E o Galo cantou pela madrugada

    Está consumado o segundo título no Brasileirão para o Clube Atlético Mineiro. O Galo – carinhoso apelido por que é conhecido – logrou a liderança na classificação, fruto de uma campanha sólida e sem grandes sobressaltos.

    Foi a equipe mais regular durante a campanha; provando-o, sem sombra de dúvida, com a apresentação do maior número de vitórias (25, para já), do menor número de derrotas (apenas cinco), e da melhor defesa (somente 27 golos sofridos).

    Faz, deste modo, jus à velha máxima de que os ataques podem ganhar jogos, mas são as defesas, que, efetivamente, ganham campeonatos.

    O Atlético venceu muitas partidas pela margem mínima (13), é verdade. Mas venceu-as. Isso, para somar os três pontos, é mais que suficiente.

    Apesar de algumas escorregadelas, aqui e ali, conseguiu uma ótima série de 15 partidas sem conhecer o sabor da derrota, o que, no Campeonato Brasileiro de Futebol, significa amealhar pontos preciosos para se manter na frente. Depois… bom ,depois o Galão tomou conta da chácara e foi dono e senhor.

    A equipa – sapientemente orientada por Cuca (que já havia vencido uma Libertadores pelo Clube, em 2013) – funciona como um coletivo fortíssimo, de onde se destaca a segurança do guarda-redes Éverson, a experiência dos estrangeiros Mauro Zaracho, Nacho Fernández, Júnior Alonso, Jefferson Savarino, e Eduardo Vargas – e, já agora, do hispano-brasileiro Diego Costa; mas também dos brasileiros Réver, Keno, Arana, Rabello e Tchê Tchê.

    Mas a grande figura é o veterano Hulk, cujos 35 anos de idade não lhe parecem pesar nas pernas, apesar de ser um jogador fisicamente fortíssimo. Os 17 golos com a camisa alvinegra, ajudaram o Galão da Massa a cimentar o estatuto de campeão de Vera Cruz.

    É impressionante como, passados exatamente 50 anos, este título tem tantas similaridades com o primeiro conquistado pelo Atlético, quando corria o ano de 1971.

    O Brasil, como Portugal, estava mergulhado na sombra da ditadura, da qual Chico Buarque cantou que o dia seguinte seria outro. E foi, mas passados 15 anos… Depois disso, o Galo ainda esteve em várias finais do Campeonato Brasileiro – o modelo antigo era jogado por grupos e, depois, eliminatórias – mas nunca mais desfrutou da alegria do primeiro lugar.

    O Atlético, ao longo dos anos, ficaria conhecido como um Clube sem sorte, fruto de algumas injustiças arbitrais e protocolares. Mesmo assim, conseguiu vencer a Taça dos Libertadores da América, em 2013 – o maior troféu continental, como foi referido – e a Copa do Brasil, na temporada de 2014.

    Voltando ao presente, o modo como Hulk celebrou o segundo golo frente ao Fluminense foi a homenagem perfeita para Reinaldo (antiga glória dos Mineiros – que estava na bancada, diga-se).

    O punho erguido, tal como nos anos 70 em protesto contra a ditadura, demonstra não só carinho por um ídolo dos alvinegros de Belo Horizonte, mas, igualmente, uma consciência social que honra os pergaminhos do próprio Clube.

    Consubstanciando-se, o Galo de Minas Gerais, num clube da massa, operário, do povo.

    Hoje o Galo cantou de alegria. Soltou o grito de “Campeão!” entalado no gogó havia 50 anos.

    Quando, em 1908, um grupo de estudantes de classe média fundou o Clube Atlético Mineiro, estaria longe de imaginar que o Galo, seria, de facto, um Galão.

    Um Clube onde se sofre, mas onde a alegria de ser atleticano supera. O Alvinegro do Mineirão.

    O Campeão do Gelo. Canta, Galo! Canta! Todo o Brasil acordará ao som do teu canto imponente! De Minas Gerais para o mundo, o teu canto rejubilará! Parabéns, Galo forte e Vingador! Agora o teu povo já pode chorar… mas de alegria!

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Daniel Melo
    Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
    O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Liverpool quer 44 milhões de euros por Darwin Núñez

    Darwin Núñez vai deixar o Liverpool no final da temporada. Reds querem receber pelo menos 44 milhões de euros pelo avançado.

    Rio Ferdinand concorda com Peter Crouch quanto ao avançado ideal do Manchester United: «Esqueçam a capacidade do Delap»

    Rio Ferdinand vê em Victor Osimhen a escolha ideal para o Manchester United. Antigo defesa deu o seu ponto de vista.

    José Gomes e Marco Rose são alternativas a Vítor Bruno para assumir o Al Ahly

    Vítor Bruno é um dos favoritos a assumir o comando técnico do Al Ahly. Marco Rose e José Gomes também estão na lista egípcia.

    Federação Inglesa retira cartão vermelho a Evanilson: Ex-FC Porto viu castigo contra Ruben Amorim

    Evanilson levou cartão vermelho no Bournemouth x Manchester United. Federação Inglesa do Futebol retirou castigo.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica com mudança de última hora

    Vanessa Gomes foi integrada na equipa de arbitragem do Estoril Praia x Benfica. Árbitra substitui Hugo Coimbra no VAR.

    Luis Enrique sobre a lesão de Dembélé no Arsenal x PSG: «Não creio que seja nada grave»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Luis Enrique abordou a lesão de Dembélé.

    Vitinha foi o melhor em campo no Arsenal x PSG e entrega prémio a Donnarumma

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Vitinha foi eleito o melhor em campo.

    Mikel Arteta após Arsenal 0-1 PSG: «Temos de fazer algo especial em Paris»

    O Arsenal perdeu esta terça-feira com o PSG por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Mikel Arteta.

    Luis Enrique e o Arsenal x PSG: «0-1 é bom, mas tudo está no ar»

    O PSG venceu esta terça-feira o Arsenal por 1-0 na primeira mão das meias finais da Champions League. Eis a análise de Luis Enrique.

    Liverpool quer receber 50 a 55 milhões de euros por Diogo Jota

    Diogo Jota tem sido muito associado a uma saída do Liverpool. Reds querem 50 a 55 milhões de euros pelo internacional português.

    Tomás Araújo deve falhar Mundial de Clubes 2025: Eis o plano e o tempo de paragem previsto

    Tomás Araújo lida com uma situação de sobrecarga de jogos. Defesa do Benfica deve parar no final desta temporada.

    Anderlecht anuncia a contratação do jovem Mihajlo Cvetkovic

    O Anderlecht anunciou a contratação do jovem avançado sérvio Mihajlo Cvetkovic. O jogador de 18 anos chega ao clube belga oriundo do Cucaricki da Sérvia.

    Jason Kidd, lenda da NBA, entra no grupo de investidores do Everton

    Jason Kidd, lenda da NBA e atual treinador dos Dallas Mavericks, entrou no grupo de investidores que é dono do Everton.

    Moçambique anuncia Nadir Narotam como novo selecionador de futsal

    Moçambique anunciou Nadir Narotam como o novo selecionador nacional de futsal. O técnico de 40 anos irá acumular as funções de selecionador com as de treinador da Liga Desportiva de Maputo.