Em casa é que que se está bem

Bem podia ser uma alusão ao frio que se faz sentir em Portugal – em especial no norte do país, mas não. Refiro-me, isso sim, à prestação do Athletic club de Bilbao na Liga Espanhola na temporada 2013/2014.

Na verdade, o novo estádio do Athletic Bilbao – San Mamés – tem-se revelado uma verdadeira muralha para os adversários: Os bascos têm 7 vitórias e 2 empates nos 9 jogos realizados para a Liga BBVA. Com a vitória desta noite frente ao Rayo Vallecano, os bascos perfazem um total de 17 golos marcados e apenas 8 sofridos em casa, é fácil perceber a razão do Athletic se encontrar atualmente na 4a posição com 33 pontos – somente a 5 pontos do Real Madrid de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale (os merengues têm, contudo, um jogo a menos).

Mas há ainda mais mérito no trabalho deste histórico clube basco ao verificarmos que todos os 25 jogadores que compõem o plantel são espanhóis – quase todos nascidos no país basco -, sem exceção.

Essa é, aliás, uma das filosofias do clube, que tem no seu historial 8 Ligas de Espanha, 23 Copas Del Rey e uma Supercopa de Espanha.

O futebol dos bascos é frio e agressivo. Apoiado numa estrutura sólida e onde impera uma constante disponibilidade para ajudar o companheiro mais próximo, o Athletic evidencia uma grande propensão ofensiva nos jogos em casa, optando nos jogos fora por uma tática de maior contenção.

O canto do cisne no San Mamés aconteceu no dia 1 de dezembro frente ao Barcelona: ao minuto 70, o avançado de 21 anos Iker Muniain marcava o golo da vitória dos bascos e confirmava a primeira derrota dos catalães na presente época.

O Athletic levou a melhor sobre o Barcelona Fonte: http://a.espncdn.com
O Athletic levou a melhor sobre o Barcelona
Fonte: http://a.espncdn.com

Muito do mérito deste magnífico início de época deve-se ao experiente treinador Ernesto Valverde – que sucedeu ao carismático Marcelo Bielsa. O técnico espanhol teve passagens por Espanhol, Valência, Olympiacos e Villarreal, onde acumulou uma vasta experiência. Curiosamente, Valverde foi jogador do Athletic durante 6 épocas (de 1990 a 1996), o que demonstra uma clara perceção das ideologias e da responsabilidade de representar o clube basco.

É necessário sublinhar que o Athletic perdeu no verão passado a sua maior figura dos últimos anos: Fernando Llorente, que se transferiu a custo zero para a Juventus. O goleador espanhol de 28 anos estava no clube desde 1996 (!), isto é. 18 temporadas a servir o clube (desde os escalões de formação).

Quanto ao Athletic club de Bilbao, resta saber se esta invencibilidade em casa se vai tornar uma tradição para ao resto da época. O próximo jogo no San Mames é no dia 12 de Janeiro de 2014 frente ao Almería. Em caso de vitória, os adeptos do Athletic podem começar a sonhar com um lugar europeu. E bem merecem.

Subscreve!

Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira contrata médio que já passou pelo Benfica e Estrela Amadora

O Alanyaspor de João Pereira oficializou a contratação de Maestro. Médio angolano troca de clube na Turquia e assina até 2029.

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab

Imanol Alguacil é o novo treinador do Al Shabab. Técnico espanhol deixou esta temporada a Real Sociedad e tem agora novo clube.

Há novo médio no AC Milan: Samuele Ricci oficializado

O AC Milan anunciou a contratação de Samuele Ricci. Médio italiano de 23 anos assinou por quatro temporadas até 2029.

Volte-face: Nico Williams continua no Athletic e renova até 2035

Nico Williams continua no Athletic Club após ser muito associado ao Barcelona. Avançado espanhol renova até 2035.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga recebe proposta de 1 milhão de euros por lateral

O Samsunspor está interessado numa possível contratação de Joe Mendes. Turcos oferecem 1 milhão de euros ao Braga.

Gil Vicente pretende guarda-redes e há um nome a ser associado

O Gil Vicente está em busca de um novo guarda-redes para preencher o seu plantel. Dani Figueira é o alvo.

Sporting B com reforços de peso nos treinos

O Sporting B vai contar com Rafael Pontelo e Mateo Tanlongo nos trabalhos de pré-temporada. Os jogadores ainda podem sair.