«Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira Liga» – Entrevista BnR com Rafael Barbosa

– Beirão de alma e coração –

«Estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na 1ª Liga»

 

Bola na Rede: Como surge a tua ida para Tondela?

Rafael Barbosa: Tinha feito uma época positiva no Estoril. Nesse ano, já tinha havido uma abordagem ou outra e algum interesse. Na altura, não surgiu. Este ano, falámos outra vez. Tive outras abordagens, mas eu e o meu empresário decidimos que o melhor era o Tondela pelo projeto que tinha para mim. Foi uma aposta acertada.

Bola na Rede: É a tua primeira experiência de forma consistente na Primeira Liga. Que balanço fazes até agora?

Rafael Barbosa: Para mim, é como se fosse o primeiro ano. Tem sido bastante positiva. Tive uma fase em que acabei por ter uma lesão, uma rutura muscular, e, logo de seguida, covid. Isso afetou-me imenso a nível físico. Não consegui voltar logo como queria e, depois, psicologicamente, fui abaixo. Queria voltar rápido à forma em que estava antes. Acabou por me abalar. Agora, no final de época, estou a voltar à minha melhor forma. Tem sido muito positivo para mim, porque estou a mostrar o meu valor. Acho que estou a mostrar que já poderia estar há mais tempo na Primeira LigaO caminho foi assim que foi feito. Estou muito grato ao Tondela por me ter dado a mão.

Bola na Rede: As tuas experiências mais recentes foram em clubes que lutavam por lugares cimeiros e que eram dominantes. No Tondela, o objetivo é a manutenção. A experiência que tiveste de lutar por não descer no Sporting B ajudou-te na adaptação?

Rafael Barbosa: São contextos totalmente diferentes, porque aqui tens uma exigência muito diferente. Mas sim, de certa forma fez-me ver tudo o que passei no Sporting. Descemos de divisão e não queria voltar a ter essa sensação. Nesta nossa equipa, temos jogadores muito experientes, que desde cedo nos abriram os olhos para isso. Acho que está a correr muito bem, estamos muito perto do nosso objetivo principal, mas nada está garantido, porque o campeonato está muito equilibrado. A qualquer momento, a equipa de baixo ganha a uma equipa de meio da tabela. Ainda ninguém deitou a toalha ao chão. Só quando matematicamente estiver garantido é que podemos estar mais descansados.

Bola na Rede: De facto, estão numa posição bastante tranquila na tabela. Só uma série de resultados negativos é que vos poderia empurrar cá para baixo. No entanto, uma série de resultados positivos também vos pode catapultar para um lugar ainda mais ambicioso. Qual será a abordagem à reta final do campeonato?

Rafael Barbosa: A abordagem é chegar ao próximo jogo e ganhar e vir o próximo e ganhar e fazer uma boa pontuação e, se possível, bater o recorde de pontos e classificação que o Tondela já fez na Primeira Liga, mas o principal objetivo é a manutenção. Vamos viver jogo a jogo até estar matematicamente garantido.

Bola na Rede: Já se fala de Conference League em Tondela?

Rafael Barbosa: Falamos por alto. Temos que pensar primeiro em garantir a manutenção. Se garantirmos a manutenção significa que estamos a ganhar jogos e ao ganharmos jogos significa que estamos também mais perto de outros objetivos. O foco não é esse.

Bola na Rede: Qual é a tua opinião sobre o mister Pako Ayestarán?

Rafael Barbosa: É um treinador bastante conhecido. Já tinha estado em Portugal, em Espanha, no Valência, no México, em Israel… É um treinador com bastante historial. A ideia que temos dele é que… Não posso falar mal do meu treinador, não é? [risos] É um bom treinador. Percebe os momentos do jogo. Tem feito as escolhas dele, que eu acho que têm sido boas. Fisicamente, puxa por nós, o que é muito bom, porque nesta fase final da época estamos mais preparados para o que aí vem.

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo reforço do FC Porto já está em Portugal e terá cláusula de rescisão de 60 milhões de euros

Dominik Prpic já está no Porto, onde será oficializado pelo FC Porto. Defesa croata vai ter cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Manchester United dá semana extra de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot após falecimento de Diogo Jota e André Silva

O Manchester United deu mais uma semana de folga a Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Internacionais portugueses eram próximos de Diogo Jota.

José Sá recorda Diogo Jota: «Choro por ti, pela falta que fazes e pelo vazio que vais deixar nas nossas vidas»

José Sá deixou uma mensagem para Diogo Jota nas redes sociais. Guarda-redes destaca saudade do internacional português.

A ausência sonante da apresentação de Francesco Farioli como novo treinador do FC Porto

Andoni Zubizarreta não esteve na apresentação de Francesco Farioli. Técnico italiano é o novo treinador do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os resultados finais da Ibercup 2025

A Ibercup 2025 já finalizou mais uma edição. O torneio contou com mais de 500 equipas participantes.

Manchester United de Ruben Amorim quer médio do Valencia: Eis a situação

O Manchester United está muito interessado em contratar Javi Guerra ao Valencia. Red Devils avançam por médio.

Bruno Lage convence João Félix a regressar ao Benfica

João Félix pode regressar ao Benfica no mercado de verão. Bruno Lage, treinador das águias, terá convencido o avançado.