Leicester City FC 4-0 SC Braga: Nada correu bem no regresso de Carvalhal aos palcos ingleses

- Advertisement -

A CRÓNICA: SC BRAGA DESCARRILOU NO SEGUNDO TEMPO 

Em solo inglês, o SC Braga procurava isolar-se na liderança do grupo G da Liga Europa e, com isso, carimbar o sétimo triunfo consecutivo. Mas nada disso aconteceu… O Leicester City FC foi mais forte (principalmente no segundo tempo) e acabou por golear por 4-0 a formação de Carlos Carvalhal, cujo regresso do treinador aos palcos de Inglaterra não correu nada bem. 

Num início de jogo algo morno em que as equipas aproveitaram para se adaptar e organizar, foi preciso esperar pelo minuto 20 para que aparecesse a primeira oportunidade do encontro…e logo com um extremo nível de eficácia. Iheanacho aproveitou uma desorganização defensiva do Braga, combinou bem com Maddison e tratou de inaugurar o marcador. A equipa de Carlos Carvalhal não baixou os braços e tentou responder logo a seguir, envolvendo sempre várias peças nas transições ofensivas – embora a melhor ocasião tenha nascido apenas de um canto, com um cabeceamento de Bruno Viana à figura. Do outro lado, Maddison ainda testou as luvas de Matheus à beira do intervalo. 

O segundo tempo não poderia ter começado pior para o SC Braga. Logo a abrir, um remate de fora da área de Iheanacho sofreu um desvio em Bruno Viana e Matheus não evitou que o Leicester ampliasse a vantagem. E se é verdade que os ingleses tiveram duas grandes ocasiões para fazer o terceiro (muito por culpa da passividade da defensiva bracarense), também os arsenalistas estiveram muito perto de reduzir com um remate de Abel Ruiz à malha lateral. 

Certo é que desde então…só deu Leicester. A equipa de Carlos Carvalhal foi falhando muitos passesnunca conseguiu estabilizar (nem mesmo com as substituições) e sucederam-se diversas oportunidades junto à baliza de Matheus. O recém-entrado Praet aumentou a vantagem para 3-0 (aproveitando um remate torto de Iheanacho) e Maddison, que já tinha ameaçado na primeira parte, assinou o quarto golo da equipa da Brendan Rodgers. Tudo descarrilou… O Leicester soma agora nove pontos na liderança do grupo, ao passo que o Braga mantém os mesmos seis na segunda posição.

A FIGURA

Kelechi Iheanacho – Não se destacou só pelos dois golos (e uma assistência) – o primeiro tento numa combinação muito inteligente com Maddison e o segundo alcançado com muita sorte –, mas também pelo contributo para outras iniciativas de ataque da sua equipa, até mesmo a partir de trás. A inevitável referência Vardy nem sequer saiu do banco, mas não se pode dizer que não tenha tido um substituto à altura.

O FORA DE JOGO

Defesa do SC Braga – Claramente um dia “não!” para o setor defensivo dos bracarenses. Começou no golo inaugural do encontro e foi descarrilando ao longo de todos os momentos ofensivos do adversário na segunda metade da partida.Falhas de concentração, de marcação e até de comunicação foram fatais e o desfecho do encontro…foi mesmo uma goleada.

ANÁLISE TÁTICA – LEICESTER CITY FC

BrendanRodgers voltou a alinhar a sua equipa no já habitual 3-4-2-1, com quatro alterações em relação ao “onze” apresentado na goleada ao Leeds United FC. A maior novidade foi mesmo a ausência de Vardy, ficando Iheanacho na posição mais adiantada do terreno…e com resultados práticos! Quanto ao jogo em si, os foxessouberam condicionar o jogo ofensivo do adversário (os blocos intermédio e defensivo imperaram bem no primeiro tempo) e, principalmente na segunda parte, dispuseram de várias oportunidades para marcar, ainda que, para isso, muito tivesse contribuído a linha defensiva do Braga. Mérito para quem tanto atacou, demérito para quem não defendeu nada bem.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Kasper Schmeichel (6)

Christian Fuchs (7)

Wesley Fofana (6)

James Justin (7)

Luke Thomas (6)

Marc Albrighton (5)

Youri Tielemans (7)

Hamza Choudhury (6)

Cengiz Under (7)

James Maddison (8)

Kelechi Iheanacho (9)

 

SUBS UTILIZADOS

Wes Morgan (6)

Dennis Praet (7)

Harvey Barnes (5)

Ayoze Pérez (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – SC BRAGA

Face à ausência de Ricardo HortaAbel Ruiz foi o escolhido para fazer dupla com Paulinho, num “onze” que contou com cinco alterações em relação ao jogo anterior. A construir em 3-5-2, o Braga apostou na exploração pelos francos, projetando Galeno e Ricardo Esgaio – este último com missão defensiva mais intensa na hora de recuar.Após uma primeira parte com apenas um remate enquadrado com a baliza, o Braga até entrou no segundo tempo a pressionar bastante (coisa que não tinha acontecido antes), mas foi sol de pouca dura – lance do segundo golo mexeu bastante com a moral da equipa portuguesa, que nem sequer conseguiu rematar à baliza na segunda parte. Erros atrás de erros…

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Matheus (5)

Raúl Silva (4)

David Carmo (5)

Bruno Viana (4)

Ricardo Esgaio (5)

Al Musrati (6)

João Novais (6)

André Horta (5)

Wanderson Galeno (5)

Abel Ruiz (6)

Paulinho (6)

 

SUBS UTILIZADOS

Guilherme Schettine (6)

Iuri Medeiros (5)

André Castro (5)

Francisco Moura  (5)

Nicolás Gaitán (5)

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora.

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.