de um clube como o Benfica deve ter dois jogadores por posição, espaço para jovens da formação e critério na rotação. Quando um clube do tamanho do Benfica vive de adaptações, há falhas no planeamento e apenas uma substituição no jogo , demonstra isso mesmo. Um jogador adaptado nunca rende o seu máximo. Seja em Portugal ou na Lituânia, um padeiro pode desenrascar numa oficina, mas nunca será mecânico. Basta olhar para Aursnes, longe do nível do primeiro ano, pois tem sido bombeiro para apagar todos os fogos, só lhe falta ser guarda-redes, Ou Tomás Araujo, ora adapatdo a direita, ora a esquerda, o proprio Ivanovic.

Scouting: entre dados e pessoas

Um clube moderno tem de unir dados e observação humana. Os dados, minutos, intensidade, duelos, xG, perdas de bola, recuperações, filtram. O olhar técnico e psicológico decide. A mentalidade, a adaptação cultural e a leitura tática são determinantes. Um bom scouting não é só estatístico. Mas também não é só intuição.

O reflexo no campo

O jogo com o Newcastle mostrou tudo o que está errado: Um Benfica sem físico para jogos de alta intensidade, sem critério na posse e sem plantel à altura da Liga dos Campeões. Mesmo na liga nacional, a equipa sofre sempre que precisa de assumir o jogo contra blocos baixos. O problema não é de treinador, é de construção.

Janeiro: o momento da verdade

Janeiro será decisivo. Rui Costa, ou quem vier, precisa de corrigir o erro de base: redefinir o perfil do plantel. O Benfica não precisa de mais nomes. Precisa de uma ideia.

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.