João Noronha Lopes debate com Rui Costa a dois dias das eleições do Benfica. Gestor procura a mudança na presidência encarnada.
João Noronha Lopes debate com Rui Costa, num confronto transmitido na BTV. O gestor e candidato quer ver uma maior quantidade de pessoas nas Assembleias Gerais do Benfica, deu ideia e mencionou ainda ideia de João Diogo Manteigas (candidato na primeira volta):
«Temos de criar condições para trazer pessoas às AG e alargar à participação. Podemos realizar AG nos dias de jogo. Uma das ideias de Manteigas era a organização de autocarros. Há coisas a fazer para melhorar a participação».
Rui Costa concordou com Noronha Lopes em querer maior participação nas AG, porém também diz que tem sido «mais crítica do que construção»:
«As AG são sempre muito importantes, não podem ser mil, 2 mil ou 3 mil pessoas a decidir o futuro do Benfica. Temos de ter maior participação noutros modelos para discutir de forma séria e o presidente do clube levar críticas e propostas. Nas últimas tem sido mais crítica que construção. Olhando para os estatutos, a AG tem de ter outros formatos e participação. Os estatutos foram aprovados por 2% dos sócios. Estas decisões têm de ter mais participação. Podem ser modelos com dia de jogo, transmissão nos nossos canais, outra envolvência».
«Quero mais sócios nas AG, mas não podemos diminuir quem vai. São exemplos de associativismo. Nos novos estatutos, elogiados por Rui Costa, estavam lá 8 mil sócios. Antes foram aprovados por 150 pessoas. Diminuir estatutos aprovados por 8 mil é menorizar a democracia no Benfica», disse ainda Noronha Lopes.
Acompanha todas as intervenções do debate entre os dois candidatos. A segunda volta das eleições está marcada para o dia 8 de novembro.

