João Pedro Sousa responde ao BnR: «A nossa ideia era o [Gustavo] Sá aproximar-se da linha defensiva do Benfica para arrastar um médio»

    João Pedro Sousa fez o rescaldo da derrota do FC Famalicão na casa do SL Benfica. O técnico da equipa visitante respondeu à pergunta do Bola na Rede.

    O Bola na Rede esteve presente na vitória do SL Benfica diante do FC Famalicão (3-0). No final do jogo, João Pedro Sousa respondeu às perguntas dos jornalistas e falou da saída de bola do FC Famalicão.

    Pergunta do Bola na Rede: Na saída de bola o Gustavo Sá encontrava-se em posições muito adiantadas do terreno, quase como um segundo avançado, obrigando o Benfica a deixar um médio para trás. Pergunto-lhe se este posicionamento é propositado para uma segunda bola ou para o aproveitamento do espaço entrelinhas e se não sentiu que o facto de o Gustavo Sá estar tão adiantado retirou um médio da construção do Famalicão e obrigou o Famalicão a praticar um futebol muito direto?

    João Pedro Sousa: «Isso de facto aconteceu. Mas nós pensámos da seguinte forma, ou seja, percebemos que os dois médios do Benfica desdobravam na pressão, um dos médios saltava nos pivôs e outro ficava na cobertura na posição do Gustavo Sá. Se nós baixássemos o Gustavo Sá provavelmente nós iríamos levar pressão para a nossa fase inicial, iriamos levar mais um jogador do Famalicão, mais um jogador do Benfica e íamos fechar espaços. A nossa ideia era o Sá aproximar-se da linha defensiva do Benfica para arrastar um médio do Benfica e para, de alguma forma, encontrarmos espaços com outros jogadores, inclusivamente até com os alas e com o Cádiz com movimentos contrários para que um dos alas conseguisse encontrar espaço entrelinhas. Depois como falou, muitas vezes tivemos que esticar o jogo, percebemos isso. Com o Benfica a pressionar bastante várias vezes esticámos o jogo e o Sá poderia de uma forma ou outra conseguir encontrar espaço, e aconteceu isso inclusivamente até no último jogo contra o Estoril. Ele é muito inteligente nas segundas bolas, é forte e recuperando uma bola naquelas zonas do campo pode criar problemas ao adversário, a ideia foi precisamente essa».

    Sabe mais sobre o nosso projeto!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

    Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações! A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

    Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares