Club Atlético de Madrid 1-0 Real Madrid CF: Atlético aproveita-se de Real em modo gestão

- Advertisement -

A CRÓNICA: COLCHONEROS COM PÉ E MEIO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES

A contar para a 35ª jornada da Liga Espanhola, o Club Atlético de Madrid recebia, no Wanda Metropolitano, o Real Madrid CF, num dos dérbis mais quentes da Europa. A equipa da casa entrava em campo com a boa noticia de que os seus principais rivais na luta pelo acesso à liga dos campeões tinham escorregado (Sevilha empatou, Bétis e Real Sociedad perderam). Já o Real Madrid depois de uma eliminatória esgotante contra o Manchester City FC, chegava a este jogo com o campeonato “no bolso” e com a missão de fazer descansar alguns jogadores.

Na 1ª parte, estas alterações dos Blancos fizeram-se sentir, resultando num domínio dos comandados por Simeone durante a totalidade da primeira metade. Um Atlético que procurava o golo de forma rápida e direta, e onde se iam destacando Yannick Ferreira Carrasco (uma autêntica dor de cabeça para Lucas Vázquez), autor do golo aos 40 minutos, através de uma grande penalidade, e Kondogbia, um verdadeiro “polvo” no meio-campo dos Colchoneros. Do lado do Real Madrid ia-se sentindo a falta de rotina de alguns jogadores e o cansaço de outros, resultando numa 1ª parte quase inexistente em termos ofensivos.

A 2ª parte pode ser dividida em duas metades. Nos primeiros 20/25 minutos o jogo foi uma cópia da 1ª parte, com um Real Madrid em gestão e sem a pressão de ter que ganhar a partida e um Atlético que procurou aumentar a vantagem, garantindo assim os importantes 3 pontos. A partir daí, e com a entrada de alguns jogadores chave lançados por Carlo Ancelotti, como Modric, Mendy, Vini Jr. ou Valverde, o jogo foi equilibrando e passou a existir várias oportunidades de golo para ambas as equipas. No cômputo geral, os “colchoneros” foram melhores que os Blancos e saíram uns justos vencedores do “Él Derbi”.

 

A FIGURA

Yannick Ferreira Carrasco – Fez da vida dos defesas do Real Madrid um autêntico inferno, principalmente na primeira parte. Sempre muito irreverente e sem medo, foi sem dúvida a principal arma ofensiva de Simeone.

 

O FORA DE JOGO

Luka Jovic – Pouco se viu do avançado sérvio que teve a dura missão de substituir Karim Benzema. Uma noite onde foi notória a falta de entrosamento com a equipa, e que reforça a falta de um avançado Blanco capaz de substituir o francês.

 

ANÁLISE TÁTICA – CLUB ATLÉTICO DE MADRID

Os comandados por Diego Simeone entraram em campo num 4-4-2, e com um objetivo muito claro: vencer o jogo. Com Correa e Matheus Cunha como referências ofensivas muito móveis e velozes, o Atlético optou por pressionar alto o Real Madrid recuperando muitas vezes a bola no meio-campo adversário e lançando rapidamente essas mesmas referências, às quais se juntavam Carrasco e Marcos Llorente. Sempre com os olhos na baliza contrária, os colchoneros tentavam chegar ao golo de forma direta e rápida, ao contrário dos atuais campeões espanhóis.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

J. Oblak (7)

Vrsaljko (5)

Savic (6)

Gimenez (5)

Reinildo (5)

M. Llorente (6)

Koke (6)

Kondogbia (8)

Carrasco (7)

A. Correa (5)

M. Cunha (6)

SUBS. UTILIZADOS

Griezmann (5)

Felipe (-)

Rodrigo De Paul (-)

Renan Lodi (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL MADRID CF

O Real Madrid entrou para este jogo sem pressão nenhuma e isso foi notório, desde a forma de jogar, até aos risos entre alguns jogadores e membros da equipa técnica mesmo estando a perder. Carlo Ancelotti escalou o seu típico 4-3-3, com bastantes mudanças o que alterou grande parte das dinâmicas que a equipa costuma ter. Os Blancosmantiveram-se iguais a si próprios no momento de construção, querendo sair sempre a jogar em posse desde o guarda-redes, o que tornou mais fácil a pressão do Atlético. A partir do momento em que alguns dos jogadores chave entraram em campo, a equipa começou a funcionar melhor e acabou mesmo a partida a encostar os Colchoneros às cordas.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

A. Lunin (6)

L. Vazquez (5)

Eder Militão (5)

J. Vallejo (5)

N. Fernandez (6)

Casemiro (5)

Toni Kroos (5)

E. Camavinga (5)

Rodrygo (5)

Luka Jovic (4)

Marco Asensio (6)

SUBS. UTILIZADOS

Fede Valverde (6)

Vinicius Jr. (6)

Luka Modric (6)

F. Mendy (5)

 

Rescaldo da opinião de Renato Soares.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Claque do FC Porto provoca Benfica e Rui Costa com tarja: «Guinness confirmou o zelo»

A claque do FC Porto deixou uma provocação contra o Benfica e Rui Costa. Os adeptos dos azuis e brancos deixaram mensagem contra o clube encarnado através de uma tarja.

Parma vai voltar a avançar por Andreas Schjelderup nesta quinta-feira

O Parma está determinado em garantir a contratação de Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês do Benfica.

Francesco Farioli com elogio curioso a Samu: «Chamei-o de Francesco Totti porque fez uns passes que me lembraram da lenda italiana»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Por vezes é subestimado»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli volta a elogiar José Mourinho: «É uma referência pelo trabalho defensivo, mas também pela forma como mudou várias equipas na metodologia e...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Francesco Farioli aborda transferência do estágio no Algarve para o FC Porto x Benfica e agradece: «A atmosfera no fim do jogo não é...

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto sobre o Benfica. Dragões seguem em frente na Taça de Portugal.

Carlos Vicens analisa eliminação do Braga frente ao Fafe da Taça de Portugal: «Não estivemos à altura»

Carlos Vicens falou após a eliminação do Braga frente ao Fafe, nos quartos de final da Taça de Portugal. O técnico espanhol deixou críticas à equipa.