Francisco Neto: «Faz amanhã oito anos que garantimos o apuramento na Roménia e a partir daí a exigência subiu»

- Advertisement -

Francisco Neto realizou esta quinta-feira a antevisão do embate entre Portugal e o Azerbaijão, para o play-off de apuramento para o Euro 2025.

Francisco Neto fez a antevisão à primeira mão do play-off de apuramento para o Euro 2025 de Futebol Feminino, no qual Portugal vai enfrentar o Azerbaijão. O técnico falou sobre a receita para a vitória:

«Acima de tudo, não permitir que o Azerbaijão faça aquilo que fez contra equipas como a Hungria ou a Suíça. São uma equipa que, se lhes permitirem, conseguem ter bola, procuram muito o jogo interior para depois explorar por fora as suas alas. Têm muita mobilidade com a bola. Temos que dominar o jogo nesses momentos para ter esse controlo. Quando tivermos bola, temos de a valorizar, saber o que temos que fazer e no momento da perda ter uma reação muito forte e agressiva, não permitindo que o Azerbaijão possa ter bola. Será um dos segredos».

O selecionador assumiu que a pressão tem que vir de dentro e não de fora:

«A pressão é de dentro para dentro. É algo que estabelecemos para nós. Faz amanhã oito anos que garantimos o apuramento na Roménia e a partir daí a exigência subiu. Quando estamos numa fase final, queremos sempre mais. A exigência é determinada dentro do grupo, queremos muito, mas sabemos que do outro lado estão adversários que também querem e que têm feito o seu percurso ao longo dos anos. Temos de respeitar, ter humildade e ser muito competentes no nosso jogo».

Francisco Neto analisou o Azerbaijão:

«Continuamos com algumas questões sobre se aparecem com a linha de cinco, num 5x3x2 como tiveram em alguns jogos, inclusive contra a Hungria, que foi dos resultados mais desnivelados, mas onde elas tiveram mais oportunidades. Depois trocaram para um 4x3x3 com a Suíça, onde defendem com três linhas em 4x4x2. Será um pouco por aqui. Não gostamos de tentar adivinhar, de andar na ciência do achismo. O que procuramos é dotar as nossas jogadoras com os dois cenários que achamos mais prováveis, tentar reconhecer os espaços e onde é que vão estar em função da estrutura que aparecer, mas também focar muito na nossa ideia de jogar. Se assim for, estamos mais perto de conseguir os nossos objetivos».

Por fim, falou sobre a existência de dificuldades na análise às jogadoras do Azerbaijão:

«Tivemos algum tempo para fazer essa análise. É verdade que alguns campeonatos começaram mais tarde do que o nosso e a imagem de clube nem sempre é fácil de encontrar, mas muitas destas jogadoras têm sido a base do trabalho de seleção. Agarramo-nos mais a isso e a convocatória foi muito parecida com as últimas. Fizemos a avaliação pontual, sempre que possível, no trabalho dos clubes. Têm duas jogadoras na fase de grupos da Champions com o Galatasaray, duas jogadoras influentes aqui».

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho, Andreas Schjelderup e Richard Ríos: para onde vai o futuro do Benfica?

José Mourinho, José Mourinho e José Mourinho. Não foi o treinador do Benfica que marcou qualquer um dos três golos com que os encarnados bateram o Estoril Praia na última jornada da Primeira Liga, mas é sobre o Special One que mais se centra a discussão do universo encarnado

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

PUB

Mais Artigos Populares

Casemiro despede-se do Manchester United com emoção: «Muito obrigado a todos»

Casemiro fez o último jogo pelo Manchester United em Old Trafford. Médio brasileiro vai deixar o clube inglês no final da temporada.

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.