📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

«Renovo com o Vitória SC e saio, se calhar uma certa pessoa não foi tão correta» – Entrevista BnR com João Pedro

- Advertisement -

«Em todos os jogos tínhamos 40 mil, 38 mil, 20 mil adeptos. É o Vitória SC da Turquia»

Bola na Rede: E mais recentemente, tiveste então a tua primeira experiência internacional na Turquia, ao serviço do Bursarspor. Sentiste que precisavas de mais oportunidades do que aquelas que estavas a ter cá em Portugal?

João Pedro: Senti, por isso a mudança e o risco. Eu não tenho problemas em correr riscos e gosto do risco. No FC Paços de Ferreira não estava a ter as oportunidades que desejava, procurei o melhor caminho para mim e encontrei o Bursarspor. Foi um risco muito bom, porque é um grande clube na Turquia com uns adeptos extraordinários e adorei a experiência. Quase íamos conseguindo o que era muito difícil. Não foi possível, mas é futebol. Em todos os jogos tínhamos 40 mil, 38 mil, 20 mil adeptos. É o Vitória SC da Turquia. E não é qualquer clube que mete 40 mil em jogos em casa sempre.

Bola na Rede: E depois desta experiência, quais foram as principais diferenças que encontraste em relação ao futebol português?

João Pedro: Encontrei muitas diferenças, foi uma adaptação muito complicada, mas graças a Deus correu muito bem. Ajudaram-me muito. É um povo e uma mentalidade diferente. Jogam muito com o coração e o futebol muitas vezes tem de ser com a cabeça. Eu recordo-me que no meu primeiro jogo, os primeiros 10 minutos foi box-to-box com um jogo muito partido. Se calhar aqui em Portugal é mais tático, a formação é outra, têm mais cultura futebolística.

Bola na Rede: E já vimos equipas portuguesas a jogar fora frente a equipas turcas. As assobiadelas são ensurdecedoras…

João Pedro: As assobiadelas, as garrafas e os isqueiros, moedas que voam. Tu estás a jogar e tens o relvado cheio de coisas. Estás a meio, tens um tempinho e vais tirando. É uma pressão muito grande para a equipa adversária que vai jogar.

Bola na Rede: Achas que não é qualquer tipo de jogador que consegue jogar nessa pressão ou é uma questão de adaptação?

João Pedro: Nós somos jogadores, os jogadores têm de aguentar a pressão seja do que for, acho que a pressão faz parte da nossa pressão. Tu muitas vezes vais jogar num estádio que não sabes o que podes esperar, mas tens de estar pronto.

Bola na Rede: Depois desta experiência na Turquia, o que é que podemos esperar do futuro do João Pedro?

João Pedro: Eu tenciono continuar no estrangeiro. Todos sabemos como é que está o futebol português, como é o jogador português em Portugal. Mas também não posso dizer que não ao meu país como é óbvio. Sabemos a realidade do futebol português em relação a outros campeonatos não a nível de futebol, mas em relação a tudo.

Bola na Rede: Achas que o problema aqui está na desvalorização do jogador português?

João Pedro: Acho. Todo o jogador português e treinador português fora de Portugal tem sucesso. Se calhar em Portugal não é tão valorizado. É a minha opinião, se calhar outros vão dizer que não.

Bola na Rede: Achas que é um problema de dirigismo?

João Pedro: Se calhar isso, porque se calhar as pessoas querem vender um jogador por muito sem o jogador ter feito tanto. Uma coisa é quando um jogador joga e vêm as propostas, outra coisa é um jogador não joga ou vai jogando e basta aparecer uma coisinha e o dirigente já quer milhões por isso. Por exemplo, o Bernardo Silva, João Cancelo, quantos jogos fizeram pela equipa principal do SL Benfica? Sem contar com o Jota que está no Celtic FC. É um jogador de grande qualidade… Não digo que tivesse lugar no SL Benfica, mas se calhar a valorização, o respeito e a forma como são feitas as coisas… Não vamos exigir mundos e fundos quando não deste ao jogador para ele mostrar para isso.

Bola na Rede: E agora olhando para a seleção, fizeste um percurso nos Sub-20. A seleção principal é ainda um sonho por concretizar?

João Pedro: Se Deus quiser, está sempre presente. O futebol muda rápido e, como o Paulinho disse, se tiver de ser, vai ser! (risos) É um sonho, quem me conhece sabe. Vou trabalhar para isso!

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges: «A equipa está completamente ligada depois de uma semana de exigência máxima»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Já é conhecido o próximo treinador do Paços de Ferreira

Nuno Braga vai ser o próximo treinador do Paços de Ferreira. Filipe Cândido deixou o comando técnico do clube.

Sub-17: O Mundial que ganhámos e as carreiras que podemos perder

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site. O técnico de 52 anos já orientou o Dziugas da Lituânia, o Vaulen da Noruega e o Naft Maysan, do Iraque, e esteve na formação do Al Batin e Hajer Club da Arábia Saudita.

Atenção: Benfica é um dos interessados em internacional croata

O Benfica mostra interesse em Toni Fruk, extremo esquerdo de 24 anos. Arsenal, Atlético Madrid e Crystal Palace também de olho.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa e os «12 anos maravilhosos» em Itália: «Fui muito feliz»

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre a passagem em Itália enquanto jogador durante a emissão da Benfica FM.

Rui Costa: «O Eros Ramazzotti é da Juventus. Disse-lhe que já lá fui ganhar 2 vezes como presidente. Desejou felicidade à rádio e à...

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas quando esteve em direto na emissão da Benfica FM.

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.