📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga dos Campeões: Não foi na toca do lobo que o United caiu…

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Manchester United está fora da Liga dos Campeões! Depois da eliminação na taça da liga inglesa, a turma de Van Gaal não conseguiu bater os alemães do Wolfsburgo e, dada a vitória caseira do PSV, foram relegados para o terceiro lugar do grupo B e estão, consequentemente, fora da próxima fase da liga milionária.

Era algo que já se adivinhava. O United ia decidir o apuramento em casa de um Wolsburgo em boa forma e a precisar de vencer. Os ingleses entraram com um onze bastante ofensivo (com Mata, Memphis, Martial e Lingard) e até marcaram primeiro, por intermédio de Anthony Martial, aos 10 minutos. Mas os “Lobos” responderam de forma quase imediata e bastaram 3 minutos para que Naldo (completamente sozinho na grande área), depois de um livre cobrado por Rodríguez, igualasse a partida. O Wolfsburgo continuou a carregar e, aos 29 minutos, numa brilhante jogada coletiva, finalizada pelo português Vieirinha, chegou à vantagem.

A partir daí o jogo abrandou, a equipa comandada pelo antigo selecionador holandês mostrava grandes dificuldades nas transições defensivas e o Wolfsburgo foi controlando a vantagem. Aos 82’, num canto apontado por Blind, Guilavogui tenta afastar e acaba por colocar o esférico dentro da própria baliza. No entanto, e ainda os adeptos do United estavam a festejar (o PSV estava empatado e este resultado permitia a qualificação ao United), já o Wolfsburgo restituía a vantagem. Novamente de bola parada, Naldo bisa na partida. Pouco tempo depois, o PSV marcou e selou a eliminação dos reds.

A realidade é que não foi na Volkswagen Arena que o United comprometeu o apuramento, mas sim nas duas partidas frente aos holandeses. A derrota em Eindhoven e o empate caseiro contra aquela que era, juntamente com o CSKA, a pior equipa do grupo, colocavam o United com apenas um ponto de vantagem sobre o terceiro classificado. O PSV, perante a possibilidade de passar (mediante um mau resultado dos ingleses no campo mais difícil do grupo) e a jogar em casa, não desperdiçou e bateu os russos que haviam eliminado o Sporting nos play-offs.

aa
O central do Wolfsbrugo, Naldo, bisou em dois lances de bola parada
Fonte: VFL Wolfsburg

Continua, assim, o mau momento de forma dos red devils, que nos últimos 13 encontros só venceram 4 e foram eliminados de duas competições. Esta série de maus resultados deve-se, essencialmente, à falta de capacidade ofensiva demonstrada pela equipa – só marcaram em 7 destes últimos 13 jogos –, muito por culpa do sistema de Van Gaal. O treinador holandês, em prol da segurança defensiva, tem comprometido no setor contrário. A equipa joga muito recuada e com os setores bastante afastados, o que dificulta as transições. A juntar a isso, Rooney, Depay e Schweinsteiger têm estado claramente em sub-rendimento, principalmente os dois primeiros. O extremo, que até começou bem a época, caiu a pique e neste momento nada lhe sai bem, parece um jogador a menos. Com Lingard, que já vai sendo bastante utilizado, Pereira e Young à espreita por um lugar no onze, o holandês está longe de ser um indiscutível.

Por outro lado, o avançado da seleção inglesa vem confirmando as críticas de que tem sido alvo – já desde o ano passado – em Inglaterra. Wayne Rooney está lento, sem ideias, sem brilhantismo, e longe do Rooney dos tempos de Ferguson, que tantas alegrias dava aos adeptos do United.

De facto, quem tem salvado este United tem sido a defesa, principalmente Chris Smalling, que tem estado em grande forma esta época. O central assumiu-se como patrão da defesa dos reds (embora muito longe de Ferdinand e Vidiç) e tem ajudado a equipa a manter um excelente registo defensivo (10 golos sofridos na liga) – o melhor do campeonato.

No entanto, este United joga muito pouco futebol e, assim, apesar de estar a apenas 3 pontos da liderança, dificilmente será campeão. Louis Van Gaal precisa de tomar as rédeas e colocar o imenso talento que tem à sua disposição a vencer, e a vencer bem, porque não se espera menos daquele que é, certamente, o maior clube inglês da atualidade.

Foto de Capa: Manchester United FC

Afonso Pais
Afonso Paishttp://www.bolanarede.pt
O interesse pelo futebol surgiu já tarde, por volta dos 11 anos, mas a paixão pelo desporto rei é enorme. Em Portugal, o seu clube do coração é o Sporting Clube de Portugal. Lá fora, e pelo enorme interesse que tem na Premier League, o Chelsea FC é a equipa que apoia, pela qual também sofre e rejubila.                                                                                                                                                 O Afonso escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: médio não vai estar presente na partida frente ao Moreirense

Tomás Pérez não entra nas contas do encontro do FC Porto frente ao Moreirense, jogo da nona jornada da Primeira Liga.

Benfica divulga plano de antevisão ao jogo frente ao Tondela

O Benfica vai a jogo na quarta-feira frente ao Tondela, num encontro válido pelos quartos de final da Taça da Liga.

Atenção, Benfica: estrela do Nápoles não joga mais em 2025

Kevin De Bruyne vai estar algumas semanas fora de competição. O médio belga sofreu uma rotura muscular.

Luís Filipe Vieira fecha a porta a um apoio a Rui Costa

Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes. Luís Filipe Vieira não vai apoiar nenhum dos candidatos.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Kevin De Bruyne lesiona-se com gravidade

Kevin De Bruyne estará fora nos próximos tempos, devido a grave lesão. Nápoles jogará com o Benfica em dezembro.

À atenção do Sporting: Juventus despede mesmo Igor Tudor

A Juventus despediu Igor Tudor do comando técnico, dias antes de jogar com o Sporting. Massimo Brambilla é o treinador interino.

Eleições no Benfica – Um recorde e uma segunda volta anunciada

Rui Costa ou João Noronha Lopes, qual deles vai ser o novo número um do Sport Lisboa e Benfica a partir de dia 8?