«A nossa bandeira é a qualidade dos textos» – Entrevista BnR com Mário Cagica Oliveira

    -Metas conquistadas e objetivos futuros-

    «Queremos continuar a solidificar o nome Bola na Rede e a marcar a diferença na plataforma do futuro: o online»

    Bola na Rede: Mas o caminho faz-se caminhando e 2017 consagra o BnR como órgão de comunicação social. A partir de quando é que isto passou a ser objetivo?

    Mário Cagica: Já nos sentíamos um órgão de comunicação social antes, na verdade. Foi mais por estar no papel e como temos visto, às vezes, nem isso chega. Foi mais um objetivo que ficou cumprido e foi importante para o projeto. Lembro-me de estar n’A Bola TV com jornalistas que tinham passado pelo BnR e todos ficámos muito contentes quando recebemos a notícia.

    Fonte: Arquivo Pessoal

    Bola na Rede: Qual o modelo de financiamento deste projeto?

    Mário Cagica: Vamos estabelecendo algumas parcerias, também para sustentabilizar o site: programador, servidor, design… cobrir esses custos todos. Estamos a trabalhar para ter mais financiamento e mais parceiros e, eventualmente, a médio-longo prazo, ter pessoas que não colaborem a tempo inteiro, mas, quando o fazem, serem financiadas. Mas a prioridade continua a ser a sustentabilidade do site.

    Bola na Rede: A não remuneração dos colaboradores é bem aceite por todos ou tem impedido o alargar da equipa?

    Mário Cagica: Desde o primeiro contacto, a primeira coisa que fazemos é explicar todas as condições que esta ligação acarreta. Tentamos colocar tudo de forma muito transparente. Não tendo essa capacidade, naturalmente impede que consigamos ter uma equipa estável. O importante é ter pessoas comprometidas com o projeto enquanto estão connosco, que gostem do que fazem e que usem o site, também, para proveito próprio. Somos uma equipa de meio da tabela, que contratamos por valores baixinhos, mas assim que as pessoas demonstram o seu talento voam para outros lados e nós só temos de ficar contentes.

    Bola na Rede: Como está organizada a equipa do Bola na Rede?

    Mário Cagica: Para além dos redatores, existe um editor para cada secção – Benfica, Porto, Sporting, Futebol Nacional e Internacional e Modalidades -, um coordenador de design, um programador, um departamento de revisão e os fotógrafos.

    Bola na Rede: Qualquer pessoa pode juntar-se ao projeto?

    Mário Cagica: Sim, mediante uma avaliação que, consoante a função a que se candidata, poderá ser um texto ou outro tipo de trabalho.

    Bola na Rede: E poderão fazer parte do BnR TV, a plataforma que faltava. A associação de uma cara a um texto facilita a identificação do leitor com o autor?

    Mário Cagica: Para além disso, permite que as caras que estavam “escondidas” no site ganhem um novo espaço para mostrar o seu trabalho. A nossa montra é muito mais na qualidade dos textos ou das entrevistas do que a imagem das pessoas, embora saibamos que o jornalismo é uma área em que muitas vezes se privilegia a imagem em detrimento do conteúdo. No Bola na Rede tentamos batalhar contra isto, até porque não temos figuras relevantes a nível mediático. A nossa bandeira é a qualidade dos textos.

    Fonte: Arquivo Pessoal

    Bola na Rede: Por falar em TV, como é que o campeonato bielorrusso chegou ao vosso canal?

    Mário Cagica: Foi através de uma parceria com a Mycujoo durante a quarentena. Uma vez que eles tinham interesse em divulgar um pouco dos seus conteúdos foi uma win-win situation.

    Bola na Rede: Para além destas novidades, o BnR tem tido forte repercussão noutros meios por meio do gabinete de entrevistas.

    Mário Cagica: Sim, e nisso também deves ter uma palavra a dizer porque ajudaste a catapultar muito desta área que estava adormecida. A quarentena foi muito boa para nós a vários níveis e deu-nos uma força para sair da monotonia em que estávamos a cair. Decidimos inovar a vários níveis e as entrevistas foram uma ideia de que me lembro de discutir contigo diretamente “Vamos a isto? Uma por semana” e tu “Não, conseguimos fazer duas” e o que é facto é que temos conseguido fazê-lo, com qualidade, até agora. Eu próprio ficava surpreendido por tanto nos lives como nas entrevistas termos pessoas tão importantes a aceitar falarem connosco. A certa altura era tão fácil chegar a tanta gente… e sei que muitas vezes havia quem pensasse “Eles têm alguém a ajudá-los a nível de contactos, têm alguma agência por trás” e, como sabes, não tínhamos ninguém; éramos nós que tratávamos de tudo.

    Fonte: Arquivo Pessoal

    Bola na Rede: Em contraciclo com a época que vivemos, 2020 tem sido um ano próspero para o Bola na Rede. O online é o caminho?

    Mário Cagica: É. Vamos continuar a investir bastantes nos lives, procurando novos parceiros para que isso aconteça, e aproveito também para anunciar o lançamento de uma revista mensal online, uma das grandes apostas para este ano.

    Bola na Rede: Do género da já extinta Futebolista?

    Mário Cagica: Exatamente, mas em formato digital. Acima de tudo queremos continuar a solidificar o nome Bola na Rede e a marcar a diferença na plataforma do futuro: o online.

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    Miguel Ferreira de Araújo
    Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
    Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.