Juventus FC 0-0 FC Internazionale Milano: Quem disse que um jogo sem golos não dá motivos para sorrir?

A CRÓNICA: JUVE COMPETENTE SEGUE PARA A FINAL

Todos sabemos que um jogo com golos pode ser mais frenético, empolgante, entusiasmante, tudo o que se lhe possa chamar, mas o cariz desta eliminatória tinha tendência para sobressair outros elementos-chave rumo ao sucesso. Após o triunfo da Juventus FC por 1-2 no reduto do FC Internazionale Milano, a segunda mão das “meias” da Taça de Itália acabou tal e qual como começou – resultado suficiente para apurar a equipa de Turim para a final da competição.

Num início de jogo muito “amarrado”, Antonio Conte bem gritava para que a equipa fosse mais capaz de travar a construção (calma!) do adversário, mas a pressão não era suficientemente alta para apertar o cerco aos homens de Turim. Contudo, o filme acabaria por sofrer alguns solavancos e o Internazionale não só intensificou esse posicionamento mais subido, como passou a criar perigo junto da baliza de Buffon, por Lukaku e Brozovic. Já se sabe que ação leva a reação e, à beira do intervalo, tais “riscos” foram abrindo brechas, com a Juventus a ameaçar o golo por três tentativas, as três por…Cristiano Ronaldo.

E a essas três tentativas, juntaram-se outras três no segundo tempo – novamente com o internacional português a ser o maior protagonista. Do outro lado, após o primeiro susto de Hakimi, as verdadeiras oportunidades só começaram a aparecer no último um quarto de hora. O recém-entrado Sensi esteve perto de inaugurar o marcador por duas vezes, mas a incessante procura do golo que relançasse a eliminatória não encontrou o caminho certo e o jogo acabaria por terminar com um nulo no marcador.

A equipa de Andrea Pirlo fica, assim, à espera do vencedor do embate entre SSC Napoli e Atalanta BC, sendo relevante recordar que, na edição passada, a Juventus perdeu a final da Taça para o conjunto de Nápoles, nas grandes penalidades, após um empate a zeros no tempo regulamentar. Estará o conjunto de Cristiano Ronaldo a caminho da 14ª Taça de Itália do seu palmarés?

 

A FIGURA


Rodrigo Bentancur – Pelas oportunidades criadas, o destaque até poderia ir para a capacidade de desequilíbrio de Cristiano Ronaldo, mas tendo em conta todo o filme do encontro, a principal nota vai para Rodrigo Bentancur. O médio uruguaio revelou ser a unidade mais preponderante no encontro, não só nas várias vezes que intercetou momentos de perigo dos oponentes, como na importância que teve ao recuar para a primeira linha de construção, na ajuda aos dois centrais (que também estiveram a um bom nível).

 

O FORA DE JOGO


Matteo Darmian – O italiano de 31 anos até foi um dos elementos mais pressionantes no primeiro tempo, mas quando a bola esteve em posse da sua equipa praticamente passou ao lado do jogo. Nas poucas vezes que a equipa optou por investir na ala esquerda, Matteo Darmian foi chamado a intervir, mas nem sempre correspondeu da melhor forma. A incapacidade de desequilibrar nesse corredor aliada às várias decisões erradas no momento de “soltar a bola” acabaram por contribuir para que fosse o primeiro jogador a ser substituído (por Perisic), ainda antes da hora de jogo.

 

ANÁLISE TÁTICA – JUVENTUS FC

Andrea Pirlo decidiu trocar apenas uma peça no “onze” em relação ao duelo da primeira mão, retirando Weston McKennie do meio-campo e colocando Danilo no corredor direito – desse modo, Cuadrado galgou uns metros nessa mesma ala.

A jogar em 4-4-2, o conjunto de Turim controlou a primeira meia hora de jogo com um futebol mais possante, assente numa construção a partir de trás assertiva e a resistir às linhas subidas do adversário. Nessa construção, foram várias as vezes que Bentancur baixou para a linha mais recuada, entre os centrais, tendo sido um elemento-chave nesses momentos da partida.

A equipa de Turim não só controlou melhor as investidas adversárias em grande parte do segundo tempo, como ainda foi arriscando o golo, principalmente nas incursões de Cristiano Ronaldo. Os últimos minutos foram de maior sofrimento, é certo, mas uma grande disponibilidade coletiva na hora de defender barrou qualquer aspiração que o Inter ainda pudesse ter.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Gianluigi Buffon (7)

Alex Sandro (5)

Merih Demiral (7)

Matthijs De Ligt (7)

Danilo (6)

Federico Bernardeschi (6)

Adrien Rabiot (6)

Rodrigo Bentancur (8)

Juan Cuadrado (7)

Dejan Kulusevski (6)

Cristiano Ronaldo (8)

SUBS UTILIZADOS

Westton McKennie (7)

Giorgio Chiellini (-)

Federico Chiesa (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC INTERNAZIONALE MILANO

Já Antonio Conte optou por fazer três alterações no (habitual) 3-5-2 que apresentou no jogo de Milão: Ashley Young foi substituído por Achraf Hakimi na ala esquerda, Christian Eriksen rendeu Arturo Vidal e, como se esperava, Alexis Sanchéz deu lugar a Romelu Lukaku.

Alterações que deram outra dinâmica aos processos de transição do Internazionale. Lukaku revelava ser letal a vir buscar jogo atrás e a velocidade de Hakimi ia fazendo mossa na ala direita. Tudo isto num primeiro tempo em que a equipa de Milão ia pressionando alto numa primeira fase, mas depois de remetida ao seu meio-campo, esperava o erro na circulação para sair em contra-ataque.

Já na segunda metade, a urgência em chegar a um golo que relançasse a eliminatória era evidente, mas isso nem sempre acompanhou o processo e a Juventus acabou por controlar a vantagem que trazia da primeira mão.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Samir Handanovic (7)

Alessandro Bastoni (6)

Stefan de Vrij (7)

Milan Skriniar (6)

Matteo Darmian (4)

Nicolò Barella (7)

Marcelo Brozovic (8)

Achraf Hakimi (8)

Christian Eriksen (7)

Lautaro Martínez (6)

Romelu Lukaku (6)

SUBS UTILIZADOS

Ivan Perisic (6)

Aleksandar Kolarov (5)

Stefano Sensi (7)

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica pensa em médio da Serie A em caso de saída de Florentino Luís

Há mais um médio apontado ao Benfica. Águias cogitam contratar Morten Frendrup em caso de saída de Florentino Luís.

Mallorca renova com Mateu Morey até 2027

O Mallorca anunciou a renovação de contrato com Mateu Morey. O lateral direito espanhol prolongou o contrato até 2027.

Dinamo Zagreb anuncia Mario Kovacevic como o seu novo treinador

O Dinamo Zagreb oficializou Mario Kovacevic como o seu novo técnico. O treinador de 50 anos orientava o Slaven Belupo.

Álvaro Madureira oficializado como o novo treinador do Varzim

O Varzim anunciou que Álvaro Madureira é o novo técnico da equipa poveira. O treinador de 40 anos orientou o Amarante nesta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de outros 2 clubes por Matías Vecino

O Benfica quer fechar a contratação de Matías Vecino. O médio de 33 anos está em final de contrato com a Lazio e vai sair a custo zero.

Chelsea faz proposta de 15 milhões de euros para contratar novo guarda-redes

O Chelsea quer fechar a contratação de Mike Maignan a tempo do Mundial de Clubes 2025. Blues fizeram proposta ao AC Milan.

Eis os onzes prováveis da final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha

Portugal defronta a Espanha na final da Liga das Nações. Duas seleções defrontam-se em Munique esta noite.