«Pode ser excessivo enquadrar isto no conceito de coação»: O que arrisca o FC Porto com a denúncia de Fábio Veríssimo? A análise de Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo

- Advertisement -

O Bola na Rede entrou em contacto com Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para saber as possíveis implicações para o FC Porto da denúncia de Fábio Veríssimo.

O Bola na Rede procurou um esclarecimento jurídico em relação à denúncia de Fábio Veríssimo, árbitro do encontro entre o FC Porto e o Braga, que alegou que foi pressionado por elementos da equipa azul e branca. Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, explicou os contornos jurídicos deste caso:

«Do ponto de vista do regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional temos de olhar para o artigo 66, que diz que o clube que exerça violência física ou moral sobre um conjunto de agentes, e depois tem um artigo só para a equipa de arbitragem: além de ser punido com uma multa, com um montante relativamente elevado, o clube é punido também com uma sanção de desclassificação. Mais à frente, nesse artigo, refere que quando os factos são na forma tentada, além de uma multa mais reduzida, existe a sanção de derrota nesse jogo», afirmou o advogado, contactado pelo Bola na Rede.

Ainda assim, Diogo Soares Loureiro alega que todo o processo será tratado no âmbito de se perceber se há, ou não, uma aplicação do conceito de coação, por parte do FC Porto, em relação a Fábio Veríssimo:

«Não há grandes dúvidas e é bastante claro o regulamento em relação às sanções, caso isto, de facto, substancie uma ação de coação. A questão aqui e o cerne na discussão é o que entra, ou não, no conceito de coação. Do ponto de vista daquilo que é o Código Penal, a coação é quando alguém, mediante violência ou ameaça grave, obriga a praticar ou a não praticar determinado ato. No contexto desportivo, a coação mantém um bocadinho esta essência e é aplicado para situações que afetem a verdade desportiva, a liberdade de decisão dos agentes desportivos e a integridade das competições. Se formos absolutamente formalistas, não me parece, de todo, que os factos relatados possam cair dentro de uma violência física ou moral que obriguem mesmo o árbitro a tomar uma decisão diferente daquela que deveria tomar ou ser coagido ou constrangido a atuar de outra forma. Mas claro que isto é o que o Conselho de Disciplina da FPF vai averiguar. É isto que o FC Porto vai tentar defender e que se vai tentar perceber ao certo o que aconteceu. Nós não temos pormenores exatos sobre alguns dos detalhes e o que aconteceu em concreto, mas parece-me que, tendo em conta, que existem no futebol português um conjunto de declarações por parte de dirigentes e todo um conjunto de ações no terreno de jogo, que vemos quase todos os fins de semana, na forma como determinados árbitros são abordados, parece-me, numa análise um bocadinho fria, que pode ser excessivo o conceito de coação e considerar isto um ato de coação puro. No entanto, isto agora só as pequenas nuances poderão ajudar a aprofundar este caso. Se ficar provado que é uma coação, o regulamento é bastante claro sobre as sanções a aplicar».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Cabral e Lucas Miedler conquistam ATP 250 de Brisbane na Austrália

Francisco Cabral e Lucas Miedler venceram a dupla britânica Julian Cash e Lloyd Glasspool e ganharam o ATP 250 de Brisbane.

Luís Pinto aborda reviravoltas frente a FC Porto, Sporting e Braga: «Acredito que isso foi essencial»

Luís Pinto falou aos jornalistas após a final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.

Eis o quadro das meias-finais da CAN 2025

A CAN 2025 está a chegar à sua fase decisiva. Senegal, Egito, Nigéria e Marrocos são as quatro seleções que estão nas meias-finais.

Valencia cede empate frente ao Elche e Villarreal ganha e reforça terceiro lugar na La Liga

O Valencia empatou a um golo em casa frente ao Elche, na jornada 19 da La Liga. Já o Villarreal bateu o Alavés por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC tem duas baixas confirmadas para o jogo da próxima jornada frente ao FC Porto

O Vitória SC acabou por ver confirmadas duas baixas para o jogo da próxima jornada, frente ao FC Porto: Nélson Oliveira e João Mendes.

Luís Pinto após ganhar Taça da Liga: «Olho para trás e percebo que vale a pena resistir e ser resiliente»

Luís Pinto já reagiu ao desfecho da final da Taça da Liga. Vitória SC venceu o Braga por 2-1 e conquistou a competição.

António Salvador lamenta morte de adepto do Braga e critica arbitragem da final da Taça da Liga: «O ponto de viragem neste jogo é...

António Salvador falou após a final perdida pelo Braga frente ao Vitória SC, na Taça da Liga. O presidente dos bracarenses deixou críticas para a arbitragem.