João Noronha Lopes apresenta propostas e alerta Rui Costa para a Assembleia Geral: «Exigimos respeito integral pelos direitos dos sócios»

- Advertisement -

João Noronha Lopes apresentou diversas considerações sobre a Assembleia Geral do Benfica. Candidato interpelou Rui Costa.

Num comunicado enviado a Rui Costa enquanto presidente da direção do Benfica, João Noronha Lopes apresentou as suas propostas para a próxima Assembleia Geral encarnada.

Esta está agendada para o dia 27 de setembro, já no próximo sábado, e tem na ordem dos trabalhos a votação das contas do clube e do regulamento eleitoral para as eleições do dia 25 de outubro.

Recorda a entrevista de João Noronha Lopes ao Bola na Rede.

Eis o comunicado de João Noronha Lopes na íntegra:

«Exmo. Sr. Presidente da Direção,

O Sport Lisboa e Benfica prepara-se para uma Assembleia Geral extraordinária decisiva no dia 27 de setembro de 2025.

Nessa reunião será votada a proposta de Regulamento Eleitoral apresentada por V. Exa.

E é preciso dizê-lo com toda a clareza: a Mesa da Assembleia Geral não pode transformar esta Assembleia num mero plebiscito, ou seja, numa votação limitada a um simples “sim” ou “não” sobre um texto fechado, e sem espaço para discussão ou introdução de alterações propostas pelos sócios.

Depois de consultar juristas de reconhecida autoridade e de analisar os Estatutos e a lei, concluímos sem margem para dúvidas: a Assembleia Geral tem o poder de discutir, alterar e aprovar o Regulamento Eleitoral.
A Direção tem a iniciativa de apresentar uma proposta, mas a competência deliberativa é dos sócios.

Tal como o Parlamento tem o poder de emendar o Orçamento do Estado proposto pelo Governo, também os sócios, reunidos em Assembleia, conservam o direito democrático de propor e aprovar alterações ao regulamento proposto pela Direção.

É por isso que, no dia 27, apresentaremos as seguintes propostas de alteração, que consideramos o mínimo indispensável para garantir um processo eleitoral absolutamente imparcial, rigoroso e transparente.

  • O sócio-eleitor deverá ser sempre identificado mediante apresentação de documento de identificação oficial (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou passaporte).
  • A contagem dos votos deverá ser efetuada em cada secção de voto pelo respetivo presidente, na presença dos delegados, sendo a comunicação dos resultados feita oficialmente para a secção central.
  • O direito de voto de cada sócio-eleitor será verificado pelo presidente de cada secção e pelos delegados, que garantirão que o sócio consta dos cadernos, bloqueando-se após o seu voto qualquer possibilidade de votar novamente.
  • Em cada secção será impressa uma cópia física dos cadernos eleitorais, a partir do registo centralizado, para: (i) suprir de imediato eventuais dificuldades técnicas durante o processo eleitoral e (ii) assegurar dupla garantia em sede de posterior auditoria ao processo eleitoral.
  • Deverá ser assegurado pela Mesa da Assembleia Geral que, em cada secção de voto, existam procedimentos detalhados, previamente comunicados e aceites por todas as listas, contemplando: a contagem dos votos na própria secção; a comunicação imediata dos resultados, devidamente assinados por todos os representantes presentes; a recolocação dos boletins na urna; o seu lacre; o transporte seguro para a secção central; e a definição expressa do prazo e das condições de guarda das urnas lacradas para eventual auditoria ou recontagem.

Estas propostas são de elementar bom senso e respeito pelos Estatutos. Desafiamos a Direção e, sobretudo, o Presidente Rui Costa, a acolhê-las.

Se a Direção e a MAG as bloquear, ficará claro que não está comprometida com a transparência nem com a democracia do Clube.

E deixamos o alerta:
Caso o Dr. Pereira da Costa persista em impedir a discussão e votação destas propostas, estará a violar os Estatutos, a lei e o dever de isenção, assumindo sozinho a responsabilidade de empurrar os sócios para um dilema inaceitável:

  • Ou aprovam, sem debate, um regulamento insuficiente;

  • Ou rejeitam a proposta e entregam o ato eleitoral ao arbítrio do próprio PMAG.

Tal comportamento seria ilegal, antidemocrático e contrário ao espírito do Sport Lisboa e Benfica, manchando irremediavelmente o processo eleitoral.

Exigimos, por isso, respeito integral pelos direitos dos sócios e que todas as propostas de alteração apresentadas na Assembleia Geral extraordinária de 27 de setembro de 2025 sejam admitidas, discutidas e votadas».

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Zalazar muito perto de assinar pelo Sporting: Eis os detalhes do negócio

O jornal A Bola avança que Rodrigo Zalazar será reforço do Sporting por 30 milhões de euros, com Diogo Travassos a ser enviado no sentido contrário.

Liga 3: Belenenses vence Varzim e fica a 2 pontos da Académica na luta pela qualificação direta

O Belenenses venceu fora de casa o Varzim por 2-1 na jornada 13 da fase de subida da Liga 3. Golos de Bruninho e de Duda.

Victor Osimhen deixa fortes elogios a João Pereira: «Tem uma bela filosofia de jogo»

Numa transmissão em direto no seu Instagram, Victor Osimhen elogiou João Pereira pelo seu trabalho ao comando do Alanyaspor.

Al Ittihad de Sérgio Conceição regressa aos triunfos com vitória nos minutos finais diante do Damac

Com Danilo Pereira no onze inicial, o Al Ittihad venceu o Damac por 2-1, num encontro da 32.ª jornada da Liga Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Hamburgo derrota o Friburgo e Marie-Louise Eta conquista primeira vitória no comando do Union Berlin: Eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 33.ª jornada da Bundesliga, o Hamburgo bateu o Friburgo por 3-2 e o Union Berlin venceu por 3-1 no terreno do Mainz.

Favor desligar só quando se ouvir o som da Champions | Benfica x Braga

Adivinhando já onde param as modas, pede o Terceiro Anel a José Mourinho o brio possível para, antes de sair, deixar o Benfica no menor mal, a Champions.

João Henriques após vitória contra o FC Porto: «Fizemos a melhor volta de sempre do AVS SAD na Primeira Liga»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 33.ª jornada da Primeira Liga. AVS SAD ganhou em casa ao FC Porto por 3-1.