Franceses querem ajuste de contas | Barcelona x PSG

No dia 8 de março de 2017, aconteceu o impossível. O Barcelona virara uma eliminatória, que para muitos seria impossível, ao ganhar 6-1 em Camp Nou depois de uma derrota no Parc des Princes por 4-0. É um jogo que fica para história como uma das maiores expressões de esperança e transcendência. Uma figura muito importante desse dia foi Luis Enrique, na altura, treinador da formação catalã, atualmente, comanda os parisienses.

Hoje, o PSG continua a dominar internamente, como há sete anos (se bem que em 2016/17 o campeão francês foi o AS Monaco) e a ter ambições altas na Europa sem ter muitos resultados positivos por mostrar. Desde o “Desastre de Barcelona”, o PSG já conseguiu chegar à final (2019/20) e às meias-finais (2020/21), mas as duas últimas campanhas europeias acabaram cedo – oitavos-de-final. Depois das saídas de Lionel Messi e Neymar, tentaram uma nova abordagem com uma política de contratações menos “galáctica” e Luis Enrique a trazer uma metodologia de jogo mais vincada. Ao leme do técnico espanhol, há mais foco na manutenção da posse e no controlo do jogo com bola. No início da temporada, surgiram muitas críticas face às dificuldades na criação de oportunidades e à abordagem defensiva, mas justo será dizer que se tem notado uma evolução gradual com o treinador a mostrar capacidade de adaptação, visível na eliminatória com a Real Sociedad, com Luis Enrique a usar Ousmane Dembélé num meio-campo a 4 na segunda mão, depois do extremo ter sido solicitado como extremo-direito no primeiro jogo. Acima de tudo, esta época é marcada por uma maior valorização do coletivo.

Luis Enrique PSG
Fonte: Paris Saint-Germain FC

Apesar disso, a figura principal do clube é uma das melhores individualidades do mundo e se o PSG quer continuar a progredir na competição e, precisará de Kylian Mbappé em todos os jogos e esquecer a gestão de minutos presente nos jogos do campeonato. Mas não tem sido apenas Mbappé a brilhar. Vitinha foi desbloqueado por Luis Enrique e é peça fundamental no meio-campo. Já era conhecido pela sua capacidade na construção e criação, mas é algo desvalorizado no jogo sem bola. Tenaz, combativo, inteligente e eficiente apesar da sua constituição física. Warren Zaïre-Emery tem 18 anos, mas dispõe-se em campo como se tivesse 30. Maturidade, qualidade técnica e inteligência tática garantem-lhe a titularidade numa das melhores equipas do mundo. Gianluigi Donnarumma ficou marcado pelo erro em Madrid há dois anos que começou o descalabro e eventual eliminação parisiense, mas sempre foi confiável entre os postes e pode definir uma eliminatória numa competição com estas características – à semelhança de Courtois.

Já o Barcelona tem sofrido alguma turbulência esta época (mais nacionalmente do que na Liga dos Campeões). Os atuais campeões nacionais estão a oito pontos do rival da capital no campeonato e falharam os outros dois objetivos domésticos (Taça do Rei e Supercopa Espanhola). A Europa tem servido de escape, com a equipa a terminar em primeiro no seu grupo à frente do FC Porto e eliminando o Napoli na ronda mais recente. Mas, para surpresa de ninguém, as lesões têm sido peça-chave para uma época menos tranquila dos catalães e Xavi Hernández não tem contado com Pedri, Gavi, Frenkie de Jong, Alejandro Baldé e Andreas Christensen. Face a estas e a outras indisponibilidades, o clube tem olhado para a formação com alguns jovens a ganharem uma preponderância inesperada. Lamine Yamal (16 anos) e Pau Cubarsí (17 anos) são jogadores de afirmação imediata, a mostrarem que não jogam por necessidade, mas pela qualidade que exibem – autênticos talentos geracionais.

Pau Cubarsí a treinar pelo Barcelona
Fonte: FC Barcelona

Há um decréscimo evidente no jogo defensivo. Uma equipa que foi campeã pela segurança defensiva, de repente abre espaços entre linhas que antes não existiam. Isto é fruto da saída de jogadores importantes e o impacto (ou a falta dele) dos seus sucessores. Sergio Busquets que não teve um substituto à altura e as entradas de João Cancelo e de João Félix oferecem menos rigor na defesa.

Em casa, o PSG parte como favorito aproveitando um bom momento (27 jogos invencível) e tendo o jogador mais decisivo em campo. Esperam-se variações de 1-4-3-3 de ambas as partes com as características dos jogadores escolhidos a serem determinantes para a interpretação de cada posição. O Barcelona quererá levar a eliminatória viva para a Catalunha e para isso Xavi tem de traçar um bom plano para minimizar o impacto de Mbappé. Provavelmente, com Ronald Araújo ou Jules Koundé a fazer de lateral baixo para deixar o lado direito da defesa sempre protegido. Num contexto tão equilibrado, as individualidades podem fazer a diferença.

Nada ficará decidido na primeira mão, como o jogo de 8 de março de 2017 bem indica, mas olhando para a emparelhagem das meias-finais, ambas as equipas, em caso de apuramento, evitam os quatro “tubarões” na próxima fase, e isso será motivante para ambas aspirarem a levantar o título em Wembley.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica deu resposta à nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglo em 30 minutos

O Benfica rejeitou a nova proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu. O clube turco tinha feito uma oferta inferior à anterior pelo avançado dos encarnados.

Final de mercado promete ser em grande: eis as ‘novelas’ que devem marcar as últimas semanas da janela em Portugal

O mercado de transferências está a entrar nas últimas semanas e ainda devem existir várias entradas e saídas de jogadores. A situação em Portugal não é exceção, já que existem equipas em busca novos elementos e de fazerem vendas.

Al Gharafa de Pedro Martins vence na primeira jornada da Liga do Catar

O Al Gharafa bateu o Umm-Salal por quatro bolas a duas durante esta sexta-feira, num encontro da primeira jornada da Liga do Catar. Pedro Martins é o técnico da equipa que atuou em casa.

Villarreal ‘azeda’ o regresso do Real Oviedo à La Liga

O Villarreal recebeu e venceu o Real Oviedo por duas bolas a zero, num encontro da primeira jornada da La Liga. A partida foi realizada durante a noite desta sexta-feira, no El Madrigal.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage alvo de processo disciplinar depois de queixa do Sporting

Bruno Lage foi alvo de um processo disciplinar por parte da Federação Portuguesa de Futebol, consequência da queixa do Sporting. O técnico está a ser acusado de ter insultado Fábio Veríssimo, árbitro da Supertaça de Portugal.

Rennes bate Marselha para a Ligue 1

O Rennes recebeu e venceu o Marselha por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Ligue 1.. Este foi o primeiro jogo da presente temporada e realizou-se esta sexta-feira.

Galatasaray só sabe vencer na Liga Turca

O Galatasaray recebeu e venceu o Karagumruk por três bolas a zero, em jogo da segunda jornada da Liga Turca. Não houve qualquer português inscrito na ficha de jogo desta partida.