Inter e a ressaca pós-Mourinho

    Conhecido pela sua postura irreverente, frontal e polémica, José Mourinho tem sido decisivo nos clubes por onde passa, não só pelas variadas conquistas, mas também pelo impacto que a sua figura tem nas estruturas do futebol.

    O técnico português ganha uma notoriedade que se sobrepõe à do próprio clube onde trabalha, seja em Portugal, Inglaterra, Itália ou Espanha. O Special One logrou conquistar a Liga Inglesa por um clube que já não vencia a competição há cinquenta anos, venceu campeonato e Liga dos Campeões no Porto e no Inter e foi ainda capaz de bater o histórico Barça de Guardiola, ao vencer a Liga Espanhola na temporada 2011/2012. Ao todo são já vinte os títulos conquistados por Mourinho enquanto treinador.

    Mas, se é um sonho para os adeptos tê-lo no clube (a maior parte dos do Real Madrid constituem a excepção), a verdade é que se torna um pesadelo vê-lo partir para outras paragens. A ressaca pós-Mourinho é particularmente visível em Milão, onde o Inter nunca mais conseguiu ser o mesmo após a saída do técnico português.

    A final da Champions frente ao Bayern em Madrid foi o último jogo de Mourinho no banco do Inter. Conquistou a competição, festejou no relvado, mas não seguiu com a comitiva de regresso ao Norte de Itália para festejar com os inúmeros tiffosi que inundaram as ruas milanesas. O abraço de Mourinho a Materazzi, já no exterior do Barnabéu, em que ambos se desmancham em lágrimas, foi o ponto de partida para um deserto de títulos e bons resultados para os nerazzurri.

    Mourinho erguendo o troféu da Liga dos Campeões perante os seus jogadores / Fonte: espnfc.com
    Mourinho erguendo o troféu da Liga dos Campeões perante os seus jogadores / Fonte: espnfc.com

    Desde aí, o Inter terminou os campeonatos em segundo, sexto e nono, num percurso em que participaram cinco treinadores. É verdade que da equipa de Mourinho muitos jogadores saíram, mas muito dinheiro foi gasto em contratações falhadas. Ver o histórico Zanetti capitanear uma equipa que termina em nono é particularmente chocante.

    Falhadas as passagens de Gasperini, Leonardo, Ranieri, Benítez e Stramaccioni, Moratti apostou esta temporada em Walter Mazzarri para orientar a sua equipa. Técnico experiente de cinquenta e dois anos, fez quatro épocas excelentes no Nápoles e é a esperança dos tiffosi nerazzurri para acabar com o trauma pós-Mourinho.

    Para já, a equipa está no quarto lugar, a apenas dois pontos de um lugar de Liga dos Campeões, mas já a oito pontos da líder Juventus. Sinal positivo é o facto de a equipa ainda não ter perdido fora de portas e só ter mesmo uma derrota em treze jornadas já disputadas. Bons sinais também a nível ofensivo, uma vez que o Inter é a equipa com mais golos na prova. O esquema, em 3-5-1-1, explora a velocidade das laterais – de jogadores como Nagatomo e Álvaro Pereira -, aliando a isso um meio-campo musculado onde Cambiasso continua a ter um papel fundamental. Na frente, os argentinos Palacio, Icardi e Milito lutam por um posto à frente de Guarin.

    Cambiasso cumpre a décima primeira época no Inter / Fonte: focuscalcio.it
    Cambiasso cumpre a décima primeira época no Inter / Fonte: focuscalcio.it

    Os sinais vindos de San Siro dão conta de uma equipa mais coesa e aparentemente mais fiável. Veremos se Mazzarri terá a capacidade para a fazer crescer e a levar para patamares mais altos, fazendo esquecer de uma vez por todas o fantasma Mourinho, que ainda paira em Milão.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Santos mostra interessa em médio do Braga

    André Horta está na lista de possíveis contratações do Santos. Médio português tem vindo a perder espaço no Braga.

    Chelsea chama defesa-central emprestado e decisão pode afetar Renato Veiga

    O Chelsea cancelou o empréstimo de Trevoh Chalobah ao Crystal Palace com efeitos imediatos. Decisão pode influenciar Renato Veiga.

    FPF esgota bilhetes para o Portugal x Dinamarca nos quartos-de-final da Liga das Nações

    Portugal vai enfrentar a Dinamarca no dia 23 de março para os quartos-de-final da Liga das Nações, no Estádio de Alvalade.

    O Elvas coloca Alentejo no mapa

    O que há em comum entre O Elvas e o Pontevedra? Assumem-se como bandeiras das regiões que representam.

    Iván Jaime quer deixar FC Porto e há interessado na Primeira Liga

    O Braga mostrou interesse numa possível contratação de Iván Jaime ao FC Porto. Médio espanhol está descontente.