Campeonato Africano das Oportunidades | Antevisão CAN 2025

- Advertisement -

A CAN (Campeonato Africano das Nações) regressa a Marrocos para a 35ª edição, e ocorrerá entre 21 de dezembro e 18 de janeiro. Com craques nas várias seleções africanas, esta competição tem um gosto ainda mais especial este ano.

Devido à FIFA ter expandido o Mundial de Clubes a 32 equipas, e este ter decorrido entre junho e julho deste ano, o CAN teve de ser ajustado para o fim do ano, causando algum impacto nos clubes que ficam sem os jogadores disponíveis no plantel. No entanto, a situação piora ligeiramente uma vez que foram acrescentadas duas rondas extra da Liga dos Campeões, nas duas últimas semanas de janeiro, o que faz com que a já usual janela para a AFCON (em meados de janeiro e fevereiro), vá causar ainda mais interrupções.

Serão 24 seleções a competir pela taça mais desejada das Nações Africanas, mas apenas uma poderá sagrar-se campeã.

CAN
Fonte: One Football

Como em todas as competições, há alguns favoritos ao pódio como a seleção de Marrocos, que além de ser o país anfitrião já venceu anteriormente, assim como a do Egito, vencedor de sete edições, com o nome Mohamed Salah como escudo inicial. Mas também a Costa do Marfim e o Senegal são adversários que vão estar à atura de qualquer desafio.

A passagem da fase de grupos é simples: os dois primeiros lugares passam automaticamente, o terceiro lugar pode passar consoante o ranking geral (entre outros critérios) e o quarto lugar é excluído da eliminatória.

Os grupos estão distribuídos de forma aceitavelmente equilibrada:

No grupo A: Marrocos, Mali, Zâmbia e Ilhas Camores.

No grupo B: Angola, Egito, África do Sul e Zimbabué.

No grupo C: Nigéria, Tanzânia, Tunísia e Uganda.

No grupo D: Benim, Botsuana, República Democrata do Congo e Senegal.

No grupo E: Argélia, Burquina Fasso, Guiné Equatorial e Sudão.

E, finalmente, no grupo F: Camarões, Costo do Marfim, Gabão e Moçambique.

O primeiro jogo coloca frente a frente Marrocos e Ilhas Comores, um confronto que se espera dominado pela equipa da casa (Marrocos), uma vez que é uma seleção que já fez mossa a muitas europeias, inclusive Portugal, e que quer demonstrar que também domina o continente africano.

Achraf Hakimi
Fonte: PSG

Além de Mo Salah (Liverpool, a jogar pelo Egito), há outros nomes que fazem desta edição do CAN uma das mais esperadas. Geny Catamo (Sporting) carrega o emblema de Moçambique, Zaidu (FC Porto) vai a jogo com a camisola da Nigéria, Hakimi (PSG) jogará pelo Marrocos, Bissouma (Tottenham) a favor do Mali, Bryan Mbeumo (Manchester United) pelos Camarões, Osimhen (Galatasaray) pela Nigéria, Chancel Mbemba (Lille, ex-jogador do FC Porto) pela República Dominicana do Congo, Sadio Mané (Al-Nassr) pelo Senegal, entre outros jogadores que se espalham por clubes internacionais e portugueses.

Os jogadores africanos a jogar fora do seu país de origem, em grandes ligas como a Premier League, a Ligue 1, Primeira Liga, entre outras, costumam representar bem aquilo que é a essência africana: agressividade, rapidez e sede de golo. Por isso espera-se grandes jogos, com muita competitividade, alguns golos, quiçá artísticos, como costumam ser os destas competições e a certeza de uma coisa: haverá novo campeão africano.

O facto de grande parte destes jogadores estarem atualmente a representar clubes muito diversos, contribuirá, certamente, para a diversidade tática que se espera das seleções. Muito estudo prévio, organização ofensiva e defensiva e um objetivo comum: marcar golo e sair vencedor. Mas esta organização nem sempre é fácil, como vemos frequentemente na Seleção Nacional que por vezes o maestro não consegue colocar a orquestra toda a tocar ao mesmo tempo. Faz parte, e será bonito de se ver.

Bryan Mbeumo Manchester United
Fonte: Manchester United

Será ainda importante referir que o CAN passará a realizar-se de quatro em quatro anos, a partir de 2028, tal como foi anunciado pelo Patrice Motsepe, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF). Segundo o dirigente, esta mudança prende-se com a vontade de reestruturar o futebol em África e ter um “calendário mais harmonizado com o resto do mundo”. Facto que pareceu agradar a todos os clubes lesados com esta edição a realizar-se a meio da maior parte das ligas.

Palpite de seleção vencedora: Marrocos.

O primeiro jogo é dia 21 de dezembro pelas 18h00, e a final está agendada para dia 18 de janeiro, às 20h00.

Francisca Marafona Graça
Francisca Marafona Graça
A Francisca apaixonou-se pela bola ainda antes de saber andar. Vive o desporto como quem joga de primeira e escreve como quem faz um passe em profundidade. Licenciada e mestre em jornalismo, vibra com uma boa tática — seja no relvado ou no papel.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.