Paul Pobga | De bestial a besta

    Lesões, drama, redes sociais, chuteiras e coelhos da cartola. Estas cinco características podem definir a carreira de Pogba, mas preferimos apenas lembrar-nos da última.

    Apenas 12 jogos desde maio de 2022, onde jogou somente 214 minutos, um caso de traição familiar com dinheiro a ser a causa do problema e, para terminar, um teste antidoping positivo. Outrora um dos mais elegantes meio-campistas do desporto rei, a entrada na casa dos 30 não foi fácil para Paul Pogba. O título de Campeão do Mundo, no Campeonato do Mundo da FIFA 2018, nunca lhe irá ser retirado, mas um regresso a grandes palcos e ao alto nível de desempenho parece ser uma utopia de quem ainda lhe deseja um retorno triunfante.

    Afastando problemas pessoais, olhemos para Pogba como puro jogador de futebol. Ambidestro, dotado de uma qualidade técnica muito a cima da média, capacidade de leitura de jogo e de execução superior, 191 cm, 84 kg e uma condição física invejável (apesar de agora menor). Nasceu para jogar a número 10, mas a sua envergadura transformou-o num box-to-box (médio área-a-área). Ao longo da sua carreira, provou ter sido um dos melhores a desempenhar essa função dentro das quatro linhas. Posto isto, o que falhou em Pobga com somente 30 anos.

    Antecedemos até aos seus 20 anos, em 2012 quando se mudou para Turim e para a Juventus FC, deixando o Manchester United FC de Sir Alex Ferguson, onde nunca conseguiu uma verdadeira oportunidade, apesar de ter finalizado a sua formação nos red devils. Na vecchia signora tornou-se um ponto fulcral do meio-campo na sua primeira época na Juventus, na altura dotado de nomes como Claudio Marchisio, Arturo Vidal e Andrea Pirlo.

    Foi em Itália que Pogba explode como jogador e rapidamente transforma-se num dos maiores atletas nas redes sociais. A sua personalidade, roupa e cortes de cabelo atraiam os holofotes fora dos relvados, enquanto a sua capacidade como jogador capturava-os durante as partidas. Pobga sempre se mostrou gostar da atenção das câmaras (talvez agora se arrependa).

    Depois de vencer quatro Série A, duas Taças de Itália e três Supertaças de Itália, regressa ao Manchester United, no verão de 2016. A transferência vê a Juventus arrecadar 105 milhões de euros, depois de o ter contratado ao Manchester United a custo zero, e o francês tornar-se o jogador mais caro da história, superando Gareth Bale na mudança para o Real Madrid FC (101 milhões de euros). Nos red devils encontra José Mourinho como treinador.

    O Special One sempre foi um homem de opiniões vincadas e sem filtros, e apesar da qualidade que Pogba apresentou na Premier League, a relação com Mourinho nunca foi a melhor. O português gosta de guerreiros nas quatro linhas e Pogba era mais um gladiador de Instagram. “Pogba é um vírus. É como uma pessoa com gripe, com um vírus, num quarto fechado. Passa o vírus a outros. Não joga, não respeita os outros jogadores nem os torcedores e destrói o moral das pessoas honestas que te rodeiam”, atirou o Special One sobre o francês, num discurso onde atacou o balneário e a estrutura do Manchester United.

    A saída de Mourinho do Manchester United foi inevitável, depois de uma guerra com o plantel, mas a chegada de Ole Gunnar Solskjær ao comando técnico da equipa não melhorou o panorama para Pobga. Aliás, contabilizando números, a chegada do norueguês e partida do português coincidem com a queda de rendimento de Pobga, que tem se vindo a arrastar desde 2019. O meio-campista tem apenas oito golos marcados e 18 assistências, desde o início da temporada 2019/2020.

    Em setembro de 2019 começam as dores de cabeça para Pogba em relação a problemas físicos. O gaulês contrai uma lesão tibiotársica que o retirou de competição até dezembro. No seu regresso, um dia após o Natal, contrai a mesma lesão e fica indisponível durante 162 dias, aos 26 anos. A causa pode ser a sua presença em competições de alta exigência desde muito novo, sendo sempre titular, tanto em Itália, como em Inglaterra, como na Seleção da França.

    Em junho de 2022 regressa à Juventus e ao futebol italiano, com o objetivo de afastar antigos fantasmas mentais que o atormentavam em terras de sua majestade. Ao contrário do esperado e apenas um mês depois da sua chegada, em agosto, vê um escândalo familiar, com largas quantias monetárias, chegar ao conhecimento do público. O atleta parecia já não conseguir aguentar tanta carga emocional, que continua a pesar-lhe no psicológico. Talvez a sua depressão, como o próprio já admitiu, seja responsável por uma parte das oito lesões que sofreu desde o retorno à vecchia signora. Esteve indisponível durante mais de 400 dias desde o seu regresso, que continuam a aumentar no presente.

    Além de toda a polémica onde já esteve colocado, testou positivo para um teste antidoping da Serie A, depois da vitória da Juventus sobre a Udinese Calcio, no passado dia 20 de agosto. O procedimento médico revelou altos níveis de testosterona no corpo de Pobga. A agente do jogador, Rafael Pimenta, afirmou que o atleta não pretendia cometer nenhuma ilegalidade, mas a Juventus não teve solução e suspendeu o craque. A rescisão de contrato está neste momento a ser avaliada.

    Para a História fica um meio-campista que marcou uma geração, um dos primeiros a ser um ídolo da internet. Seguiu a escola de Neymar que, por sua vez, entrou pela aporta aberta por David Beckham ou Cristiano Ronaldo. Mais que jogador, Pogba é uma personalidade. Já o seu currículo fala por si só: quatro Série A, duas Taças de Itália, três Supertaças de Itália, uma Taça da Liga de Inglaterra, uma UEFA Liga Europa, um Mundial FIFA e uma Liga das Nações. Individualmente foi Golden Boy 2013, Melhor Jogador Jovem do Mundial 2014, Melhor Jogador da Liga Europa 2016/2017 e esteve presente na Equipa do Ano da FIFA, em 2015.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sporting comunica morte da antiga futebolista Filipa Mandeiro

    Morreu Filipa Mandeiro. A antiga jogadora de Futebol do...

    Barcelona de olho em promessa do River Plate

    O Barcelona está atento à evolução de Franco Mastantuono....