Antevisão GP do Azerbaijão: Pole de Verstappen após qualificação marcada por bandeiras vermelhas

modalidades cabeçalho

Depois da digressão europeia, a Fórmula 1 voltou a acelerar em Baku. O campeão do mundo, Max Verstappen, garantiu a pole para a corrida de domingo após uma sessão de qualificação marcada por diversas bandeiras vermelhas e incidentes.

O fim de semana no GP do Azerbaijão começou com os treinos livres, onde Lando Norris se destacou, registando a melhor volta em 1:41.223. O único treino que o britânico não liderou foi dominado pelo compatriota Lewis Hamilton.

A primeira fase da qualificação (Q1) foi agitada. Alex Albon despistou-se logo na curva um, Nico Hulkenberg sofreu um acidente na curva seis e Franco Colapinto também se despistou nos momentos finais. Esteban Ocon e Pierre Gasly completaram a lista de eliminados.

No Q2, a sessão foi interrompida logo no início devido a um acidente de Oliver Bearman. Foram também eliminados Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Gabriel Bortoleto e Lance Stroll.

A qualificação terminou de forma dramática para a Ferrari. Charles Leclerc falhou a luta pela pole após bater na parede, provocando nova bandeira vermelha e uma sessão de pesadelo para a equipa italiana. Oscar Piastri também sofreu um acidente a três minutos do fim, interrompendo o que parecia ser uma grande volta do companheiro de equipa. No final, a melhor volta ficou a cargo do campeão do mundo que registou 1:41.117.

O top 10 da qualificação ficou assim: Max Verstappen, Carlos Sainz, Liam Lawson, Kimi Antonelli, George Russell, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Isack Hadjar, Oscar Piastri e Charles Leclerc. A Red Bull, a Racing Bulls e a Mercedes surgem como os maiores beneficiados desta longa sessão. Destaque também para Sainz, que quase conquistou a pole com uma volta inicial em pneus médios impressionante.

Em termos de corrida, a McLaren terá dificuldade em recuperar posições em Baku, dado que ultrapassar é sempre um desafio. No entanto, a presença de safety cars e novas bandeiras vermelhas pode permitir estratégias que coloquem os papaia no pódio. A vitória parece cada vez mais nas mãos de Verstappen, que só precisa de evitar erros para confirmar o triunfo.

Surpresas podem surgir de Sainz e Lawson, que têm potencial para um grande resultado. Os Ferrari enfrentarão uma recuperação complicada, enquanto a Mercedes parte numa posição sólida para lutar pelo pódio. Para os pilotos que sofreram acidentes, tudo dependerá do trabalho das equipas na reparação e nos ajustes dos carros, podendo levar alguns a iniciarem a corrida das boxes.

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Apesar de normalmente terem melhor desempenho em corrida do que em qualificação, partem de uma boa posição para chegar ao pódio. Parece que a dupla já fez o mais difícil.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Liam Lawson – Rookie experiente, com presença em corridas ao longo de duas temporadas, tem a irreverência e experiência necessárias para lutar por um pódio.

O Circuito Urbano de Baku, com 6,003 km, 20 curvas e sentido anti-horário, é um dos mais exigentes da Fórmula 1. A corrida disputa-se em 51 voltas e é famosa pela imprevisibilidade, com elevada probabilidade de entrada do safety car. O GP realizou-se pela primeira vez em 2017, com Sergio Pérez como maior vencedor (duas vitórias). Oscar Piastri triunfou na última edição.

A McLaren, líder do Campeonato de Construtores com 617 pontos, pode garantir o título já em Baku, batendo o recorde da Red Bull. Para isso, precisa ganhar pelo menos 9 pontos à Ferrari, não perder mais de 12 pontos para a Mercedes e impedir que a Red Bull recupere mais de 33 pontos.

Com Verstappen na pole e o campeonato de construtores à espreita, a corrida promete emoção do início ao fim. A partida está marcada para as 12h, horário de Portugal Continental.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Pablo Pichardo venceu o Ouro e admitiu: «Acho que muitos ainda não acham que sou português»

Pedro Pablo Pichardo conquistou mais uma medalha de ouro para Portugal durante o Mundial de Atletismo. O triplista comentou a vitória.

Continua a razia no Vitória SC: médio ofensivo prepara-se para render 1 milhão de euros e vai ser treinado por português

Nuno Santos não vai continuar a sua carreira no Vitória SC. O português vai rumar ao Mamelodi Sundowns, onde será orientado por Miguel Cardoso.

Palmeiras de Abel Ferreira aplica goleada para o Brasleirão

O Palmeiras recebeu e venceu o Fortaleza por quatro bolas a uma na última madrugada, em jogo da 24.ª jornada do Brasileirão.

Paulinho continua em modo goleador e ajuda na vitória do Toluca sobre Chicharito

O Toluca foi ao terreno do Chivas vencer por três bolas a zero, com Paulinho a entrar na lista de marcadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Pinto após o dérbi do Minho: «As melhores oportunidades do jogo são nossas»

Luís Pinto realizou o rescaldo do Vitória SC x Braga da 6ª. jornada da Primeira Liga. O encontro terminou com uma igualdade a uma bola.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa vence dérbi e mantém-se na liderança da liga dos Emirados Árabes Unidos

O Al-Ahli, orientado pelo português Paulo Sousa, venceu o Al-Nasr por 1-0 no dérbi dos Emirados Árabes Unidos, com um golo já nos descontos de Sardar Azmoun. A equipa mantém-se na liderança do campeonato, agora em igualdade com o Al-Ain.

Carlos Vicens analisa empate entre Vitória SC e Braga: «Obviamente que não estamos contentes com o resultado»

Carlos Vicens realizou o rescaldo do Vitória SC x Braga da 6ª. jornada da Primeira Liga. O encontro terminou com uma igualdade a uma bola.