Villas-Boas e o caso Cardoso Varela: «Iremos fazer todos os esforços para recuperar o jovem jogador»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, esteve presente na tomada de posse dos órgãos sociais da Casa FC Porto de Luanda.

André Villas-Boas fala sobre o caso Cardoso Varela, que deu que falar:

«Fala-se muito nos milhões que se ganham, dando a ilusão que os atletas atingem o estrelato quase que por toque divino. Mas fala-se pouco que, por trás, mais vezes do que aparece nas primeiras páginas, também há milhões que se perdem à custa de sonhos de jovens que são explorados por pessoas sem valores. O tráfico humano é um dos reversos dessa medalha. Clubes como o FC Porto e instituições angolanas são vítimas desse flagelo que acrescem os danos irreversíveis causados aos jovens atletas. É publico, que nos últimos meses, às mãos de um grupo de empresários, o FC Porto viu-se privado de um atleta menor de idade de nome Cardoso Varela, natural de Angola, a quem demos formação desportiva e académica e apoio familiar.

«Por um valor abaixo do seu real valor, em que a maioria do recebido nem lhe chegará às mãos, pretenderam esses ditos empresários, transacioná-lo para um clube amador na Croácia ao abrigo de uma exceção à lei de proteção de menores, apenas existente naquele país. Para o conseguirem pegaram no jovem obrigando-o a viver escondido e sem nenhum poder de escolha ou tomada de decisão relativamente ao seu futuro. Por um punhado de dólares, não se importam de pôr em causa a formação e o são desenvolvimento desse jovem», prossegue.

«Normalmente, os clubes vítimas destes esquemas encaixam a sua perda em silencio. Nós não o faremos, iremos fazer todos os esforços para recuperar o jovem jogador, e expor à lei civil e das instâncias desportivas, os responsáveis por este comportamento criminoso. Estamos orgulhosos de ter a FIFA ao nosso lado bem como as instituições Portuguesas e Angolanas, e também o papel fundamental que jogou em todo este processo o General Alves Simões e o General Capingana na aproximação à mãe do jovem atleta em solo Angolano. Duas personalidades que, pelo envolvimento altruísta e apoio que disponibilizaram, revelaram serem homens comprometidos com a defesa dos mais altos valores humanos», conclui sobre o caso.

André Villas-Boas está muito feliz com a nova Casa FC Porto em Angola:

«É com enorme honra e emoção que estou convosco, nesta belíssima cidade de Luanda, para celebrar a amizade e os laços históricos que unem Angola ao FC Porto. Este encontro simboliza mais do que uma visita. É a reafirmação de um vínculo que transcende fronteiras e, permitam-me, que transcende o futuro».

«O FC Porto é, acima de tudo, uma comunidade de paixão e compromisso. Aqui sinto essa mesma energia, essa mesma dedicação e amor pelo nosso clube. A história do FC Porto é feita de superação, trabalho árduo e a capacidade de sonhar alto e de concretizar sonhos. Reconheço, aqui em Luanda, cidade geminada com o Porto, essas mesmas qualidades no vosso povo: resiliência, força e a determinação de construir um futuro brilhante. Portanto, a nossa presença aqui, é o reafirmar do nosso compromisso com todos os angolanos, sobretudo aqueles que são portistas. Vocês fazem parte da nossa grande família», prossegue.

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

João Pedro e a agressão de Luis Enrique: «Empurrou-me e eu caí. Não souberam perder»

Luis Enrique perdeu a cabeça com João Pedro no final do Chelsea x PSG. Avançado brasileiro falou sobre o momento.

23 dias depois: Gonçalo Feio deixa Dunkerque sem realizar 1 jogo

Gonçalo Feio já não é treinador do Dunkerque. Técnico português deixa o cargo ao fim de 23 dias sem ter realizado um jogo.

Luis Enrique comenta agressão a João Pedro: «Corri para separar os jogadores»

Luis Enrique perdeu a cabeça com João Pedro no final do Chelsea x PSG. Técnico espanhol já falou sobre o momento.

Fabrizio Romano diz que Real Madrid pode oficializar Álvaro Carreras nas próximas 24 horas

Álvaro Carreras vai trocar Benfica pelo Real Madrid. Merengues devem oficializar contratação do lateral-esquerdo em breve.

PUB

Mais Artigos Populares

França e Inglaterra fecham fase de grupos do Euro 2025 Feminino com goleadas

A França goleou os Países Baixos por 5-2 e assegurou o 1.º lugar do Grupo D do Euro 2025 Feminino. Eis os resultados do dia.

Chelsea levanta taça do Mundial de Clubes 2025… com Donald Trump

O Chelsea venceu o PSG por 3-0 e conquistou o Mundial de Clubes 2025. Donald Trump na festa dos Blues.

Cole Palmer é herói da final do Mundial de Clubes 2025 e defende: «Enzo Maresca está a construir algo especial no Chelsea»

O Chelsea venceu o PSG por 3-0 e conquistou o Mundial de Clubes 2025. Cole Palmer, herói da final, já reagiu.