«Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira Liga» – Entrevista BnR com Rafael Barbosa

- Advertisement -

– Beirão de alma e coração –

«Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na 1ª Liga»

 

Bola na Rede: Como surge a tua ida para Tondela?

Rafael Barbosa: Tinha feito uma época positiva no Estoril. Nesse ano, já tinha havido uma abordagem ou outra e algum interesse. Na altura, não surgiu. Este ano, falámos outra vez. Tive outras abordagens, mas eu e o meu empresário decidimos que o melhor era o Tondela pelo projeto que tinha para mim. Foi uma aposta acertada.

Bola na Rede: É a tua primeira experiência de forma consistente na Primeira Liga. Que balanço fazes até agora?

Rafael Barbosa: Para mim, é como se fosse o primeiro ano. Tem sido bastante positiva. Tive uma fase em que acabei por ter uma lesão, uma rutura muscular, e, logo de seguida, covid. Isso afetou-me imenso a nível físico. Não consegui voltar logo como queria e, depois, psicologicamente, fui abaixo. Queria voltar rápido à forma em que estava antes. Acabou por me abalar. Agora, no final de época, estou a voltar à minha melhor forma. Tem sido muito positivo para mim, porque estou a mostrar o meu valor. Acho que estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira LigaO caminho foi assim que foi feito. Estou muito grato ao Tondela por me ter dado a mão.

Bola na Rede: As tuas experiências mais recentes foram em clubes que lutavam por lugares cimeiros e que eram dominantes. No Tondela, o objetivo é a manutenção. A experiência que tiveste de lutar por não descer no Sporting B ajudou-te na adaptação?

Rafael Barbosa: São contextos totalmente diferentes, porque aqui tens uma exigência muito diferente. Mas sim, de certa forma fez-me ver tudo o que passei no Sporting. Descemos de divisão e não queria voltar a ter essa sensação. Nesta nossa equipa, temos jogadores muito experientes, que desde cedo nos abriram os olhos para isso. Acho que está a correr muito bem, estamos muito perto do nosso objetivo principal, mas nada está garantido, porque o campeonato está muito equilibrado. A qualquer momento, a equipa de baixo ganha a uma equipa de meio da tabela. Ainda ninguém deitou a toalha ao chão. Só quando matematicamente estiver garantido é que podemos estar mais descansados.

Bola na Rede: De facto, estão numa posição bastante tranquila na tabela. Só uma série de resultados negativos é que vos poderia empurrar cá para baixo. No entanto, uma série de resultados positivos também vos pode catapultar para um lugar ainda mais ambicioso. Qual será a abordagem à reta final do campeonato?

Rafael Barbosa: A abordagem é chegar ao próximo jogo e ganhar e vir o próximo e ganhar e fazer uma boa pontuação e, se possível, bater o recorde de pontos e classificação que o Tondela já fez na Primeira Liga, mas o principal objetivo é a manutenção. Vamos viver jogo a jogo até estar matematicamente garantido.

Bola na Rede: Já se fala de Conference League em Tondela?

Rafael Barbosa: Falamos por alto. Temos que pensar primeiro em garantir a manutenção. Se garantirmos a manutenção significa que estamos a ganhar jogos e ao ganharmos jogos significa que estamos também mais perto de outros objetivos. O foco não é esse.

Bola na Rede: Qual é a tua opinião sobre o mister Pako Ayestarán?

Rafael Barbosa: É um treinador bastante conhecido. Já tinha estado em Portugal, em Espanha, no Valência, no México, em Israel… É um treinador com bastante historial. A ideia que temos dele é que… Não posso falar mal do meu treinador, não é? [risos] É um bom treinador. Percebe os momentos do jogo. Tem feito as escolhas dele, que eu acho que têm sido boas. Fisicamente, puxa por nós, o que é muito bom, porque nesta fase final da época estamos mais preparados para o que aí vem.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhado as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.