Villas-Boas e o caso Cardoso Varela: «Iremos fazer todos os esforços para recuperar o jovem jogador»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, esteve presente na tomada de posse dos órgãos sociais da Casa FC Porto de Luanda.

André Villas-Boas fala sobre o caso Cardoso Varela, que deu que falar:

«Fala-se muito nos milhões que se ganham, dando a ilusão que os atletas atingem o estrelato quase que por toque divino. Mas fala-se pouco que, por trás, mais vezes do que aparece nas primeiras páginas, também há milhões que se perdem à custa de sonhos de jovens que são explorados por pessoas sem valores. O tráfico humano é um dos reversos dessa medalha. Clubes como o FC Porto e instituições angolanas são vítimas desse flagelo que acrescem os danos irreversíveis causados aos jovens atletas. É publico, que nos últimos meses, às mãos de um grupo de empresários, o FC Porto viu-se privado de um atleta menor de idade de nome Cardoso Varela, natural de Angola, a quem demos formação desportiva e académica e apoio familiar.

«Por um valor abaixo do seu real valor, em que a maioria do recebido nem lhe chegará às mãos, pretenderam esses ditos empresários, transacioná-lo para um clube amador na Croácia ao abrigo de uma exceção à lei de proteção de menores, apenas existente naquele país. Para o conseguirem pegaram no jovem obrigando-o a viver escondido e sem nenhum poder de escolha ou tomada de decisão relativamente ao seu futuro. Por um punhado de dólares, não se importam de pôr em causa a formação e o são desenvolvimento desse jovem», prossegue.

«Normalmente, os clubes vítimas destes esquemas encaixam a sua perda em silencio. Nós não o faremos, iremos fazer todos os esforços para recuperar o jovem jogador, e expor à lei civil e das instâncias desportivas, os responsáveis por este comportamento criminoso. Estamos orgulhosos de ter a FIFA ao nosso lado bem como as instituições Portuguesas e Angolanas, e também o papel fundamental que jogou em todo este processo o General Alves Simões e o General Capingana na aproximação à mãe do jovem atleta em solo Angolano. Duas personalidades que, pelo envolvimento altruísta e apoio que disponibilizaram, revelaram serem homens comprometidos com a defesa dos mais altos valores humanos», conclui sobre o caso.

André Villas-Boas está muito feliz com a nova Casa FC Porto em Angola:

«É com enorme honra e emoção que estou convosco, nesta belíssima cidade de Luanda, para celebrar a amizade e os laços históricos que unem Angola ao FC Porto. Este encontro simboliza mais do que uma visita. É a reafirmação de um vínculo que transcende fronteiras e, permitam-me, que transcende o futuro».

«O FC Porto é, acima de tudo, uma comunidade de paixão e compromisso. Aqui sinto essa mesma energia, essa mesma dedicação e amor pelo nosso clube. A história do FC Porto é feita de superação, trabalho árduo e a capacidade de sonhar alto e de concretizar sonhos. Reconheço, aqui em Luanda, cidade geminada com o Porto, essas mesmas qualidades no vosso povo: resiliência, força e a determinação de construir um futuro brilhante. Portanto, a nossa presença aqui, é o reafirmar do nosso compromisso com todos os angolanos, sobretudo aqueles que são portistas. Vocês fazem parte da nossa grande família», prossegue.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Meireles troca FC Porto pelo Estrela Amadora

O Estrela Amadora anunciou esta terça-feira a contratação de Jorge Meireles. Avançado de 21 anos deixa FC Porto em definitivo.

Brian Mansilla convence Arouca e assina até 2028

O Arouca chegou a acordo com o Penãrol para a continuidade de Brian Mansilla. Extremo de 23 anos assina até 2028.

João Resende reforça Estrela Amadora e assina até 2028

O Estrela Amadora confirmou esta terça-feira a contratação de João Resende. Avançado de 22 anos assina por três épocas.

Geovany Quenda é o único português no 11 ideal do Euro Sub-21

A UEFA revelou esta terça-feira o 11 ideal do Euro Sub-21. Geovany Quenda é o único português que consta na equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Diana Gomes define objetivos de Portugal no Euro 2025 Feminino: «Podemos fazer coisas bonitas»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.

Braga fecha médio por mais de 10 milhões de euros

O Braga garantiu a contratação de Mario Dorgeles ao Nordjaelland. Minhotos pagam 10,5 milhões de euros pelo médio.

Diana Gomes e futebol em Espanha: «A competitividade está um passo à frente da Liga Portuguesa»

Diana Gomes concedeu uma entrevista ao Bola na Rede na antecâmara do Euro 2025 Feminino. Central tocou em diversos temas.