«Sair do FC Porto foi uma das piores decisões que tomei no futebol» – Entrevista BnR com Telmo Castanheira

«Não tinha percebido que tinha sido um golo tão bonito»

Bola na Rede: Como é que os islandeses vivem o futebol?

Telmo Castanheira: Eles adoram futebol. É um povo que adora futebol, acompanha muito a Premier League, em Inglaterra, todos têm o seu clube preferido inglês, e acompanham mesmo como em Portugal se acompanha os três grandes, eles acompanham a Premier League dessa forma. São muito apaixonados pelo futebol e vivem muito. Gostam muito de andebol e são bons também.

Bola na Rede: Dentro do estádio, existe alguma equipa com uma grande massa adepta ou com claques a puxar pelos clubes islandenses?

Telmo Castanheira: As equipas da capital têm mais gente nos estádios, mas isso acaba por ser condicionado pelo tempo, pelas condições meteorológicas, porque se estiver muito frio ou muita chuva, as pessoas preferem assistir pela televisão. No andebol, eles enchem sempre os pavilhões, porque é mais quente. Eles são fortes nessa modalidade, eu por acaso não acompanhava muito, em Portugal, mas comecei a ver jogos de andebol e o espetáculo é muito bonito e dá gosto de ver, passei a gostar.

Bola na Rede: Já marcaste grandes golos, mas em especial a tua bicicleta contra o Mirandês teve proporções extraordinárias nos media, tinhas noção que se iria tornar viral?

Telmo Castanheira: Não, não fazia ideia. Nem tinha percebido que tinha sido um golo tão bonito. Lembro-me que tinha feito o golo, mas não fiquei com a noção de como tinha sido, porque foi muito diferente, não me recordava de a bola entrar tão colocada e tão forte. É tudo tão rápido que perdemos um pouco a noção. Recordo-me que cheguei ao balneário, o treinador-adjunto, na altura, o Luís Carlos, chama-me e diz: “Telmo, anda cá ver, tu viste o que fizeste?” Mostrou-me logo no computador o golo. Realmente, depois fiquei com a noção de que tinha marcado, um golo bonito. Pedi ao “prof” para mandar o golo, para ter guardado, mas não tinha noção do impacto que iria ter. O impacto inicial até apareceu mais nos estrangeiros do que em Portugal. O marketing do Trofense disse na altura que tinha enviado o golo para a tv portuguesa, não me recordo qual, mas estes achavam que não iria ter tanto impacto assim, ao ponto de partilharem, porque era um golo da segunda B. Passado um dia, esse mesmo canal, ligou a perguntar se podiam partilhar, porque o golo estava a ter imenso impacto lá fora. O golo só foi partilhado porque tinha tido sucesso no estrangeiro. Na minha opinião, não é assim que deve ser, mas foi um momento para recordar, sem dúvida, para mim.

Bola na Rede: É pena, porque o destaque para as ligas secundárias também é importante, mas agora com o canal 11, as coisas melhoraram um bocadinho, não achas?

Telmo Castanheira: Sem dúvida, melhoraram bastante, estou totalmente de acordo. É de louvar o trabalho do canal 11. Têm sido fantásticos. Sou admirador e estou sempre a ver esse canal, mesmo na Islândia. Acho fantástico o trabalho que eles fazem, de acompanhar as divisões inferiores, valorizar o jogador português e de falar sobre futebol, já era sem tempo, em vez de estarem a falar sobre coisas que toda a gente sabe que existem, mas que não vale a pena estarmos a dar destaque, quando o nosso amor é pelo futebol, e não pelas coisas más que andam à volta. Estas situações vão existir sempre, mas cabe a nós darmos o peso ao que queremos, neste caso o que vale é a parte bonita do futebol. O canal 11 e outros intervenientes que vão aparecendo, estão a promover o nosso futebol e jogadores, e isso é muito bom, fico muito feliz por isso!

Bola na Rede: Ainda ontem dei por mim a ver o jogo S.João de Ver com o Anadia, e foi um jogo espetacular!

Telmo Castanheira: Eu por acaso também vi, alguns momentos do jogo, ter essa possibilidade é muito bom. Existe qualidade em Portugal, trabalha-se muito bem, existem jogadores e treinadores de qualidade, com clubes a trabalharem bem nas divisões inferiores. Quanto mais publicidade tiverem, talvez, os clubes também percebam que, às vezes, não é preciso fazerem “negócios da China”, com o bom negócio a estar perto dos olhos deles.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump muda planos de Lionel Messi e Argentina

A Argentina de Lionel Messi ia jogar contra Porto Rico na cidade de Chicago, mas a partida vai ser disputada em Miami.

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.