Liga dos Campeões | 5 campanhas surpreendentes

5. Fenerbahçe SK (2007/2008) – Sangue turco com toque sul-americano

Um dos três gigantes turcos, o Fenerbahçe sempre gozou de alguma boa reputação na Europa. Mas a verdade é que as 18 participações que soma na prova máxima do futebol europeu não estão recheadas de sucesso.

Desde que a fase de grupos foi incluída no formato da Liga dos Campeões, a equipa de Istambul só seguiu em frente numa ocasião, em 2007/2008. Zico era o treinador e brilharam nomes como Demirel, Diego Lugano, Alex, Semih Senturk, Deivid ou… Roberto Carlos.

Na fase de grupos, os turcos terminaram no segundo lugar, com 11 pontos, atrás do favorito FC Internazionale Milano e à frente do PSV Eindhoven e do CSKA Moscovo. O resultado mais surpreendente veio logo na primeira jornada, quando um golo de Deivid foi suficiente para derrotar o campeão italiano em título.

O duelo frente ao Sevilla FC, nos oitavos, foi um dos mais espetaculares da história da competição. Em Istambul, a equipa da casa venceu por 3-2 e na segunda mão, os sevilhanos responderam da mesma moeda. Um agregado de 5-5, que levou o jogo até prolongamento e penáltis. Aí, de novo 3-2, favor dos turcos.

Nos quartos de final da Liga dos Campeões, o Chelesa FC levou a melhor, mas o Fenerbahçe vendeu cara a derrota. Mais uma vez com o fator casa a seu favor, os homens treinados por Zico venceram por 2-1. Deivid marcou na própria baliza aos 13’, mas corrigiu o erro aos 81’, dando a vitória ao Fenerbahçe depois de Kazim Kazim ter empato o jogo aos 65’. Em Londres, o 2-0 a favor do Chelsea ditou um afastamento honroso.

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: José Mourinho é o novo treinador do Benfica

José Mourinho é o novo treinador do Benfica. O técnico português de 62 anos assinou contrato até junho de 2027.

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.