Todas as contas e cenários da última jornada da Primeira Liga

- Advertisement -

A 34.ª jornada da Primeira Liga vai decidir todas as contas da Primeira Liga. Ainda não há decisões tomadas.

A última jornada da Primeira Liga vai decidir todas as contas de relevo da Primeira Liga. Do título ao terceiro lugar, passando pelo quinto e pela manutenção, ainda não há nenhuma decisão matematicamente feita.

Em baixo, podes saber mais sobre todas as lutas da jornada a serem jogadas no próximo sábado, dia 17 de maio, a partir das 18h.

Título

Benfica x Sporting Ángel Di María Maxi Araújo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

As contas do Sporting são mais fáceis de fazer. Os leões só dependem de si e uma vitória frente ao Vitória SC basta à equipa de Rui Borges para regressar ao Marquês de Pombal e festejar o bicampeonato. Mesmo não vencendo, o Sporting pode celebrar se igualar o resultado do Benfica, ou seja, empatando será campeão se as águias não vencerem o Braga e, mesmo perdendo, os leões ficarão em primeiro lugar caso a equipa de Bruno Lage perca na Pedreira.

O Benfica precisará sempre de um deslize do Sporting para ser campeão. Caso os leões empatarem e as águias vencerem, sagrar-se-ão campeãs. Não vencendo, há apenas um cenário no qual o Benfica se sagrará campeão: empatando contra o Braga e vendo o Sporting perder com o Vitória SC.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

3.º lugar e acesso direto à Europa League

Francisco Chissumba João Mário Braga FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É a diferença de golos que, num cenário em que o FC Porto perca e o Braga vença – o único que permitirá às duas equipas terminarem igualadas com 68 pontos – quem vai decidir o terceiro lugar e o apuramento direto para a Europa League.

Aí a missão é praticamente impossível para o Braga que terá de recuperar uma desvantagem de sete golos. Caso muito complicado para os arsenalistas.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

5º lugar e acesso à Conference League

Vitória SC Santa Clara Jogadores
Fonte: Vitória SC

A vantagem no confronto direto é do Vitória SC pelo que, uma vitória em Alvalade fecha as contas dos vitorianos pelo quinto lugar. Mesmo não vencendo, o conjunto de Guimarães continuará no quinto lugar caso faça igual ou melhor que o Santa Clara na última jornada.

O Santa Clara, em sentido contrário, precisa de fazer melhor que o Vitória SC. Os açorianos precisarão assim de vencer e esperar um deslize dos vimaranenses ou empatar e esperar por uma derrota do Vitória SC.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

Manutenção

AVS SAD Boavista Jogadores
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

O Estrela da Amadora (visita o Estoril Praia) tem a tarefa mais fácil. O tricolor da Reboleira sabe que, vencendo, tem a manutenção garantida. Em caso de empate ou derrota, o clube orientado por José Faria continuará na Primeira Liga caso o AVS SAD e o Farense não vençam. Para ficar no lugar de playoff, as contas são as mesmas, mas entre AVS SAD e Farense, um dos clubes vencerá.

O AVS SAD (recebe o Moreirense) ficará na Primeira Liga caso vença e o Estrela da Amadora não consiga somar três pontos. O clube orientado por José Mota segurará o lugar de playoff caso iguale o resultado do Farense na última jornada, pelo que uma vitória será suficiente para evitar a despromoção direta.

O Farense (recebe o Santa Clara) tem mais contas a fazer. A vitória permitirá garantir a manutenção direta caso o Estrela da Amadora e o AVS SAD não vençam. Para garantir o playoff, é preciso aos leões de Faro vencerem e esperar por tropeços dos dois adversários acima. Um empate será suficente em caso de derrota do AVS SAD.

Por fim, as contas mais fáceis (e difíceis) são do Boavista (visita o Arouca). Os axadrezados não têm chances de chegar aos lugares de manutenção direta e, para chegar ao playoff, precisam de vencer e de esperar que tanto o AVS SAD como o Farense percam.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui renova com o Benfica até 2031

O Benfica anunciou a renovação do contrato de Daniel Banjaqui. O jovem lateral-direito prolongou o vínculo até junho de 2031.

Braga recebeu proposta da Ligue 1 por Gustaf Lagerbielke e deu nega

O Paris FC tentou contratar Gustaf Lagerbielke no mercado de janeiro, mas o Braga rejeitou vender o defesa central.

Benfica: jogador importante em dúvida para a partida contra o Casa Pia

Leandro Barreiro chegou condicionado do Luxemburgo e pode falhar o encontro entre o Benfica e o Casa Pia.

Sporting: médio não impressiona e regresso a Alvalade e cenário quase certo em 2026/27

Alexandre Brito não está a conseguir afirmar-se no Pafos e deve regressar aos quadros do Sporting no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Treino do Benfica contou com novidade importante: jogador treina pela primeira vez em 2026/27

Nuno Félix está oficialmente de regresso, depois de ter estado de fora durante os últimos meses, devido a lesão.

La Liga: ex-Benfica não entra em campo há 4 meses

Franco Cervi não entra nos planos de Claudio Giráldez e não entra em campo desde o dia 4 de dezembro de 2025.

Rui Borges desvia-se de polémicas entre Sporting e FC Porto: «Temos de crescer a esse nível. Esqueçam isso»

Rui Borges esteve presente esta quinta-feira na sala de imprensa de Alcochete, para fazer a antevisão do Sporting x Santa Clara.