Antevisão GP do Azerbaijão: Pole de Verstappen após qualificação marcada por bandeiras vermelhas

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Depois da digressão europeia, a Fórmula 1 voltou a acelerar em Baku. O campeão do mundo, Max Verstappen, garantiu a pole para a corrida de domingo após uma sessão de qualificação marcada por diversas bandeiras vermelhas e incidentes.

O fim de semana no GP do Azerbaijão começou com os treinos livres, onde Lando Norris se destacou, registando a melhor volta em 1:41.223. O único treino que o britânico não liderou foi dominado pelo compatriota Lewis Hamilton.

A primeira fase da qualificação (Q1) foi agitada. Alex Albon despistou-se logo na curva um, Nico Hulkenberg sofreu um acidente na curva seis e Franco Colapinto também se despistou nos momentos finais. Esteban Ocon e Pierre Gasly completaram a lista de eliminados.

No Q2, a sessão foi interrompida logo no início devido a um acidente de Oliver Bearman. Foram também eliminados Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Gabriel Bortoleto e Lance Stroll.

A qualificação terminou de forma dramática para a Ferrari. Charles Leclerc falhou a luta pela pole após bater na parede, provocando nova bandeira vermelha e uma sessão de pesadelo para a equipa italiana. Oscar Piastri também sofreu um acidente a três minutos do fim, interrompendo o que parecia ser uma grande volta do companheiro de equipa. No final, a melhor volta ficou a cargo do campeão do mundo que registou 1:41.117.

O top 10 da qualificação ficou assim: Max Verstappen, Carlos Sainz, Liam Lawson, Kimi Antonelli, George Russell, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Isack Hadjar, Oscar Piastri e Charles Leclerc. A Red Bull, a Racing Bulls e a Mercedes surgem como os maiores beneficiados desta longa sessão. Destaque também para Sainz, que quase conquistou a pole com uma volta inicial em pneus médios impressionante.

Em termos de corrida, a McLaren terá dificuldade em recuperar posições em Baku, dado que ultrapassar é sempre um desafio. No entanto, a presença de safety cars e novas bandeiras vermelhas pode permitir estratégias que coloquem os papaia no pódio. A vitória parece cada vez mais nas mãos de Verstappen, que só precisa de evitar erros para confirmar o triunfo.

Surpresas podem surgir de Sainz e Lawson, que têm potencial para um grande resultado. Os Ferrari enfrentarão uma recuperação complicada, enquanto a Mercedes parte numa posição sólida para lutar pelo pódio. Para os pilotos que sofreram acidentes, tudo dependerá do trabalho das equipas na reparação e nos ajustes dos carros, podendo levar alguns a iniciarem a corrida das boxes.

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Apesar de normalmente terem melhor desempenho em corrida do que em qualificação, partem de uma boa posição para chegar ao pódio. Parece que a dupla já fez o mais difícil.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Liam Lawson – Rookie experiente, com presença em corridas ao longo de duas temporadas, tem a irreverência e experiência necessárias para lutar por um pódio.

O Circuito Urbano de Baku, com 6,003 km, 20 curvas e sentido anti-horário, é um dos mais exigentes da Fórmula 1. A corrida disputa-se em 51 voltas e é famosa pela imprevisibilidade, com elevada probabilidade de entrada do safety car. O GP realizou-se pela primeira vez em 2017, com Sergio Pérez como maior vencedor (duas vitórias). Oscar Piastri triunfou na última edição.

A McLaren, líder do Campeonato de Construtores com 617 pontos, pode garantir o título já em Baku, batendo o recorde da Red Bull. Para isso, precisa ganhar pelo menos 9 pontos à Ferrari, não perder mais de 12 pontos para a Mercedes e impedir que a Red Bull recupere mais de 33 pontos.

Com Verstappen na pole e o campeonato de construtores à espreita, a corrida promete emoção do início ao fim. A partida está marcada para as 12h, horário de Portugal Continental.

Subscreve!

Artigos Populares

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.

Sporting chega às cinco vitórias na Champions League pela primeira vez na história

Com o triunfo frente ao Athletic Bilbao, o Sporting atingiu a marca das 5 vitórias na Champions League pela primeira vez na história do clube.

Jude Bellingham elogia a atitude do Benfica após derrota do Real Madrid: «Dominaram aspetos básicos que normalmente fazemos bem»

Jude Bellingham analisou a derrota do Real Madrid frente ao Benfica por 4-2, no jogo da última jornada da Champions League.

André Luiz deixa o Rio Ave e é oficializado como reforço do Olympiacos

O Olympiacos anunciou a contratação de André Luiz. O avançado brasileiro deixou o Rio Ave a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Alisson Santos e o golo decisivo frente ao Athletic: «Quando era mais novo via estes jogos lá em casa e hoje realizei este sonho»

Alisson Santos analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Ousmane Diomande destaca o regresso aos relvados e aborda rumores de saída: «Só penso no Sporting e em ajudar a equipa o máximo possível»

Ousmane Diomande analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Luis Suárez após o apuramento do Sporting na Champions League: «Estamos preparados para qualquer adversário»

Luis Suárez analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.