Do FC Porto ao Benfica, de Fernando Santos a Madjer: as reações e homenagens à morte de Artur Jorge

    Multiplicam-se por todo o lado reações à morte de Artur Jorge. Antigo avançado e treinador do FC Porto faleceu aos 78 anos de idade.

    Artur Jorge, um dos grandes nomes do futebol português, faleceu esta terça-feira com 78 anos de idade. De clubes a personalidades do desporto e não só, têm-se multiplicado as homenagens ao antigo jogador e treinador.

    O FC Porto, clube onde Artur Jorge jogou e que orientou, entre outras temporadas, em 1986/87 – ano em que os dragões venceram a Liga dos Campeões – publicou uma mensagem de homenagem a Artur Jorge.

    «Tão inesquecível como aquela noite de Viena. Artur Jorge será sempre um de nós. Até sempre, Mister. O FC Porto envia sentidas condolências à família e amigos», pode ler-se numa mensagem publicada pelo FC Porto. Os dragões reuniram ainda testemunhos de vários nomes marcantes na história do futebol português que conviveram com Artur Jorge.

    «Treinador e Homem que recordarei como um dos maiores de sempre. Lembro o dia em que entregou sem medo a baliza do FC Porto a um jovem de 18 anos. Lembro sobretudo as lições de futebol e de vida que sempre transmitiu a quem com ele trabalhou. Obrigado, Mister. Até sempre», foi a mensagem de Vítor Baia.

    «Vocês têm 45 minutos para entrar na história’. E entrámos! Nunca esquecerei essas palavras nem me esquecerei de si. Obrigado por tudo. Até sempre, eterno Mister. Os meus mais sinceros pêsames a toda a sua família», lembrou com carinho Paulo Futre.

    Também Sérgio Conceição e Pinto da Costa prestaram a sua homenagem a Artur Jorge. As palavras do treinador e presidente do FC Porto podem ser ouvidas no fim do artigo.

    André Villas-Boas, candidato a presidente do FC Porto, também publicou uma homenagem a Artur Jorge na conta pessoal do Instagram. «Até sempre Artur Jorge. Os meus mais sinceros pêsames a toda a sua família. Que descanse em Paz», escreveu o antigo treinador dos dragões.

    O Benfica reagiu sob a voz de Fernando Seara. Numa mensagem transmitida na BTV, o clube recordou Artur Jorge que passou pelo Benfica entre 1969 e 1975. «Recordo a subtileza, o controlo daqueles golos de cabeça. Assustaram-me mais do que uma vez», garantiu Fernando Seara.

    Também o PSG, clube que Artur Jorge treinou na década de 90 por três temporadas recordou «O homem do famoso bigode», num longo comunicado. «O Paris Saint-Germain soube da morte do seu antigo treinador Artur Jorge, aos 78 anos. Artur Jorge, o homem do famoso bigode, conquistou o título de campeão francês com os Rouge et Bleu em 1994», escreveu o emblema parisiense.

    O Sindicato dos Jogadores lamentou a morte de Artur Jorge, primeiro presidente e sócio n.º 1 da organização e publicou uma mensagem de agradecimento e memória ao antigo jogador. «Foi com enorme tristeza que recebi a notícia do falecimento de Artur Jorge e as minhas primeiras palavras são para a sua família e amigos próximos, neste momento de profunda dor. O Artur será sempre uma das figuras mais importantes e respeitadas do futebol português», relembrou Joaquim Enangelista.

    A Liga Portugal recordou os feitos de Artur Jorge numa longa mensagem publicada. «A Liga lamenta profundamente o falecimento de Artur Jorge, antigo internacional português, que se notabilizou tanto como jogador e treinador ao serviço de FC Porto, Benfica e Académica. Enquanto jogador, começou a carreira no FC Porto, destacou-se na Académica e foi no Benfica que conquistou quatro títulos de campeão nacional, assim como duas Taças de Portugal. Foi internacional português por 16 vezes. Terminada a carreira com 215 golos em 316 jogos, enveredou pela carreira de treinador, assumindo o comando técnico de Belenenses, Portimonense e depois FC Porto, clube que conduziu à conquista da então chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus, em 1987, assim como a três títulos nacionais e uma Taça de Portugal. No estrangeiro, venceu troféus em França, pelo Paris Saint-Germain, na Rússia e na Arábia Saudita, tendo assumido igualmente o papel de Selecionador Nacional em duas ocasiões», pode ler-se num comunicado da competição.

    Foi através das redes sociais que o Belenenses, clube que Artur Jorge treinou e onde jogou, destacou a figura de Artur Jorge. «Os Órgãos Sociais do Clube de Futebol “Os Belenenses” tomaram conhecimento do falecimento de Artur Jorge, aos 78 anos, avançado que totalizou 51 jogos e 14 golos de Cruz de Cristo ao peito entre as temporadas 1975/76 e 1977/78, tendo regressado ao Restelo em 1981/82 para orientar o plantel sénior em 9 partidas. Neste momento difícil e em nome de toda a Família Belenense, os Órgãos Sociais do Clube endereçam a todos os seus familiares e amigos as mais sentidas condolências», pode ler-se na nota do clube.

    Fernando Santos recordou um dos seus antecessores no comando técnico da seleção portuguesa. «É uma enorme perda. Marcou para sempre o futebol português e também o trabalho dos treinadores portugueses. Que a sua alma descanse em paz», garantiu Fernando Santos ao jornal ‘A Bola’.

    Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, lamentou a morte de Artur Jorge através do site da Presidência da República. «O Presidente da República lamenta a morte do treinador de futebol Artur Jorge, apresentando à sua família as mais sentidas condolências. Artur Jorge será sempre lembrado pelo seu percurso como treinador de futebol, nomeadamente, e entre os vários títulos alcançados, pela conquista da Taça dos Campeões Europeus em 1987. Durante o seu percurso, Artur Jorge foi selecionador da Seleção Nacional de Futebol, treinador de vários clubes históricos em Portugal e no estrangeiro, onde também alcançou importantes títulos. Em 1989, Artur Jorge foi condecorado com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito», lembrou o Presidente da República.

    Podes ler e ver de forma mais aprofundada algumas das homenagens a Artur Jorge em baixo:

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

    A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares