Richard Ríos e a urgência em adaptar-se ao futebol europeu | Estrela da Amadora 0-1 Benfica

- Advertisement -
Benfica

O Benfica venceu o Estrela da Amadora por 1-0, numa partida pautada pelo equilíbrio, onde o resultado poderia cair para qualquer um dos lados. O conjunto da Reboleira apresentou um 3-5-2 com somente um médio de origem e esteve perto de colher furtos, obrigando os visitantes a explorarem os corredores laterais e levando-os a perder uma série de bolas, que resultaram em contra-ataques perigosos.

Bruno Lage optou por repetir o onze que fez uma exibição acima da média contra o Nice, num 4x4x2 claro na sua fase inicial, com Fredrik Aursnes a atuar como extremo direito, mas sem medo de assumir outros papeis em campo. Há uma conclusão que se pode retirar da partida da Reboleira: este foi o pior jogo do Benfica na temporada e os adeptos estiveram longe de vibrar, bem pelo contrário, com alguns sinais de preocupação oriundos da bancada. Foi inclusivamente uma partida em que os encarnados foram obrigados a fazer uma série de faltas, com um total de 23 (recorde do campeonato), sendo que 13 foram feitas pelos elementos do meio-campo.

É precisamente nesta franja do terreno que nos vamos concentrar. Enzo Barrenechea e Richard Ríos assumiram as duas posições desde as suas chegadas à Luz. O argentino tem realizado partidas consistentes, relegando Florentino Luís para o banco de suplentes, numa fase em que se fala que o luso pode deixar a Luz. O antigo médio do Aston Villa tem convencido a equipa técnica e os adeptos, que o consideram um dos melhores reforços para a temporada. Emprestado com uma cláusula de opção de compra de 12 milhões de euros, Enzo Barrenechea tem tudo para se manter por Lisboa. Ainda assim, a partida frente ao Estrela da Amadora ficou algo aquém. Contudo, a mesma é praticamente eclipsada ao analisarmos o seu colega de secção.

Jogadores Benfica e Estrela da Amadora
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Richard Ríos trocou o Palmeiras pelo Benfica por 27 milhões de euros e o seu impacto não está a ser imediato. Foi claramente o pior jogador no relvado da Reboleira, jogando a uma velocidade a menos em comparação com os seus colegas, somando decisões erradas, maus passes, perdas de bola que levaram a assobios… uma exibição para esquecer, tendo em conta dois fatores: o colombiano encontra-se fisicamente na perfeição, já que esteve meio ano no Brasil, e foi um dos reforços mais caros da história dos encarnados.

O médio tem-se mostrado pouco esforçado a um ritmo lento. Em equipas com o bloco fechado, tal como o Estrela da Amadora, perde totalmente o impacto de ser um box-to-box e as suas fragilidades ficam expostas ao olho nu. Bruno Lage não está a conseguir retirar o melhor de um jogador que entusiasmava na América do Sul, mas que pela Europa tem sido somente um a mais.

As expectativas por Richard Ríos são gigantes. Ao minuto 79, o ex-Palmeiras beneficiou de um livre direto, que causou o entusiasmo nas bancadas da Reboleira. Os adeptos do Benfica tinham a esperança de que o jogador sacasse um golaço da cartola. O estádio passou inclusivamente para um estado de silêncio total, para que o craque se pudesse concentrar melhor. Contudo, este lance explanou na perfeição o que tem sido o jogador em Portugal, já que o mesmo acabou na barreira, sem qualquer perigo para Renan Ribeiro.

Richard Ríos
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Não está em causa a qualidade de Richard Ríos e é totalmente errado colocar-lhe o rótulo de flop na segunda jornada da Primeira Liga, mas pedia-se um impacto imediato ao colombiano, que está longe de o ter. A crítica não perdoa e o Benfica sabe que Richard Ríos deverá ser o jogador do plantel que está a ser mais escrutinado. O comportamento do mesmo fora do campo também será alvo de observação e nisso o próprio já conseguiu falhar.

Bruno Lage pode referir que Richard Ríos não violou o regulamento interno ao ir ao festival Sol da Caparica, mas não estar em casa na noite anterior a um jogo oficial é de uma atitude pouco profissional e gera uma má imagem em relação ao atleta, que terá que mudar os seus padrões comportamentais. O Benfica venceu o Estrela da Amadora, o que fez com que os adeptos possivelmente tenham esquecido tal episódio, mas e se o resultado tivesse sido outro? Uma situação a rever e que tem que ser solucionada não somente pelo próprio Richard Ríos, mas também pela direção do emblema encarnado, que tem a obrigação de evitar este tipo de casos e que os mesmos cheguem com tanta facilidade à imprensa.

Nota final para o Estrela da Amadora. Não seria um escândalo se os tricolores obtivessem o empate ou até mesmo a vitória. José Faria sabe que não tem as armas de Bruno Lage, mas conseguiu montar uma equipa competitiva, dadas as opções que tem. A tripla da defesa, constituída por Bernardo Schappo, Atanas Chernev e Luan Patrick somou poucos erros e mostrou-se organizada, dando pouco espaço a Vangelis Palidis e a Franjo Ivanovic de realizarem as suas movimentações habituais. Jovane Cabral está feito um autêntico médio, depois de uma carreira inteira a jogar a extremo e pode ter em 2025/26 a sua temporada de afirmação (finalmente) no futebol sénior. A batalha pela Reboleira será seguramente a da manutenção, mas a imagem apresentada na noite de sábado foi a de uma equipa muito aguerrida e que tem a postura correta para alcançar os seus objetivos, não desistindo do ponto até ao último segundo e conseguindo encostar às cordas um candidato ao título. A acompanhar.

Richard Ríos Benfica
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Bola na Rede na Conferência de Imprensa

Bola na Rede: Apostou num meio campo com apenas um médio de origem (Paulo Moreira) num encontro contra um candidato ao título. Gostaria que me explicasse a sua opção quando tinha médios no banco.

José Faria: Começámos a pré-época com uma ideia, temos um outro sistema alternativo. Eu olho para os jogadores não pelo que eles fizeram no passado, mas pelo que me mostram diariamente no treino. Ver o Jovane, ele jogou a vida como um extremo, e neste momento olho para ele e vejo um médio. Perdeu umas valências e ganhou outras, sente-se confortável a jogar por dentro. O Rodrigo Pinho foi ponta a vida toda. No banco tínhamos alguns atletas, como o Sola, que até faz parte da equipa B e que se juntou connosco, é um seis que pode jogar a oito, podia jogar na posição do Paulo Moreira, que continua a estar muito bem. O Assane também esteve no banco e o Robinho não podia estar neste jogo. É a velha história de quem não tem cão caça com gato. Adaptámo-nos a isso. O Abraham Marcus é um extremo de origem, mas muito forte no jogo interior e trabalhámos nisso há algumas semanas atrás. O facto de eles serem de origem em outra posição não significa que sejam menos competentes no que lhes peço para fazer. Fizeram tudo muito bem. O Pinho entrou para aquela posição também. Não me agarro aquilo que é o passado da posição o jogador, mas sim ao rendimento que ele me mostra dentro da semana de treino e do processo.

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Victor Froholdt ausente do 11 inicial nas três derrotas do FC Porto nas competições nacionais esta temporada

Nas três derrotas do FC Porto nas competições nacionais esta temporada, Victor Froholdt não começou como titular.

Jorge Jesus revela que podia ter regressado ao Benfica: «Vieira explicou-me que Bruno Lage seria o interino até eu regressar»

Jorge Jesus revelou uma hipótese que surgiu na temporada 2018/19 para regressar ao Benfica, após a saída de Rui Vitória.

Jorge Jesus sem receio do conflito no Médio Oriente: «Mais seguro que nunca»

Jorge Jesus não se mostrou receoso face ao conflito no Médio Oriente e afirmou sentir-se seguro na Arábia Saudita.

Venda de Ricardo Velho pode trazer grande receita para o Farense no verão

Ricardo Velho pode vir a render 3,5 milhões de euros ao Farense, já que o Gençlerbirligi está interessado em acionar a opção de compra incluída no empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto regressa aos treinos para preparar duelo com o Benfica e esclarece lesão de Jan Bednarek

O FC Porto regressou aos trabalhos para preparar o jogo frente ao Benfica e esclareceu a lesão de Jan Bednarek.

José Mourinho impediu saída de Andreas Schjelderup do Benfica em janeiro

Andreas Schjelderup esteve perto de sair do Benfica no mercado de janeiro, mas José Mourinho decidiu mantê-lo por acreditar no seu potencial.

Lesão de Cristiano Ronaldo: tempo de paragem definido e dúvida para os próximos dois jogos de Portugal

Cristiano Ronaldo sofreu uma lesão na face posterior da coxa direita e deverá estar afastado da competição nas próximas duas a quatro semanas.