Liga dos Campeões: Não foi na toca do lobo que o United caiu…

internacional cabeçalho

O Manchester United está fora da Liga dos Campeões! Depois da eliminação na taça da liga inglesa, a turma de Van Gaal não conseguiu bater os alemães do Wolfsburgo e, dada a vitória caseira do PSV, foram relegados para o terceiro lugar do grupo B e estão, consequentemente, fora da próxima fase da liga milionária.

Era algo que já se adivinhava. O United ia decidir o apuramento em casa de um Wolsburgo em boa forma e a precisar de vencer. Os ingleses entraram com um onze bastante ofensivo (com Mata, Memphis, Martial e Lingard) e até marcaram primeiro, por intermédio de Anthony Martial, aos 10 minutos. Mas os “Lobos” responderam de forma quase imediata e bastaram 3 minutos para que Naldo (completamente sozinho na grande área), depois de um livre cobrado por Rodríguez, igualasse a partida. O Wolfsburgo continuou a carregar e, aos 29 minutos, numa brilhante jogada coletiva, finalizada pelo português Vieirinha, chegou à vantagem.

A partir daí o jogo abrandou, a equipa comandada pelo antigo selecionador holandês mostrava grandes dificuldades nas transições defensivas e o Wolfsburgo foi controlando a vantagem. Aos 82’, num canto apontado por Blind, Guilavogui tenta afastar e acaba por colocar o esférico dentro da própria baliza. No entanto, e ainda os adeptos do United estavam a festejar (o PSV estava empatado e este resultado permitia a qualificação ao United), já o Wolfsburgo restituía a vantagem. Novamente de bola parada, Naldo bisa na partida. Pouco tempo depois, o PSV marcou e selou a eliminação dos reds.

A realidade é que não foi na Volkswagen Arena que o United comprometeu o apuramento, mas sim nas duas partidas frente aos holandeses. A derrota em Eindhoven e o empate caseiro contra aquela que era, juntamente com o CSKA, a pior equipa do grupo, colocavam o United com apenas um ponto de vantagem sobre o terceiro classificado. O PSV, perante a possibilidade de passar (mediante um mau resultado dos ingleses no campo mais difícil do grupo) e a jogar em casa, não desperdiçou e bateu os russos que haviam eliminado o Sporting nos play-offs.

aa
O central do Wolfsbrugo, Naldo, bisou em dois lances de bola parada
Fonte: VFL Wolfsburg

Continua, assim, o mau momento de forma dos red devils, que nos últimos 13 encontros só venceram 4 e foram eliminados de duas competições. Esta série de maus resultados deve-se, essencialmente, à falta de capacidade ofensiva demonstrada pela equipa – só marcaram em 7 destes últimos 13 jogos –, muito por culpa do sistema de Van Gaal. O treinador holandês, em prol da segurança defensiva, tem comprometido no setor contrário. A equipa joga muito recuada e com os setores bastante afastados, o que dificulta as transições. A juntar a isso, Rooney, Depay e Schweinsteiger têm estado claramente em sub-rendimento, principalmente os dois primeiros. O extremo, que até começou bem a época, caiu a pique e neste momento nada lhe sai bem, parece um jogador a menos. Com Lingard, que já vai sendo bastante utilizado, Pereira e Young à espreita por um lugar no onze, o holandês está longe de ser um indiscutível.

Por outro lado, o avançado da seleção inglesa vem confirmando as críticas de que tem sido alvo – já desde o ano passado – em Inglaterra. Wayne Rooney está lento, sem ideias, sem brilhantismo, e longe do Rooney dos tempos de Ferguson, que tantas alegrias dava aos adeptos do United.

De facto, quem tem salvado este United tem sido a defesa, principalmente Chris Smalling, que tem estado em grande forma esta época. O central assumiu-se como patrão da defesa dos reds (embora muito longe de Ferdinand e Vidiç) e tem ajudado a equipa a manter um excelente registo defensivo (10 golos sofridos na liga) – o melhor do campeonato.

No entanto, este United joga muito pouco futebol e, assim, apesar de estar a apenas 3 pontos da liderança, dificilmente será campeão. Louis Van Gaal precisa de tomar as rédeas e colocar o imenso talento que tem à sua disposição a vencer, e a vencer bem, porque não se espera menos daquele que é, certamente, o maior clube inglês da atualidade.

Foto de Capa: Manchester United FC

Afonso Pais
Afonso Paishttp://www.bolanarede.pt
O interesse pelo futebol surgiu já tarde, por volta dos 11 anos, mas a paixão pelo desporto rei é enorme. Em Portugal, o seu clube do coração é o Sporting Clube de Portugal. Lá fora, e pelo enorme interesse que tem na Premier League, o Chelsea FC é a equipa que apoia, pela qual também sofre e rejubila.                                                                                                                                                 O Afonso escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto oficializa negociações para o despedimento de Martín Anselmi

Martín Anselmi vai mesmo deixar o FC Porto. Os dragões confirmaram negociações para o despedimento do treinador argentino.

2 dias, 5 reforços: o balanço do Torreense em 48 horas agitadas no mercado

O Torreense fechou cinco contratações nas últimas 48 horas (nem tanto). David Bruno, Alejandro Alfaro, Aritz Muguruza, Arnau Casas e Chumbinho no clube.

Afonso Rodrigues deixa o Famalicão em definitivo e é o 1º reforço do Tondela

Afonso Rodrigues foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo português é o primeiro reforço de Ivo Vieira.

Yassin Oukili é reforço do Casa Pia

Yassin Oukili foi oficializado como novo jogador do Casa Pia. O médio de 24 anos chega a Portugal proveniente dos Países Baixos.

PUB

Mais Artigos Populares

Douglas Borel reforça o Santa Clara até 2028

Douglas Borel é reforço confirmado do Santa Clara. O lateral direito brasileiro assinou contrato até 2028 com os açorianos.

Benfica lança ataque à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins: «Ficaram inexplicavelmente de fora»

O Benfica emitiu um comunicado a mostrar-se perplexo em relação à convocatória de Portugal para o Euro de Hóquei em Patins.

FC Porto despede-se de Fábio Vieira e confirma regresso do médio ao Arsenal

Fábio Vieira está de volta ao Arsenal após empréstimo ao FC Porto. Dragões já se despediram do médio português.