UEFA prepara regra especial para a qualificação para o Europeu 2028

- Advertisement -

Com cinco países organizadores do Europeu 2028, a UEFA tem de tomar uma decisão quanto às seleções automaticamente qualificadas.

A UEFA tem um limite de duas vagas para seleções organizadoras dos torneios continentais e, portanto, automaticamente qualificadas. A existência de cinco países sede do Europeu 2028, vai obrigar o organismo a arranjar uma solução.

Com a desistência da Turquia, o Europeu 2028 vai ser realizado no Reino Unido e na Irlanda. Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda são, portanto, os cinco países organizadores do torneio.

Face à regra que coloca um limite de dois países automaticamente qualificados (ao contrário da FIFA e do Mundial 2030, por exemplo), a UEFA tem uma opção em cima da mesa, de acordo com a ‘Sky’, embora esta não seja unânime.

De acordo com a primeira proposta, todas as seleções vão fazer a qualificação nos moldes normais. Entre as que não se apurarem diretamente, a UEFA reserva duas vagas diretas para a competição. Significa isto que, em caso de apuramento de três as restantes terão apuramento direto.

No Euro 2020 por exemplo, Inglaterra, Escócia e País de Gales apuraram-se para a fase final da competição pelo que, nos moldes da proposta da UEFA, a Irlanda do Norte e a República da Irlanda seriam apuradas automaticamente na condição de anfitriãs.

Por definir encontra-se a possibilidade de apenas duas (ou menos) seleções se apurarem diretamente, sendo que nesse caso o previsto é que as vagas sejam atribuídas às duas seleções com melhor desempenho na qualificação. É também uma incógnita a possibilidade de quatro ou mesmo das cinco seleções se apurarem via eliminatórias, ficando vagas reservadas a países anfitriões por ocupar.

Sabe mais sobre o nosso projeto!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Cabo Verde vence particular antes do Mundial 2026

Cabo Verde venceu as Bermudas por três bolas a zero durante este sábado, num encontro particular de preparação para o Mundial 2026.

Roberto Martínez responde ao Bola na Rede após triunfo de Portugal no Jamor

Roberto Martínez respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa. Portugal venceu o Chile por 2-1 em jogo de preparação.

Portugal repete registo que não conseguia desde… 1972

Portugal voltou a vencer o Chile, algo que já não acontecia desde o ano de 1972, num encontro relativo à Taça da Independência.

Rafael Leão corre o risco de falhar um jogo do Mundial 2026? Portugal vai ter de esperar pela FIFA

Rafael Leão foi expulso durante o particular entre Portugal e o Chile, mas pode não falhar a partida da primeira jornada do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Guedes: «Não estamos habituados a jogar 10 contra 10, foi um teste diferente e aproveitámos»

Gonçalo Guedes já reagiu ao encontro entre Portugal e o Chile, partida particular que se realizou este sábado no Estádio do Jamor.

Nélson Semedo comenta Portugal x Chile: «Exigiram-nos um bocado mais do que estávamos à espera, mas foi um jogo positivo»

Nélson Semedo já reagiu ao encontro entre Portugal e o Chile, partida particular que se realizou este sábado no Estádio do Jamor.

Roberto Martínez: «Foi um jogo interessante pois permitiu trabalhar vários aspetos»

Roberto Martínez já reagiu ao encontro entre Portugal e o Chile, partida particular que se realizou este sábado no Estádio do Jamor.