Lionel Messi assumiu que poderia ter assinado pelo River Plate ainda na etapa formativa, mas a mudança acabou por não acontecer.
Lionel Messi assumiu que esteve próximo de representar o River Plate, chegando mesmo a realizar provas pelo emblema de Buenos Aires. O atual jogador do Inter Miami admitiu que esteve 10 dias a realizar testes e que o conjunto queria ficar com ele:
«Fiz um teste no River Plate, antes de me juntar ao Barça… Treinei durante cerca de dez dias e voltei para o Newell’s. O River disse-me que me queria, que trataria do meu tratamento e de tudo o resto, que eu ficaria na residência do clube. A única coisa que nos disseram foi que não podiam fazer nada em relação à minha ficha de transferência. Tive de ir ao Newell’s para a obter e poder ingressar no clube».
Contudo, a mudança acabou por não ocorrer e o Barcelona mostrou-se interessado:
«Quando fomos pedir a ficha de transferência ao Newell’s, eles não nos deram. Foi muito difícil. Foi aí que tudo com o River acabou e então surgiu o Barcelona, algo que nenhum de nós tinha planeado. Eu tinha 11 ou 12 anos. Nenhuma equipa tinha pago uma taxa de transferência por mim. Teria sido muito estranho para qualquer clube comprar os direitos de um miúdo de 11 anos».

