«Hoje em dia prefere-se um jogador sem experiência de Primeira Liga a um experiente com provas dadas» – Entrevista BnR com Alex Soares

«Tive algumas propostas, por exemplo de um clube da Polónia, mas não gosto do frio. Passei algum frio em Moreira de Cónegos e agora queria outro tipo de clima».

Bola na Rede: Este ano, voltaste à Grécia, mas desta feita, vais jogar na primeira divisão, pelo Volos NFC. Sentes-te com a mesma ambição que tinhas aos 21 anos, na primeira aventura em solo grego?

Alex Soares: Sinto-me com muita mais experiência e com mais capacidade de resolver algum problema que possa aparecer. Tenho mais confiança, porque sinto que já tenho provas dadas e, quando vim pela primeira vez, não tinha, pelo menos como profissional de futebol. Portanto, não acho que vai correr bem, eu sei que as coisas vão correr bem porque tenho outra experiência e já são muitos anos disto, que fazem alguma diferença. Não venho para a Grécia fazer nada do que não sei e esse à vontade que vem da experiência que já tenho. Vou conhecer novos estilos jogadores, novos treinadores e isso vai contribuir ainda mais para a minha aprendizagem. Não sou novo, mas também não sou velho, portanto, tudo vai contribuir para o meu crescimento.

Bola na Rede: Quais foram as primeiras sensações no novo clube? Como é um nome bastante desconhecido para os comuns adeptos portugueses, achas que é um projeto que devemos seguir de perto?

Alex Soares: É um clube novo. Quando cheguei, disseram-me que existiam dois clubes na cidade que andavam sempre em guerra e, entretanto, ambos terminaram e decidiram criar o Volos NFC, em 2017. Este é apenas o terceiro ano do clube na primeira liga grega. No primeiro ficaram em 11.º, no segundo ficaram em sétimo e, este ano, querem algo acima disso. Ainda não tenho muito conhecimento sobre o campeonato grego, mas disseram-me que existem quatro, cinco equipas que são diferenciadas das outras. Também me disseram que a nossa luta, supostamente, vai ser com o Asteras Tripolis pelo sexto lugar. Estou a gostar muito da equipa, tem muitos jogadores sul americanos e o treinador é espanhol e a malta gosta muito de jogar. Tenho gostado de ver, mais do que a fazer, porque não estou tão disponível como queria, porque perdi a pré-época toda. As condições de trabalho aqui são diferentes, mesmo para quem quer mais do que o sétimo lugar, o que pode ficar curto, mas o que importa é chegar a domingo e vencer, o que espero que aconteça.

Bola na Rede: Porquê a Grécia, de novo? Existiam mais propostas em cima da mesa?

Alex Soares: Tive algumas propostas, por exemplo de um clube da Polónia, mas não gosto do frio. Passei algum frio em Moreira de Cónegos e agora queria outro tipo de clima. Também pesou muito o facto de me dizerem que era uma cidade boa para se viver e um amigo meu que conheci no Panserraikos disse-me que o clube que dava garantias. Também é verdade que aqui há muita qualidade de vida e eu, como tenho uma filha de um ano e meio, isso é muito importante. Também pesou o facto de ter tido uma má experiência na Grécia e quero ter uma boa, tanto que escolhi o mesmo número que tinha no Panserraikos por isso mesmo, porque correu mal e agora vai correr bem, quase no mesmo sítio.

Bola na Rede: Havia alguma coisa que o Alex Soares de 30 anos diria ao Alex Soares que estava a começar a carreira, fazias algo diferente?

Alex Soares: Como toda a gente, gostava de ter 20 anos com a experiência que tenho agora, mas acho que a evolução vem da experiência. Melhor ou pior, as coisas seguiram o rumo que tinham de seguir e não me arrependi de nenhum passo. Deixava o Alex tomar as decisões que tomou porque não estou arrependido de nada.

Bola na Rede: Para terminar, quais os teus objetivos pessoais para o futuro ou pensas mais no presente?

Alex Soares: Não consigo idealizar o final da carreira, mais tarde ou mais cedo vai chegar, mas, para já, não penso nisso. Gostava de fazer algo engraçado no Volos NFC a nível coletivo, nem falo a nível individual. Era fantástico conseguir festejar uma ida à Conference League ou uma Liga Europa, que é algo inédito no clube, mas importo-me bastante mais com o presente. Não é que não me importe com o futuro, mas o meu foco é mais o que acontece agora e não tanto o que vou fazer depois.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba: FC Porto muito próximo de desviar Jota Silva ao Sporting

O FC Porto está muito perto de contratar Jota Silva ao Nottingham Forest. Dragões podem desviar avançado ao Sporting.

Atenção, Benfica: melhor marcador do Nice na época passada falha duelo frente às águias

Evann Guessand não estará disponível para defrontar o Benfica, confirmou o diretor-desportivo Florian Maurice.

Van Dijk não esquece Diogo Jota: «É estranho ter de continuar a jogar futebol»

Virgil van Dijk recorda a morte de Diogo Jota e André Silva. Capitão do Liverpool fala sobre como está a lidar com a situação.

Mário Branco reage ao sorteio do Benfica na Champions League: «Voltaram a sair os adversários mais complicados»

O Benfica vai enfrentar o Feyenoord ou o Fenerbahçe no playoff da Champions League se eliminar Nice. Mário Branco reagiu ao sorteio.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes emite comunicado a criticar direção do Benfica: «Tornou-se regra nesta Direção só agir quando há eleições à vista»

João Noronha Lopes apresentou um comunicado a criticar a inoperância da direção do Benfica em temas relacionados com a gestão do clube.

Iván Jaime rejeita proposta de empréstimo de clube da Ligue 1

Iván Jaime rejeitou uma proposta do Brest. O clube francês apresentou um empréstimo com opção de compra que não convenceu o avançado espanhol.

Luka Modric apresentado no AC Milan: «Champions League é um objetivo mínimo para os padrões do clube»

Na sua apresentação como jogador do AC Milan, Luka Modric projetou a nova temporada com as cores rossoneri.