NCAA: Porquê a categoria inferior?

Mais uma vez, os NCAA – os campeonatos universitários norte-americanos – voltaram a mostrar performances e resultados impressionantes, caindo mesmo recordes de várias décadas. No entanto, há um fantasma que continua a pairar sobre as marcas alcançadas no evento. 

Sha’Carri voou…e virou já profissional! 

No passado dia 8 de Junho, Sha’Carri Richardson espantou todo o mundo ao correr os 100 metros em 10.75 segundos, uma marca que coloca a jovem de 19 anos no top-10 da história mundial da distância. Para se ter uma ideia da marca, fazemos um simples exercício: retiramos da equação a estratosférica (e muito suspeita) marca de Flo-Jo, os inatingíveis 10.49 que se mantêm como recorde mundial e vemos que a atleta mais rápida a seguir é Carmelita Jeter, com os seus 10.64 segundos corridos em Xangai em 2009. Pouco mais de um décimo de diferença para a marca de Richardson! Os 10.75 destruíram o anterior recorde mundial júnior – 10.88 de Marlies Göhr – que durava desde 1977!

A jovem ainda voltaria à pista 45 minutos depois para correr os 200 metros em 22.17, tornando-se também na nova recordista mundial júnior da distância (o anterior recorde pertencia a Allyson Felix desde 2004) e na primeira mulher da história (de qualquer idade) a correr no mesmo dia 100 metros abaixo dos 10.8 e 200 metros abaixo dos 22.2. Antes de entrar para esta temporada, os melhores pessoais de Sha’Carri eram de 11.28 aos 100 metros (em 2017) e de 23.28 nos 200 metros (também em 2017).

Poucos dias depois, Sha’Carri anunciou que iria já deixar a Universidade, tendo optado pela imediata profissionalização, provavelmente atraída por um contrato milionário e pela opinião de alguns especialistas, como Ato Boldon, que afirmou que este é o melhor momento para a atleta capitalizar o seu valor, pois será difícil melhorar muito mais as suas marcas, ainda que tenha apenas 19 anos, feito em Março deste ano. 

Pedro Pires
Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Morais brilha na Champions League Asiática e Pedro Martins é derrotado

O Al Wahda de José Morais venceu o Al Ittihad por 2-1 na Champions League Asiática. Pedro Martins e o Al Gharafa foram derrotados.

Não é só Jeremiah St. Juste: Sporting B tem mais um excedentário no plantel que soma 0 minutos

O Sporting B já participou em algumas partidas esta temporada, mas Mateo Tanlongo não foi opção para João Gião.

Atenção, Barcelona: Premier League ao ataque por jovem promessa dos catalães

Marc Bernal regressou recentemente de lesão e está de volta ao plantel do Barcelona. Há equipas da Premier League interessadas no espanhol.

Antigo avançado inglês defende saída de Ruben Amorim e surpreende com aposta para sucessor

Charlie Austin assumiu que Zinèdine Zidane seria na sua visão um possível sucessor de Ruben Amorim, mas destacou Sean Dyche.

PUB

Mais Artigos Populares

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.