Matías Soulé | Argentino à solta em Frosinone

    Argentina e Itália mantêm relações históricas e culturais profundas, que remontam ao grande fluxo de imigração italiana para a Argentina no final do século XIX e início do século XX. Esses laços criaram uma forte ligação entre os dois países, não apenas em termos de descendência italiana na Argentina, mas também em aspetos culturais, sociais e económicos.

    No panorama futebolístico, foram vários os argentinos, que deixaram uma marca significativa no futebol italiano. De Omar Sívori a Batistuta e Zanetti, sem nunca esquecer um dos mais ilustres símbolos da modalidade, Diego Armando Maradona.

    O futebol italiano sempre foi um ambiente propício para o desenvolvimento de talento argentino e em Frosinone, Soulé, vai demonstrando toda a sua qualidade ao serviço da equipa de Eusebio Di Francesco.       

    Frosinone de Eusebio Di Francesco

    Em julho de 2023, o técnico de 53 anos, foi apresentado como treinador do Frosinone para fazer face à saída de Fabio Grosso, que abandonou o clube após ter sido campeão da Serie B e garantido a subida ao principal escalão do futebol italiano.

    Cagliari, Sampdoria, Roma, Lecce, Pescara ou Sassuolo são alguns dos clubes já orientados por Di Francesco, sendo que foi no emblema da capital onde mais se notabilizou. Na temporada de 2017/2018, levou os giallorossi ao terceiro lugar do campeonato e meias-finais da Champions League, depois de eliminar o Barcelona com uma remontada histórica no Olímpico de Roma.   

    Atualmente, o Frosinone, ocupa o 14º lugar da tabela classificativa, possuindo o plantel com a média de idades mais baixa da Serie A (24,1 anos). O técnico italiano apresenta um historial elevado de aposta e desenvolvimento de jovens promessas. Os nomes de Domenico Berardi, Lorenzo Pellegrini e Nicolò Zaniolo vêm imediatamente à minha memória. Assim sendo, Soulé, emprestado pela Juventus, está no contexto ideal para que as suas qualidades sejam exploradas ao máximo, e no ano seguinte possa assumir um papel importante no plantel da vecchia signora.

    Matiás Soulé: Pé esquerdo que encanta e parece Di María

    Matiás Soulé, de 20 anos, tem sido uma das principais revelações da temporada do futebol italiano. O argentino tem-se assumido como uma peça fundamental no desenho ofensivo do Frosinone, contabilizando 10 golos e duas assistências até ao momento presente na Serie A.

    Soulé tem talento para ser um jogador especial. Opera a partir do lado direito do campo, mas não possuindo características de um extremo puro e pela liberdade que lhe é conferida por Di Francesco, acaba por pisar terrenos mais centrais. Apresenta uma qualidade técnica notável no seu pé esquerdo para orientar a receção e sair no drible.

    Soulé com uma receção orientada retira Dimarco da jogada
    Soulé com uma receção orientada retira Dimarco da jogada

    Ao nível do drible, apresenta uma qualidade ímpar, sendo um autêntico quebra-cabeças para os seus adversários. A sua confiança e irreverência fazem com que seja uma constante ameaça para os seus oponentes em lances de um para um ofensivo.

    Até ao momento, Soulé completou 70 dribles na Serie A. Com isto, ocupa a primeira posição, relativa a dribles bem-sucedidos no futebol italiano, ficando em segundo lugar quando comparado com as cinco principais ligas europeias, apenas atrás de Leroy Sané (76). Apesar de não ser um jogador propriamente rápido, através da sua explosão e rápidas mudanças de direção consegue facilmente tirar jogadores da frente.

    Como a grande maioria dos criativos, não é um jogador robusto, mas o seu baixo centro de gravidade e a forma como utiliza o corpo para proteger a bola, faz com que seja um jogador bastante eficaz em termos de drible. Nas figuras abaixo, pode-se visualizar o que referi.

    O argentino orienta o corpo para que possa receber a bola de forma de forma orientada com o seu pé mais forte, dificultando ainda a pressão por parte do seu adversário direto. A forma como orienta o corpo é crucial para o sucesso obtido na ação individual.

    A orientação corporal de Soulé permite-lhe bater o seu adversário
    A sua orientação corporal permite-lhe bater o seu adversário

    No capítulo do passe é um jogador extremamente evoluído. Tanto ao nível do passe curto como do passe longo. Através do passe, o argentino, quebra linhas e cria oportunidades de finalização para os seus companheiros. É dotado de uma ótima visão de jogo que aliada à sua qualidade de passe, lhe permite facilmente identificar desmarcações dos seus colegas nas costas da defesa adversária.

    No último terço, Soulé é dos que mais se destaca na Serie A, não só pela sua qualidade técnica, mas também pela sua inteligência com e sem bola. Em relação, a passes chave, a promessa argentina regista 2.39 a cada 90 minutos (top 13%). Relativamente, a oportunidades de finalização criadas, Soulé anota 4.61 a cada 90 minutos (top 19%).

    Soulé explora a rotura do seu avançado
    Soulé explora a rotura do seu avançado

    Até ao momento, Soulé apontou 10 golos na Serie A, estando a ser uma temporada altamente produtiva nesse sentido. O extremo argentino tem remate fácil, especialmente, quando executa o movimento da direita para dentro, o qual é característico no seu jogo.

    Soulé de trivela encontra Cheddira
    Soulé de trivela encontra Cheddira

    No processo defensivo, Matías Soulé destaca-se pela sua agressividade, neste momento do jogo. O Frosinone, na maioria dos jogos, joga com o bloco relativamente subido, pressionando a primeira fase de construção do seu adversário. Sendo assim, é obrigatório que a sua linha atacante seja composta por jogadores com um elevado espírito de sacrifício no momento defensivo, e Soulé encaixa-se de forma perfeita nesse perfil.

    Até então, relativamente a recuperações de bolas, o argentino regista 6.73 por 90 minutos (top 2%). Esta estatística representa um valor consideravelmente elevado para um jogador que atua na sua posição, o que acaba por evidenciar o seu nível de compromisso no aspeto defensivo.

    Soulé já foi, inúmeras vezes, comparado a Ángel Di María, sendo que as similaridades são por demais clarividentes. Comparando os radares de ambos os jogadores, pode-se observar que estes são bastante idênticos. O radar de Soulé é referente à época presente, enquanto o do atual atacante do Benfica se refere à temporada transata.

    Soulé: ídolo em Turim e na Albiceleste

    O talento de Matías Soulé é estratosférico e o menino nascido em Mar del Plata tem tudo para se tornar num jogador de classe mundial.

    Este tipo de potencial não pode ser ignorado pelos responsáveis da Juventus, visto que Soulé tem atributos para ser a estrela dos bianconeri durante a próxima década. As semelhanças com el fideo são notórias, e pode igualmente marcar uma era na seleção argentina.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares