Rooney: ser bom pode afastar-te do topo

Cabeçalho Liga Inglesa

Wayne Rooney despediu-se do Manchester United para regressar ao Everton, clube onde se formou, e o mundo do futebol não se espantou – mas devia.

O internacional inglês foi contratado pelos red devils com apenas 18 anos, depois de se ter destacado no Euro 2004, realizado em Portugal. Chegou ao United e no primeiro jogo, impôs-se: hat-trick e o «Teatro dos Sonhos» a suspirar por mais.

A verdade é que Rooney fez mesmo de Old Trafford a sua casa e conquistou o seu espaço na equipa, de tal maneira que Alex Ferguson começou a ver no inglês um polivalente capaz de fazer mais do que uma posição com qualidade.

Com isto, o jogador formado no Everton foi-se afastando da sua posição natural (a de avançado) e deixou de ser um jogador de top mundial a jogar perto de baliza, para ser um jogador muito bom a desempenhar vários papéis.

A dada altura, Rooney deu a entender que podia entrar na luta pela Bola de Ouro, já naquela altura disputada pelos dois «ET’s» de hoje, e foi insistentemente associado ao Real Madrid, apesar de esse «namoro» nunca se ter concretizado.

O jogador inglês continuou a ter papel de destaque com Alex Ferguson, até que Fergie se reformou e David Moyes assumiu o comando técnico do United.

Com a saída de Ferguson deu-se a queda dos red devils e, consequentemente, a queda de Rooney. Van Gaal foi o senhor que se seguiu e Moyes e o avançado continuou a ver diminuída a sua preponderância no plantel, até chegar a José Mourinho, que construiu uma equipa à volta de Zlatan Ibrahimovic e regelou Rooney, quase sempre, para o banco de suplentes.

O que fica é que o agora jogador do Everton, a dada da carreira e por ser tão completo, começou a ser utilizado em várias posições para «tapar» e perdeu preponderância na posição onde era, realmente, de classe mundial. Perdeu Rooney e perdeu o futebol.

Agora, no Everton, vai tentar terminar a carreira da melhor maneira possível.

Foto de Capa:

Artigo revisto por: Pedro Couto

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Belenenses oficializa contratação de Jorge Teixeira

Jorge Teixeira foi oficializado como o novo reforço do Belenenses. O defesa central de 38 anos estava no AVS.

Ronaldo Tavares e Fabrício Isidoro oficializados no Athletic-MG de Rui Duarte

O Athletic-MG anunciou as contratações de Ronaldo Tavares e Fabrício Isidoro. Ambos os jogadores vão ser treinados por Rui Duarte no clube brasileiro.

Leeds oficializa a contratação de Lukas Nmecha

O Leeds anunciou a contratação de Lukas Nmecha. O avançado de 26 anos chega a custo zero ao clube inglês.

Luís Boa Morte de saída da seleção da Guiné-Bissau

Luís Boa Morte deixou o comando técnico da seleção da Guiné-Bissau. A decisão foi tomada por acordo entre as partes.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Silva pode deixar Vitória SC: Há pretendentes no estrangeiro

Tiago Silva pode deixar o Vitória SC neste mercado de verão. Pretendido na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Sporting quer fechar renovações de Pote e Francisco Trincão nos próximos dias

O Sporting está a trabalhar nas renovações de contrato de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão. Leões mais perto.

Rafael Barbosa próximo de reforçar o AVS SAD

Rafael Barbosa chegou a acordo com o AVS SAD para um contrato de duas temporadas. Recentemente, o médio deixou o Radomiak Radom.