«Sair do FC Porto foi uma das piores decisões que tomei no futebol» – Entrevista BnR com Telmo Castanheira

    «Numa seleção com William Carvalho e Sérgio Oliveira, joguei contra jogadores da seleção espanhola como Koke, Muniain e Isco, isso é um privilégio»

    Bola na Rede: Até ao momento, para ti, esse foi o momento mais bonito marcante na tua carreira?

    Telmo Castanheira: Já tive alguns momentos bonitos, que me marcaram muito por diferentes razões. A bicicleta vai ficar para sempre, pelo impacto que teve. Mas, recordo-me, o golo que faço na Islândia, na casa de uma das melhores equipas, foi o meu primeiro golo para o campeonato, é também muito bonito, foi falado por lá. Foi no mesmo ano do golo de bicicleta pelo Trofense. Tive momentos bonitos, cada um com o seu valor. Ter sido considerado o jogador do ano, no meu primeiro ano de Islândia, é algo importante, porque foi o primeiro fora do meu país e da minha zona de conforto, senti-me muito bem ao reconhecerem isso. Tive momentos bonitos na formação, com a minha primeira internacionalização pela seleção portuguesa, a cantar o hino, é algo inexplicável, lembro-me de ter ficado todo arrepiado a cantar. São coisas que marcam, é um privilégio e orgulho que, na altura, não tinha noção disso, eu só estava lá para jogar futebol e chamavam-me para ir jogar e eu ia. Hoje, olho e vejo que representei o meu país, naquela altura, fui considerado entre vinte jogadores, numa seleção com William Carvalho e Sérgio Oliveira. Joguei contra jogadores da seleção espanhola como o Koke, Muniain e Isco, e isso é um privilégio. São coisas que, quando tiver um filho, posso dizer-lhe que joguei na seleção portuguesa. No FC Porto tive outros, o golo que fiz contra o Benfica, que deu o título em juvenis, são muitos momentos bonitos que vou guardar no futuro. Faço o que gosto, esses momentos são reconfortantes. Também acontecem momentos menos bons, de superação, lembro-me de na Islândia, na primeira época, estarmos a passar mal porque os resultados não iam aparecendo, mas ter tido aquele meu primeiro golo, teve uma importância a dobrar, um peso forte.

    Bola na Rede: De que sentes mais falta de Portugal?

    Telmo Castanheira: De quem sinto mais falta é da minha namorada, neste momento não pode estar comigo, porque é médica e está a terminar a especialidade. Vai sempre que pode lá e fica algum tempo, é o que me custa mais, a distância. Dos amigos e do clima também sinto falta. O clima da Islândia, às vezes, priva um pouco a vida social. Muitas vezes, temos de ficar fechados em casa, porque há uma tempestade, sinto falta do clima em Portugal, beber um café à beira da praia, andar de t-shirt. São coisas que damos por garantidas, e , quando estamos num país diferente, sentimos um pouco a falta. De resto, é um sítio que me via a viver durante mais uns anos, tendo lá a minha família, a minha namorada e o meu cão.

    Bola na Rede: Ainda desejas um dia voltar a jogar em Portugal? Tens preferência por algum clube?

    Telmo Castanheira: Sendo profissional de futebol, quando me perguntam sobre jogar no meu país, ainda por cima num que se joga tão bem e com tanta qualidade, é claro que existe sempre essa possibilidade. Não tenho pressa, ou desespero de vir para Portugal e aceitar condições que eu sei que mereço melhor, esse é o grande problema, quando falo em regressar. Tenho noção, pelo facto de jogar na Islândia, talvez, haja treinadores que torçam um pouco o nariz, porque é um campeonato com menor credibilidade, tenho noção disso. Tenho a certeza que me iria dar bem a jogar em Portugal, mas, neste momento, com toda a modéstia, não venho para qualquer projeto, só mesmo um que fosse interessante a vários níveis, sabendo que equiparável às condições da Islândia é quase impossível. Certamente, não viria para clubes que me podem oferecer isso, teria de abdicar de algumas coisas, e focar-me mais na parte desportiva. Tenho 29 anos, não fecho as portas, e veria com bons olhos, mas teria de ser um projeto que achasse interessante em termos desportivos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rafael Quintas renova com o Benfica

    Rafael Quintas renovou contrato com o Benfica. O jovem...

    Xabi Alonso quer jogador ligado ao Real Madrid no Bayer Leverkusen

    O Bayer Leverkusen quer contratar Rafa Marín. O defesa-central...
    André Filipe Antunes
    André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
    O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.