Todas as contas e cenários da última jornada da Primeira Liga

A 34.ª jornada da Primeira Liga vai decidir todas as contas da Primeira Liga. Ainda não há decisões tomadas.

A última jornada da Primeira Liga vai decidir todas as contas de relevo da Primeira Liga. Do título ao terceiro lugar, passando pelo quinto e pela manutenção, ainda não há nenhuma decisão matematicamente feita.

Em baixo, podes saber mais sobre todas as lutas da jornada a serem jogadas no próximo sábado, dia 17 de maio, a partir das 18h.

Título

Benfica x Sporting Ángel Di María Maxi Araújo
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

As contas do Sporting são mais fáceis de fazer. Os leões só dependem de si e uma vitória frente ao Vitória SC basta à equipa de Rui Borges para regressar ao Marquês de Pombal e festejar o bicampeonato. Mesmo não vencendo, o Sporting pode celebrar se igualar o resultado do Benfica, ou seja, empatando será campeão se as águias não vencerem o Braga e, mesmo perdendo, os leões ficarão em primeiro lugar caso a equipa de Bruno Lage perca na Pedreira.

O Benfica precisará sempre de um deslize do Sporting para ser campeão. Caso os leões empatarem e as águias vencerem, sagrar-se-ão campeãs. Não vencendo, há apenas um cenário no qual o Benfica se sagrará campeão: empatando contra o Braga e vendo o Sporting perder com o Vitória SC.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

3.º lugar e acesso direto à Europa League

Francisco Chissumba João Mário Braga FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

É a diferença de golos que, num cenário em que o FC Porto perca e o Braga vença – o único que permitirá às duas equipas terminarem igualadas com 68 pontos – quem vai decidir o terceiro lugar e o apuramento direto para a Europa League.

Aí a missão é praticamente impossível para o Braga que terá de recuperar uma desvantagem de sete golos. Caso muito complicado para os arsenalistas.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

5º lugar e acesso à Conference League

Vitória SC Santa Clara Jogadores
Fonte: Vitória SC

A vantagem no confronto direto é do Vitória SC pelo que, uma vitória em Alvalade fecha as contas dos vitorianos pelo quinto lugar. Mesmo não vencendo, o conjunto de Guimarães continuará no quinto lugar caso faça igual ou melhor que o Santa Clara na última jornada.

O Santa Clara, em sentido contrário, precisa de fazer melhor que o Vitória SC. Os açorianos precisarão assim de vencer e esperar um deslize dos vimaranenses ou empatar e esperar por uma derrota do Vitória SC.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

Manutenção

AVS SAD Boavista Jogadores
Fonte: João Freitas / Bola na Rede

O Estrela da Amadora (visita o Estoril Praia) tem a tarefa mais fácil. O tricolor da Reboleira sabe que, vencendo, tem a manutenção garantida. Em caso de empate ou derrota, o clube orientado por José Faria continuará na Primeira Liga caso o AVS SAD e o Farense não vençam. Para ficar no lugar de playoff, as contas são as mesmas, mas entre AVS SAD e Farense, um dos clubes vencerá.

O AVS SAD (recebe o Moreirense) ficará na Primeira Liga caso vença e o Estrela da Amadora não consiga somar três pontos. O clube orientado por José Mota segurará o lugar de playoff caso iguale o resultado do Farense na última jornada, pelo que uma vitória será suficiente para evitar a despromoção direta.

O Farense (recebe o Santa Clara) tem mais contas a fazer. A vitória permitirá garantir a manutenção direta caso o Estrela da Amadora e o AVS SAD não vençam. Para garantir o playoff, é preciso aos leões de Faro vencerem e esperar por tropeços dos dois adversários acima. Um empate será suficente em caso de derrota do AVS SAD.

Por fim, as contas mais fáceis (e difíceis) são do Boavista (visita o Arouca). Os axadrezados não têm chances de chegar aos lugares de manutenção direta e, para chegar ao playoff, precisam de vencer e de esperar que tanto o AVS SAD como o Farense percam.

Lê mais sobre esta luta AQUI.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Trent Alexander-Arnold pede novo nome ao serviço do Real Madrid e recorda Cristiano Ronaldo na apresentação: «O Real Madrid exige sucesso»

Trent Alexander-Arnold foi apresentado como reforço do Real Madrid. O lateral inglês falou de Dani Carvajal, Cristiano Ronaldo e pediu para ser chamado apenas de e "Trent".

Manchester City continua o investimento e fecha antigo alvo do Benfica por 15 milhões de euros

O Manchester City já tem mais um reforço garantido. Sverre Nypan vai deixar o Rosenborg para assinar pela equipa da Premier League.

Vitória SC anuncia contratação de Oumar Camara ao PSG

O Vitória SC confirmou a contratação de Oumar Camara. O avançado de 18 anos estava ao serviço do PSG.

Boca Juniors apresenta 2 reforços a tempo de defrontar o Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors conseguiu inscrever dois reforços a tempo do Mundial de Clubes 2025. Marco Pellegrino e Malcom Braida no emblema xeneize.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid não desistiu de Álvaro Carreras e vai voltar à carga depois do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid continua a querer fechar a contratação de Álvaro Carreras para a próxima época. Lateral representa o Benfica.

Kevin de Bruyne recebido em euforia em Itália e deve assinar contrato nas próximas horas

Kevin de Bruyne já está em Itália para assinar contrato com o Nápoles. O médio internacional belga está prestes a ser oficializado.

Vitória SC fecha a contratação de jovem do PSG

O Vitória SC garantiu a contratação de um prodígio do PSG. Oumar Camara vai chegar a Portugal para reforçar vimaranenses.