«As negociações já estavam todas feitas para eu ir para o FC Porto» – Entrevista BnR com Gaúcho

«Quando o Pepe começou a treinar connosco no Marítimo eu falei para o míster Nelo Vingada: “Temos central”»

Bola na Rede: Voltando à tua relação com Jorge Jesus, já disseste um pouco como é que foi a tua experiência, mas, no geral, gostaste de trabalhar com ele?

Gaúcho: Sim, sim, sim. Um dos melhores treinadores que eu tive na minha carreira, taticamente ele é fora de série e pelo trajeto dele está aí, e ele merece tudo aquilo que ele conquistou, ele mereceu.

Bola na Rede: E já agora, se puderes, podes contar uma história engraçada ou caricata que tenhas vivido com Jorge Jesus?

Gaúcho: Foram tantas, tantas [risos]. Teve uma altura que estava numa palestra e ele colocou lá o quadrozinho dele da palestra e as pecinhas no quadro. E ele estava a falar da equipa adversária e tal, e uma peça cai no chão e quando ele vai a apanhar a peça, no chão, ele escorrega e cai no chão, na palestra [risos]. E nós não queríamos rir, todo o mundo não mostrava e ele colocou lá a peça e começou a falar e tal, passados dois minutos, ele pega a mesma peça e a peça cai no chão. E ele falou para a peça “quer me f****?” Ninguém aguentou, foi uma risota [risos].

Bola na Rede: Na época seguinte, em 2000/01 o Estrela fica em último no campeonato e desce à II Liga, foi muito difícil encarar esse momento de descida de divisão?

Gaúcho: Sim foi muito difícil porque acho que mudamos de 80 para 8, estivemos tão bem, no ano seguinte foi uma desilusão completamente… olha eu nem sei explicar o que foi que aconteceu, não sei. Mal organizado, planejamento muito diferente da época passada, depois o Jorge Jesus saiu ali e tal e as coisas complicaram bastante.

Bola na Rede: Na época seguinte segues para o CS Marítimo onde tens a tua segunda melhor época em termos de golos marcados – 19 em 41 jogos – e jogas inclusive na Taça UEFA. Esta foi a única vez que jogaste numa competição europeia, quão importante foi esse momento para ti?

Gaúcho: Jogar nas competições europeias é um marco, é espetacular, gostaria de jogar mais. Foi uma sensação espetacular, estar ali no Marítimo com uma equipa espetacular. Foi por isso que eu fui para o Marítimo, porque desci de divisão. Descemos de divisão e eu acho que eu fiz 11 ou 12 golos, não sei muito bem…

Bola na Rede: Fez 11 golos nessa época.

Gaúcho: Fiz 11 golos, numa equipa que desce de divisão eu ainda fiz 11 golos, eu acho que não é fácil. Eu fiz o meu trabalho, sabe? Eu tenho consciência tranquila que eu fiz o meu trabalho. É por isso que eu fui para o Marítimo. Em dezembro, já tinha contrato feito com o Marítimo, então joguei até junho já negociado com o Marítimo. Então nessa reunião, no final da época, quando eu chego para me apresentar lá no Marítimo, o Nelo Vingada falou assim: “caramba, tu desceste de divisão e fizeste 11, o Pena, foi campeão, fez 21”, ele falou “não tem diferença nenhuma isso” e realmente não tem diferença nenhuma. E o Nelo Vingada, nesse aspeto ele é um senhor, eu tiro o chapéu, treinador espetacular.

Bola na Rede: Como foi então a experiência de trabalhares com o Nelo Vingada?

Gaúcho: Caramba, é um senhor, nem tem forma como dizer, é um senhor que nunca falou palavrão, bom treinador taticamente e ele à frente do Marítimo fizemos grandes jogos, grandes épocas, tivemos dois anos a trabalhar juntos, foi espetacular.

Bola na Rede: Estiveste três épocas no Marítimo, ajudaste a equipa a alcançar boas classificações no campeonato, a equipa ficou em 6º duas vezes e outra em 7º, também treinaste com o Manuel Cajuda. Com isto tudo, como é que olhas para a tua experiência no clube da ilha da Madeira?

Gaúcho: É engraçado, quando eu cheguei no Marítimo e os jornalistas, todos perguntaram quantos golos eu ia fazer, e eu falei assim “eu vou fazer 15 golos”. E no último jogo do campeonato eu tinha 13 e o último jogo era Marítimo e Benfica. Fazer dois golos ao Benfica não é fácil. Então o Benfica tinha uma grande equipa, então ganhámos esse jogo de 3-2, eu fiz dois, fiz 15 golos no total. Esse jogo dependia para a gente ir para a Liga Europa e ganhámos e fomos para a Liga Europa. E fiz 15 golos. E no próximo ano, quando acabou o jogo eu fui para a sala de imprensa e os jornalistas estavam a perguntar “e no próximo ano, quantos vai fazer?” e eu “vou fazer 15”. Engraçado, não é? “Eu vou fazer mais 15, não 16 nem 17, vou fazer 15” [risos]. Ninguém acreditava e no ano seguinte, estava com 15 golos já, faltavam cinco jogos para o fim do campeonato e eu sofri uma lesão e não joguei os cinco jogos. E foi nesse ano que o Fary foi o melhor marcador com 18. Eu era o melhor marcador, com 15 eu era o primeiro e eu sofri uma lesão e perdi quatro jogos, mas fiz 15 [risos].

Bola na Rede: Ainda no Marítimo, foste colega de um jovem Pepe, o central que depois viria a fazer marca no FC Porto, no Real Madrid e na Seleção Portuguesa. Sendo um jogador tão marcante do futebol português, tenho de te perguntar que memórias tens de partilhares o balneário com Pepe?

Gaúcho: O Pepe foi um rapaz, quando ele chegou no Marítimo, quem veio assim tipo com moral, mais, foi Ezequias, o lateral-esquerdo, mas o Pepe veio no bolo, mas o Pepe veio lesionado, veio com o tornozelo inchado e passou um mês sem treinar, mas quem veio com a moral toda foi o Ezequias. Quando o Pepe começou a treinar connosco no Marítimo eu falei para o míster Nelo Vingada: “Temos central” e ele “tu achas?” e eu assim “temos central”, ele olhou assim para mim “fogo, espetáculo”. E o Pepe foi crescendo, foi crescendo, começou a jogar e teve um aqui no FC Porto, que o Jorge Mendes queria falar com o Pepe, e o Pepe “Gaúcho, o Jorge Mendes quer falar comigo, tu pode estar presente?”, falei assim “claro, porque não?”. Eu estive presente lá na reunião, o Pepe se calhar não se lembra disso, e hoje está aí.

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.