«O Vitória SC, com maior capacidade financeira, estaria ao nível dos três grandes» – Entrevista BnR com Carlos Fangueiro

– Dos empréstimos sucessivos à afirmação em Guimarães –

BnR: Foste contratado pelo Vitória em 1997, mas estiveste, até 2001, emprestado ao Maia e ao Gil Vicente. A que se deveram esses empréstimos?

CF: Quando cheguei ao Vitória era muito jovem, tinha acabado de fazer 19 anos apesar de já ter três épocas de sénior no Leixões onde marquei golos e dei nas vistas (risos). O primeiro ano de Vitória até correu bem porque encontrei um treinador que encaixava bem comigo (Jaime Pacheco). Mesmo sendo mais limitado tecnicamente que outros jogadores, a minha raça, querer e espírito de sacrifício fizeram com que o treinador acreditasse em mim e me segurasse no primeiro ano. Nessa mesma época fiz 19 jogos na Primeira Liga, uns a titular e outros como suplente utilizado. Entretanto o Jaime foi mandado embora dado que a qualidade de jogo não era aquela que as pessoas idealizavam. Com a chegada do Zoran Filipovic, que não me conhecia muito bem, acabei por sair emprestado ao Maia. Um Maia com jogadores de referência, emprestados do Vitória, Boavista, mas que não teve grande sucesso nesse ano. Ainda assim, fiz dois grandes jogos contra o Gil Vicente, treinado pelo Álvaro Magalhães, e pediram-me para integrar a equipa. No ano a seguir fui para o Gil Vicente e fiz a melhor carreira até então.

BnR: Mas em 2001 voltaste ao Vitória e conseguiste afirmar-te como figura do clube minhoto.

CF: Exatamente. Fiz um grande ano. Se não me engano, entre jogos de Taça e de Campeonato, fiz 12 golos, oito assistências e decidi muitos jogos.

BnR: Achas que foi o teu melhor ano de sempre?

CF: Sim, penso que sim.

BnR: Sentes que ainda hoje és considerado pelos adeptos do Vitória como uma grande figura do clube?

CF: Sim, não há um ano que não vá a Guimarães. Gosto muito do clube, da cidade, das pessoas. As pessoas falam-me, abordam-me e eu gosto de estar com elas. É um sinal super positivo daquilo que fiz no passado.

Fonte: Facebook Carlos Fangueiro

BnR: Depois, em 2004, despediste-te de Guimarães.

CF: Saí de Guimarães para o União de Leiria. Esse último ano no Vitória não foi bem conseguido, desde a saída de toda a direção até às inúmeras lesões que tive ao longo da época. O novo presidente queria renovar comigo, mas eu sabia das contratações que estavam a ser feitas e fiquei um bocado sentido, admito. Eu já não era dos jogadores mais bem pagos e sabia dos contratos que estavam a ser feitos e levei aquilo a mal. Como o Leiria estava interessado em mim, acabei por ir para lá.

BnR: E no Leiria fazes 36 jogos.

CF: Fiz, exatamente. Um ano coletivamente bom, individualmente não foi mau. Alcançamos a final da Taça Intertoto onde perdemos 1-0 com o Lille aos 85 minutos e acabamos a época em 6º lugar. No final da época surge a hipótese de ir para Inglaterra.

Renato Gouveia Dias
Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Reinaldo Teixeira comenta polémicas relacionadas com futuros jogos do FC Porto: «À Liga cabe avaliar e tomar decisões com base nos regulamentos»

Reinaldo Teixeira abordou a polémica que envolveu as partidas do Nacional da Madeira e do Arouca frente ao FC Porto, que se realizam em setembro.

Seguem as saídas: Vitória SC perto de perder mais um jogador

O Vitória SC está perto de ver Nuno Santos rumar ao futebol russo. O médio ofensivo está a um passo de assinar pelo Sochi.

Regresso a casa? Eis o histórico de Bernardo Silva pelo Benfica

Bernardo Silva está a ser associado a um regresso ao Benfica, no caso da vitória de João Noronha Lopes nas eleições de outubro de 2025.

João Noronha Lopes confirma contrato à espera de Bernardo Silva no Benfica: «Não vamos parar por aqui»

João Noronha Lopes confirmou que se for eleito presidente do Benfica vai avançar para a contratação de Bernardo Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting começa com vitória participação na Champions League de Andebol

O Sporting foi à Roménia bater o Dínamo Bucareste por 33-30 durante esta quarta-feira, num encontro da Champions League de Andebol.

Os jogos que Amar Dedic deve falhar pelo Benfica

Amar Dedic vai falhar os próximos compromissos do Benfica, depois de ter regressado da seleção da Bósnia e Herzegovina com uma lesão.

Já é conhecida a lesão de Amar Dedic: Benfica vai ficar desfalcado

Amar Dedic saiu lesionado do encontro da Bósnia e Herzegovina contra a Áustria. O jogador vai falar os próximos jogos do Benfica.