«Pode ser excessivo enquadrar isto no conceito de coação»: O que arrisca o FC Porto com a denúncia de Fábio Veríssimo? A análise de Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo

- Advertisement -

O Bola na Rede entrou em contacto com Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para saber as possíveis implicações para o FC Porto da denúncia de Fábio Veríssimo.

O Bola na Rede procurou um esclarecimento jurídico em relação à denúncia de Fábio Veríssimo, árbitro do encontro entre o FC Porto e o Braga, que alegou que foi pressionado por elementos da equipa azul e branca. Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, explicou os contornos jurídicos deste caso:

«Do ponto de vista do regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional temos de olhar para o artigo 66, que diz que o clube que exerça violência física ou moral sobre um conjunto de agentes, e depois tem um artigo só para a equipa de arbitragem: além de ser punido com uma multa, com um montante relativamente elevado, o clube é punido também com uma sanção de desclassificação. Mais à frente, nesse artigo, refere que quando os factos são na forma tentada, além de uma multa mais reduzida, existe a sanção de derrota nesse jogo», afirmou o advogado, contactado pelo Bola na Rede.

Ainda assim, Diogo Soares Loureiro alega que todo o processo será tratado no âmbito de se perceber se há, ou não, uma aplicação do conceito de coação, por parte do FC Porto, em relação a Fábio Veríssimo:

«Não há grandes dúvidas e é bastante claro o regulamento em relação às sanções, caso isto, de facto, substancie uma ação de coação. A questão aqui e o cerne na discussão é o que entra, ou não, no conceito de coação. Do ponto de vista daquilo que é o Código Penal, a coação é quando alguém, mediante violência ou ameaça grave, obriga a praticar ou a não praticar determinado ato. No contexto desportivo, a coação mantém um bocadinho esta essência e é aplicado para situações que afetem a verdade desportiva, a liberdade de decisão dos agentes desportivos e a integridade das competições. Se formos absolutamente formalistas, não me parece, de todo, que os factos relatados possam cair dentro de uma violência física ou moral que obriguem mesmo o árbitro a tomar uma decisão diferente daquela que deveria tomar ou ser coagido ou constrangido a atuar de outra forma. Mas claro que isto é o que o Conselho de Disciplina da FPF vai averiguar. É isto que o FC Porto vai tentar defender e que se vai tentar perceber ao certo o que aconteceu. Nós não temos pormenores exatos sobre alguns dos detalhes e o que aconteceu em concreto, mas parece-me que, tendo em conta, que existem no futebol português um conjunto de declarações por parte de dirigentes e todo um conjunto de ações no terreno de jogo, que vemos quase todos os fins de semana, na forma como determinados árbitros são abordados, parece-me, numa análise um bocadinho fria, que pode ser excessivo o conceito de coação e considerar isto um ato de coação puro. No entanto, isto agora só as pequenas nuances poderão ajudar a aprofundar este caso. Se ficar provado que é uma coação, o regulamento é bastante claro sobre as sanções a aplicar».

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca contrata avançado ao Braga: «Tem um projeto muito ambicioso»

O Alverca oficializou este sábado a contratação de Samy Merheg. Braga fica com 50% do passe do jovem avançado de 19 anos.

Lionel Messi aborda a fotografia viral com Lamine Yamal: «É uma loucura»

Lionel Messi deixou fortes elogios a Lamine Yamal e comentou a icónica fotografia, captada há 19 anos no âmbito de uma campanha solidária 

Francisco Trincão deixa Sporting e está confirmado no Al Ahli

O Al Ahli oficializou este sábado a contratação de Francisco Trincão. Avançado de 26 anos deixa Sporting e ruma à Arábia Saudita.

Sporting vende Francisco Trincão: os candidatos a assumir o lugar do internacional português

O Sporting prepara-se para vender Francisco Trincão no mercado de transferências de verão ao Al Ahli.

PUB

Mais Artigos Populares

Ainda te lembras de Andrea Belotti? Avançado sofre revés na carreira e está livre no mercado

Andrea Belotti está oficialmente livre no mercado depois de não ter conseguido passar nos exames médicos do Cagliari.

Braga vai emprestar Amine El Ouazzani a clube da Ligue 1

O Braga vai emprestar Amine El Ouazzani ao Angers num negócio de empréstimo de uma época sem opção de compra.

Benfica em conversações por Yves Bissouma: médio também interessa a clube da Premier League

O Benfica iniciou conversações para garantir a contratação de Yves Bissouma. O médio está livre no mercado de transferências.