Bayern Munique | Um gigante a adormecer?

    Numa época para esquecer no campeonato e na Taça da Alemanha, a Liga dos Campeões pode ser a salvação do clube bávaro.

    Não foi assim há tanto tempo que qualquer equipa que defrontasse o Bayern Munique, sabia que iria passar por um mau bocado. Antes mesmo de se iniciar a Bundesliga, já se sabia qual ia ser o desfecho, e assim foi durante 11 épocas consecutivas, com a região da Baviera sempre em festa. Na Alemanha, era o Bayern e o resto era paisagem. Mas todos os reinados têm um fim e Xabi Alonso foi o principal responsável por ter acabado com a hegemonia bávara, ao levar o Bayer Leverkusen a um título inédito na sua história, conquistado de forma brilhante e sem espinhas.

    Se há mérito do treinador espanhol e dos seus jogadores? Completamente. Mas o demérito do Bayern Munique não pode ser ignorado, que foi perdendo gás, jornada após jornada, e quando ainda faltam cinco jogos para o final do campeonato, os bávaros estão a 16 pontos dos novos campeões e com o segundo lugar em risco. Na Taça da Alemanha, e embora não estejam tão dominadores como foram na Bundesliga durante anos a fio, caíram com estrondo nos 16 avos-de-final perante um clube da terceira divisão. A única salvação possível de uma temporada para esquecer passa agora por vencer a Liga dos Campeões, mas a tarefa não se adivinha nada fácil, quando o adversário da meia-final se chama Real Madrid.

    Harry Kane a jogar pelo Bayern Munique
    Harry Kane é o melhor marcador da Bundesliga Fonte: FC Bayern

    A queda abrupta da formação orientada por Thomas Tuchel acentuou-se esta época, mas na anterior já se tinha começado a notar que o Bayern Munique já não era o bicho-papão que todos temiam. Habituados a ganhar o campeonato com larga vantagem sobre a concorrência, os bávaros conquistaram a última liga em igualdade pontual com o Borussia Dortmund. Esta temporada, Tuchel nunca conseguiu impor um estilo de jogo que enchesse o olho aos adeptos, e a irregularidade exibicional da equipa foi sempre uma constante. O Bayern até tem o melhor ataque da Bundesliga e o melhor marcador, mas golos nem sempre é sinónimo de triunfos, e as seis derrotas até ao momento na principal liga alemã é uma coisa pouco vista lá para aqueles lados.

    A perda de algumas referências ao longo do tempo, como Robert Lewandowski, Thiago Alcântara, entre outras, ajudam também a explicar o adormecer do gigante da Baviera, que não tem conseguido encontrar soluções à altura, sobretudo para substituir o agora avançado do Barcelona. Manuel Neuer e Thomas Muller são dos poucos sobreviventes dos anos dourados do Bayern Munique, mas a idade já não perdoa. Para os mais supersticiosos, há ainda a maldição Harry Kane, que apesar de ser o melhor marcador da equipa com 39 golos, não sabe ainda o que é levantar um troféu, e os seus 30 anos dizem que pode mesmo acabar a carreira sem um título coletivo para a amostra.

    Se o título deste artigo está com uma interrogação, é porque não podemos afirmar para já que o Bayern Munique esteja a entrar num período de seca de troféus. Nada disso. É muito cedo ainda para tirar essa conclusão, até porque estamos a falar do maior clube germânico, que pode perder um campeonato, mas logo a seguir vencer quatro ou cinco de forma consecutiva. Uma coisa é certa. Se vencer a Liga dos Campeões em Wembley no próximo dia 1 de junho, a cerveja vai ser tanta, que no dia a seguir ninguém se vai lembrar do que aconteceu a nível interno.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.