UEFA prepara regra especial para a qualificação para o Europeu 2028

Com cinco países organizadores do Europeu 2028, a UEFA tem de tomar uma decisão quanto às seleções automaticamente qualificadas.

A UEFA tem um limite de duas vagas para seleções organizadoras dos torneios continentais e, portanto, automaticamente qualificadas. A existência de cinco países sede do Europeu 2028, vai obrigar o organismo a arranjar uma solução.

Com a desistência da Turquia, o Europeu 2028 vai ser realizado no Reino Unido e na Irlanda. Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda são, portanto, os cinco países organizadores do torneio.

Face à regra que coloca um limite de dois países automaticamente qualificados (ao contrário da FIFA e do Mundial 2030, por exemplo), a UEFA tem uma opção em cima da mesa, de acordo com a ‘Sky’, embora esta não seja unânime.

De acordo com a primeira proposta, todas as seleções vão fazer a qualificação nos moldes normais. Entre as que não se apurarem diretamente, a UEFA reserva duas vagas diretas para a competição. Significa isto que, em caso de apuramento de três as restantes terão apuramento direto.

No Euro 2020 por exemplo, Inglaterra, Escócia e País de Gales apuraram-se para a fase final da competição pelo que, nos moldes da proposta da UEFA, a Irlanda do Norte e a República da Irlanda seriam apuradas automaticamente na condição de anfitriãs.

Por definir encontra-se a possibilidade de apenas duas (ou menos) seleções se apurarem diretamente, sendo que nesse caso o previsto é que as vagas sejam atribuídas às duas seleções com melhor desempenho na qualificação. É também uma incógnita a possibilidade de quatro ou mesmo das cinco seleções se apurarem via eliminatórias, ficando vagas reservadas a países anfitriões por ocupar.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica fecha contratação para o meio-campo depois de 2 contrariedades

O Benfica está na iminência de contratar Carissa Boeckman. A média está bem encaminhada e deverá somar a primeira experiência na Europa.  

Carlos Carvalhal reage à transferência de Roger Fernandes para o Al Ittihad: «Voa meu menino»

Carlos Carvalhal recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem a Roger Fernandes. Extremo de saída para o Al Ittihad e para a Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo empurra adepto que furou segurança para tirar uma foto antes do Arménia x Portugal

A poucas horas do jogo, Cristiano Ronaldo não quis tirar fotografia com adepto. A seleção portuguesa está concentrada na Arménia para iniciar caminhada rumo ao Mundial 2026.

Arsenal trava saída de avançado para o Besiktas após fecho do mercado inglês

O Arsenal vai impedir a saída de Leandro Trossard. O avançado belga é desejado pelo Besiktas, mas a transferência não se vai realizar nos próximos dias.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov elogiado por antigo colega: «A sua carreira não se limitará ao Benfica. No futuro jogará pelo Real Madrid ou outro gigante mundial»

Dmytro Riznyk falou de Georgiy Sudakov. Guarda-redes ucraniano partilhou balneário com o reforço do Benfica no Shakhtar Donetsk.

Recusou o Wolverhampton de Vítor Pereira e outros 3 clubes da Premier League e está a caminho da Arábia Saudita com salário milionário

Josh Brownhill está a caminho do Al Shabab e da Arábia Saudita. Jogador rejeitou quatro emblemas da Premier League e vai deixar o Burnley.

Gonçalo Inácio volta a ser apontado ao Barcelona

Gonçalo Inácio voltou a ser associado ao Barcelona. Defesa do Sporting é considerado inegociável pelos leões, que terão de lidar com o interesse em 2026.