Quando a ideia serve o jogador (e não o contrário)

- Advertisement -

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Há momentos em que o futebol nos obriga a parar e a fazer uma pergunta simples, mas incómoda: a quem deve servir a ideia de jogo, ao treinador ou aos jogadores?

As recentes declarações de Luís Pinto ajudam a recentrar o debate no essencial. Não se trata de abdicar de identidade, nem de “trair” convicções. Trata-se de compreender o contexto, as características do plantel e o momento competitivo.

Um treinador não é um escultor a trabalhar mármore perfeito. É, antes, um facilitador de rendimento. A nossa função principal não é provar que a nossa ideia é válida, mas sim extrair o máximo rendimento possível dos jogadores que temos à disposição criando a ideia a partir das suas características.A rigidez como inimiga do rendimento

Em teoria, todos gostamos de modelos dominantes, estruturas bem definidas e saídas limpas desde trás. Na prática, o futebol raramente é teórico. Quando uma equipa: luta pela manutenção, tem jogadores jovens, apresenta limitações técnicas em zonas específicas, ou vive um contexto emocional instável, a rigidez torna-se um risco. Não um risco ideológico, mas um risco competitivo.

Manter uma forma de jogar que coloca jogadores em constante desconforto não é fidelidade à ideia. É insistência. E insistência, no futebol, costuma custar pontos. O conforto do jogador como alavanca competitiva. Colocar o jogador confortável não é facilitar. É potenciar. Um jogador confortável decide mais rápido, erra menos, executa com maior confiança, e sustenta melhor o plano coletivo.

Beni Mukendi Vitória SC
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Adaptar a estrutura, simplificar comportamentos ou escolher um sistema mais funcional não significa abdicar de princípios. Significa priorizar o rendimento real sobre a estética ideal. O modelo não desaparece. Ajusta-se. Contexto acima do dogma

Há equipas que, mesmo em contextos de pressão extrema, insistem em comportamentos que não dominam. Saídas curtas forçadas, riscos desnecessários em zonas críticas, decisões que ignoram o momento do jogo. Não se trata de certo ou errado. Trata-se de adequação.

O futebol não pune quem defende baixo. O futebol pune quem não percebe o contexto. A ideia como meio, não como fim

Os treinadores que deixam marca não são apenas os que têm uma ideia clara. São os que sabem quando ajustá-la.

A identidade não está num sistema fixo. Está na capacidade de ler o jogo, ler os jogadores e tomar decisões coerentes com a realidade. No fim, a pergunta mantém-se simples: O jogador serve a ideia ou a ideia serve o jogador?

No futebol real, a resposta pode decidir épocas inteiras. Adaptar não é ceder. Adaptar é liderar.

João Prates
João Prateshttp://www.bolanarede.pt
João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Egito, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem é Tiago Silva? Jovem médio do FC Porto B estará no banco dos dragões na visita a Braga

Tiago Silva foi convocado por Francesco Farioli para o Braga x FC Porto na 27.ª jornada da Primeira Liga. O médio de 18 anos já fez 10 jogos pela equipa B esta temporada.

Manu Silva após Benfica x Vitória SC: «Jogo que será sempre especial para mim»

Manu Silva foi a jogo no Benfica x Vitória SC já na reta final da partida. Médio de 24 anos deixou mensagem nas redes sociais.

Nottingham Forest de Vítor Pereira ganha 3-0 na casa do Tottenham e West Ham de Nuno Espírito Santo perde: eis como está a luta...

O Nottingham Forest de Vítor Pereira venceu o Tottenham por 3-0 para a Premier League. West Ham de Nuno Espírito Santo perdeu 2-0 com o Aston Villa.

Rúben Dias falha final da Taça da Liga Inglesa entre Manchester City e Arsenal por lesão: Eis os onzes iniciais

Rúben Dias não foi incluido na convocatória para a final da Taça da Liga Inglesa entre Manchester City e Arsenal, devido a uma lesão na coxa.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é oficial: Artur Jorge está de regresso ao Brasileirão

O Cruzeiro oficializou este domingo a contratação de Artur Jorge. Técnico português está assim de regresso ao Brasileirão.

Barcelona bate Rayo Vallecano na La Liga com contributo importante de João Cancelo

O Barcelona venceu em casa o Rayo Vallecano por 1-0 na jornada 29 da La Liga. Ronald Araújo marcou o único golo do jogo.

Celtic é surpreendido pelo Dundee e perde o segundo lugar da Liga Escocesa para os rivais

O Dundee United derrotou o Celtic por 2-0 na Liga Escocesa. A equipa de Glasgow perdeu o segundo lugar para o Rangers.