AC Milan: Para onde caminham os rossoneri?

- Advertisement -

Um golpe duro para os lados de Milão foi ter despedido Massimiliano Allegri sair em janeiro de 2014 – após uma derrota de 4-3 contra o recém promovido Sassuolo – para depois ver o técnico italiano a conquistar quatro scudettos consecutivos com a Juventus FC.

No plano financeiro, a situação continua negativa. O AC Milan não falhou a apenas o acesso à Liga dos Campeões. Falhou, também, o acesso à Deloitte Football Money League: um estudo que identifica os 20 melhores clubes mundiais, no que toca a lucros. Realizada desde 1997, esta é a primeira vez que o emblema italiano fica fora da lista. Em 2011, era o sétimo classificado.

O investimento ainda não surtiu efeito nos rossoneri
Fonte: AC Milan

Em abril de 2017, o clube foi comprado a Silvio Berlusconi pelos investidores chineses Rossoneri Sport, com Li Yonghong a tornar-se no novo presidente. Apesar de o próprio ter dito, em janeiro deste ano, numa conferência de imprensa, que estava tudo em condições a nível financeiro, a Reuters noticiou (a 21 de março) que Li Yonghong ainda não pagou os empréstimos feitos pelo fundo de investimentos americano Elliot. Isto coloca o AC Milan em risco de sair das mãos do empresário chinês e passar para as mãos deste fundo. Mas Gennaro Gattusso, o atual treinador (que participou, como jogador, da conquista do último scudetto do AC Milan), também fez questão de afirmar que está tudo em ordem com a direção de Li Yonghong, recusando as alegações de ingerência financeira.

Com quatro épocas sem Liga dos Campeões – e o melhor resultado na Liga Europa a ser a chegada aos quartos de final nesta época -, os rossoneri parecem ter entrado num ciclo vicioso: os resultados em campo prejudicam as finanças e a situação precária das finanças pode impossibilitar a recuperação desportiva do clube. Jovens promessas como Gianluigi Donnarruma poderão ter de ser vendidas para equilibrar as contas e também para ajudar a escapar ao fair-play financeiro, com o qual o AC Milan se encontra a braços, após o forte investimento (infrutífero) desta época, segundo avança a Sky Sports.

O que se passou (e o que se passa) foi (e é) isto. Para onde caminham, então, os rossoneri? Essa é a pergunta à qual ninguém quer responder, talvez porque a resposta pareça óbvia. Entre derrotas, despedimentos, vendas e compras, nada indica que este gigante adormecido do futebol europeu e mundial irá acordar tão cedo.

Foto de Capa: AC Milan

Artigo revisto por: Jorge Neves

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Sá apresenta programa para liderar o Sporting

Bruno Sá apresentou esta quinta-feira o seu programa eleitoral. O candidato à liderança do Sporting anunciou medias a vários prazos.

Fernando Tavares sobre alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «O Benfica não reage com ruído. Reage com princípios»

Fernando Tavares assumiu que a situação entre Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior terá que ser analisada com bastante rigor.

SAD do FC Porto apresenta resultado positivo no primeiro semestre de 2025/26

O FC Porto informou esta quarta-feira que a sua SAD conseguiu um resultado positivo de 1,9 milhões de euros.

Evangelos Marinakis revela: «Rejeitámos 30 milhões de euros por André Luiz e Clayton Silva»

Evangelos Marinakis revelou que rejeitou propostas por André Luiz e Clayton Silva. Os dois jogadores rumaram ao Olympiacos.

PUB

Mais Artigos Populares

Podcast Papo de Bola #101 – A acusação de racismo de Vinícius Júnior contra Prestianni

O "Papo de Bola" desta semana traz uma análise do que se passa com o avançado brasileiro Vinicius Júnior em casos de racismo que, consequentemente, sofre no mundo do futebol.

José Mourinho: Instituição anti-racismo acusa o técnico de «manipulação psicológica» a Vinícius Júnior

A instituição Kick It Out deixou críticas às declarações de José Mourinho, reprovando a forma como «não reconheceu a denúncia».

Mikael Silvestre deixa a garantia: «Estamos a tentar encontrar formas de sancionar jogadores que estão a falar enquanto tapam a boca»

Mikael Silvestre garantiu que a FIFA está em busca de formas de castigar jogadores que falem com a boca tapada.