«O Vitória SC, com maior capacidade financeira, estaria ao nível dos três grandes» – Entrevista BnR com Carlos Fangueiro

– Dos empréstimos sucessivos à afirmação em Guimarães –

BnR: Foste contratado pelo Vitória em 1997, mas estiveste, até 2001, emprestado ao Maia e ao Gil Vicente. A que se deveram esses empréstimos?

CF: Quando cheguei ao Vitória era muito jovem, tinha acabado de fazer 19 anos apesar de já ter três épocas de sénior no Leixões onde marquei golos e dei nas vistas (risos). O primeiro ano de Vitória até correu bem porque encontrei um treinador que encaixava bem comigo (Jaime Pacheco). Mesmo sendo mais limitado tecnicamente que outros jogadores, a minha raça, querer e espírito de sacrifício fizeram com que o treinador acreditasse em mim e me segurasse no primeiro ano. Nessa mesma época fiz 19 jogos na Primeira Liga, uns a titular e outros como suplente utilizado. Entretanto o Jaime foi mandado embora dado que a qualidade de jogo não era aquela que as pessoas idealizavam. Com a chegada do Zoran Filipovic, que não me conhecia muito bem, acabei por sair emprestado ao Maia. Um Maia com jogadores de referência, emprestados do Vitória, Boavista, mas que não teve grande sucesso nesse ano. Ainda assim, fiz dois grandes jogos contra o Gil Vicente, treinado pelo Álvaro Magalhães, e pediram-me para integrar a equipa. No ano a seguir fui para o Gil Vicente e fiz a melhor carreira até então.

BnR: Mas em 2001 voltaste ao Vitória e conseguiste afirmar-te como figura do clube minhoto.

CF: Exatamente. Fiz um grande ano. Se não me engano, entre jogos de Taça e de Campeonato, fiz 12 golos, oito assistências e decidi muitos jogos.

BnR: Achas que foi o teu melhor ano de sempre?

CF: Sim, penso que sim.

BnR: Sentes que ainda hoje és considerado pelos adeptos do Vitória como uma grande figura do clube?

CF: Sim, não há um ano que não vá a Guimarães. Gosto muito do clube, da cidade, das pessoas. As pessoas falam-me, abordam-me e eu gosto de estar com elas. É um sinal super positivo daquilo que fiz no passado.

Fonte: Facebook Carlos Fangueiro

BnR: Depois, em 2004, despediste-te de Guimarães.

CF: Saí de Guimarães para o União de Leiria. Esse último ano no Vitória não foi bem conseguido, desde a saída de toda a direção até às inúmeras lesões que tive ao longo da época. O novo presidente queria renovar comigo, mas eu sabia das contratações que estavam a ser feitas e fiquei um bocado sentido, admito. Eu já não era dos jogadores mais bem pagos e sabia dos contratos que estavam a ser feitos e levei aquilo a mal. Como o Leiria estava interessado em mim, acabei por ir para lá.

BnR: E no Leiria fazes 36 jogos.

CF: Fiz, exatamente. Um ano coletivamente bom, individualmente não foi mau. Alcançamos a final da Taça Intertoto onde perdemos 1-0 com o Lille aos 85 minutos e acabamos a época em 6º lugar. No final da época surge a hipótese de ir para Inglaterra.

Renato Gouveia Dias
Renato Gouveia Diashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado pelo futebol e pela tática. O Renato é licenciado em Comunicação e Jornalismo, mas tem o sonho de se tornar treinador de futebol. Gosta de um bom fim de semana cheio de futebol e de acompanhar o mercado de transferências ao minuto.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei em Patins: Ex-Benfica investigado por alegado assédio sexual

Panchito Velázquez está a ser investigado na Argentina, sendo que uma das alegadas vítimas é menor de idade. O argentino nega toda as acusações.

Atenção Benfica: Bernardo Silva atrai interesse do Barcelona, Juventus e Arábia Saudita

Bernardo Silva está no radar de Barcelona e Juventus para assinar numa transferência gratuita no final contrato com o Manchester City em 2026, mas clubes da Arábia Saudita preparam ofertas milionárias pelo internacional português.

Rodrygo revela conversa com Xabi Alonso: «Que ele me colocasse onde quisesse e precisasse. Estou aqui para ajudar a equipa»

Rodrygo revelou conversa com Xabi Alonso. Técnico espanhol falou com o avançado brasileiro sobre posições a jogar.

Toni Kroos elogia Barcelona mas também avisa: «Assumem muitos riscos»

Toni Kroos acredita que o Barcelona tem um dos «estimos mais atrativos» da Europa. Ex-Real Madrid alerta para riscos.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrygo comenta futuro: «Enquanto o Real Madrid quiser, eu fico. Adoro estar aqui»

Rodrygo quer continuar no Real Madrid. Avançado brasileiro aborda ainda duelo com o Barcelona para a La Liga, jogo que se avizinha.

Wayne Rooney defende Ruben Amorim: «Espero que consiga dar a volta por cima, porque é um jovem treinador fantástico»

Wayne Rooney destacou a importância da última vitória do Manchester United na Premier League. Ex-jogador elogia Ruben Amorim.

FC Porto quer renovar contrato de Diogo Costa: O ponto de situação

O FC Porto já fez uma proposta a Diogo Costa para a renovação de contrato. Negociações intensificam-se após a pausa FIFA.