Mikel Arteta abordou a recente forma de Eberechi Eze após o empate a uma bola diante do Brentford, na Premier League.
Eberechi Eze foi substituído ao intervalo do empate frente ao Brentford na passada quinta-feira. Na conferência de imprensa após a partida, Mikel Arteta refletiu sobre o desempenho do médio inglês, reagiu ao resultado e voltou a falar sobre a corrida ao título da Premier League.
O técnico espanhol começou por abordar a a exibição do Arsenal:
«Um lugar realmente difícil de se jogar. Nós sabíamos disso. É muito difícil dominar o jogo por longos períodos, porque eles são muito bons, eles arrastam-no para um jogo em que, a qualquer momento, na linha lateral, no canal, você coloca a bola para fora para um lançamento lateral e é como um casino. Tudo pode acontecer e algo realmente ruim pode acontecer. É preciso navegar por isso. Após os primeiros 15 minutos, começámos a dominar o jogo. Começámos a segunda parte muito bem, nos primeiros 20-25 minutos. Eles marcaram o golo e, a partir daí, faltou-nos mais compostura para manter melhor o golo, jogar nas áreas certas, incutir mais disciplina, porque começámos a cometer muitas faltas desnecessárias e a fazer maus alívios, permitindo que a bola entrasse nos corredores e eles começassem a criar jogadas ensaiadas. E eles são muito bons nisso, por isso, também lhes devemos dar crédito».
Relativamente à substituição de Eberechi Eze e o número reduzido de minutos, Mikel Arteta referiu:
«Foi uma questão tática. Precisávamos de um perfil diferente, especialmente devido à forma como eles estavam a pressionar, e começámos muito, muito bem na segunda parte. Acho que precisávamos de outro tipo de perfil para criar mais problemas para eles nessas áreas e acho que ele entrou muito bem em campo e a equipa ganhou outro ritmo e mais poder ofensivo para chegar às áreas que queríamos, e essa foi a decisão».
Providenciou ainda uma explicação para as recentes exibições do médio:
«Bem, acho que ele teve os seus momentos e não é fácil quando se muda para um novo clube, é sempre assim. E quando se joga contra uma equipa que é assim, muitas vezes a bola não está no chão e tem de se estar constantemente a interromper o jogo e a fazer isso, especialmente para jogadores ofensivos e criativos, é mais difícil».
Por fim, voltou a falar sobre os passos necessários para atingir o tão esperado título da Premier League:
«Temos de fazer o nosso trabalho e ir a todos esses lugares, como as outras equipas. É preciso estar no seu melhor em todos os jogos e ter a sorte necessária para conquistar os três pontos todas as semanas».

