«As negociações já estavam todas feitas para eu ir para o FC Porto» – Entrevista BnR com Gaúcho

«O Fernando Santos foi um treinador que me ajudou bastante quando eu cheguei no Estrela da Amadora»

Bola na Rede: Em 1996 chegas ao CF Estrela da Amadora, como é que surgiu a oportunidade de vires para Portugal? E havia outros clubes em Portugal interessados na tua contratação?

Gaúcho: Antes de eu vir para Portugal, eu estive – muitas pessoas não conhecem essa história – eu estive no FC Famalicão, à experiência. Passei lá uns 15 ou 16 dias, mas o treinador, o Francisco Vital (ele até chegou a treinar o Sporting CP), ele falou para mim que não ia ficar comigo porque eu não era um ponta-de-lança “trombador” e realmente eu nunca fui um ponta-de-lança “trombador”. E eu falei “então míster, contrate aí um touro”, eu fiquei tão chateado que eu fiquei 16, 17 dias lá, estava tão bem e ele não queria ficar comigo. Pronto, tenho que respeitar a opinião. Então eu voltei para o Brasil e estou a fazer um jogo lá no Brasil, fui um dos melhores jogadores em campo, quando vejo da bancada chamar meu nome, quem era?

Bola na Rede: O Francisco Vital?

Gaúcho: É, estava lá na bancada e queria-me contratar para o Famalicão, eu falei “agora míster? Agora é tarde, agora não tem como” [risos]. Para você ver como é a história. O futebol às vezes é… você tem ali um jogador à sua disposição e você não quer. Depois, o tempo muda até o jeito de você pensar. Depois passados cinco meses, seis meses, ele me foi lá contratar e eu “agora não posso”.

Bola na Rede: Depois é que surgiu a oportunidade de vires para o Estrela da Amadora e então é que vieste para Portugal?

Gaúcho: Sim, vim como empréstimo para o Estrela da Amadora, com opção de compra, e graças a Deus as coisas correram muito bem, fui o terceiro melhor marcador nesse ano e o Estrela fez questão de comprar o meu passe ao Sport.

Bola na Rede: Nas tuas duas primeiras épocas na Amadora, o Estrela fica em 8º e depois em 7º na I Liga, fazes 62 jogos pela equipa e és treinado por Fernando Santos, o atual selecionador de Portugal. Como é que foi ser treinado por alguém que se veio a tornar numa figura muito importante do futebol português?

Gaúcho: O Fernando Santos foi um treinador que me ajudou bastante quando eu cheguei no Estrela da Amadora. Cheguei e era um miúdo, e também o grupo que o Estrela tinha naquele tempo era um grupo excelente de grandes jogadores e grandes homens acima de tudo, o balneário era muito forte e eu me adaptei rapidamente ao campeonato. E mesmo o clima, que eu vim de Recife, 40 graus, vim para Portugal, fui muito bem recebido pelo plantel, pela comissão técnica, pela diretoria do Estrela também, foi excelente.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica negoceia Tengstedt: Avançado pode continuar em Itália

O Genoa está interessado em contratar Casper Tengstedt após passagem no Hellas Verona. Benfica negoceia transferência.

Dia de festa e de voltar ao trabalho: Sporting arranca pré-epoca em Alcochete

O Sporting está de regresso ao trabalho. Leões apresentam-se esta terça-feira na Academia para arrancar a pré-época.

Francesco Farioli a caminho do FC Porto: «Espero permanecer aberto e curioso»

Francesco Farioli vai ser o novo treinador do FC Porto. Técnico italiano falou pela primeira vez desde que saiu do Ajax.

Diomande mais perto de trocar Sporting por Crystal Palace: Eis todos os detalhes

Oumane Diomande aproxima-se da Premier League. Sporting pode vender defesa ao Crystal Palace por 55 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória do Al Hilal frente ao Manchester City faz história para o continente asiático

O Al Hilal bateu o Manchester City e tornou-se no primeiro clube asiático a bater uma equipa da Europa num torneio organizado pela FIFA.

Já estão definidos três dos quatro jogos dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

Após os triunfos de Fluminense e Al Hilal, ficou definido o terceiro encontro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

Al Hilal faz história e elimina Manchester City do Mundial de Clubes 2025

O Al Hilal garantiu o acesso aos quartos de final do Mundial de Clubes. A equipa da Arábia Saudita derrotou o Manchester City.