Quem é Paco Alcácer? Pelos vistos é o novo goleador dos alemães do Borussia Dortmund, esta época. Mas há um facto importante e sobre o qual devemos estar atentos: o avançado espanhol é o melhor suplente que o técnico Lucien Favre (treinador do Dortmund esta temporada) podia ter. Mais lá para a frente vai perceber o porquê. 

Até lá vamos recuar a 2010, quando Francisco Alcácer García, mais conhecido por Paco Alcácer, fez a sua estreia como jogador profissional. Foi ao serviço do Valência Mestalla (as reservas da equipa espanhola) que o avançado começou a sua carreira. Entretanto subiu à equipa principal Che, com apenas 17 anos, isto porque já dava nas vistas no terceiro escalão do futebol espanhol. No entanto, até se assumir na Liga Espanhola, foi emprestado ao Getafe onde marcou o seu primeiro golo como profissional.

Na temporada 2013/14, Paco regressou do empréstimo e conquistou o lugar na primeira equipa do Valência. Tornou-se uma peça fundamental ao marcar 43 golos nos dois anos e meio que esteve no Mestalla. O seu bom desempenho no ataque despertou o interesse do FC Barcelona, clube que Paco Alcácer reforçou em 2016.

Os catalães pagaram 30 milhões de euros pelo goleador. Parecia ser o verdadeiro desafio para o espanhol, mas a concorrência de Lionel Messi e Luís Suárez fizeram com que o avançado não fosse utilizado com muita regularidade. Ainda assim marcou 10 golos pelo Barça. 

A pouca utilização – ou melhor – a falta de espaço no ataque dos blaugranas resultou no segundo empréstimo da careira do avançado espanhol. Com 25 anos, Paco Alcácer viajou até à Alemanha para representar o Borussia Dortmund, por empréstimo. E é aqui que fazemos a ligação com o início deste artigo. Lembra-se de como comecei o texto? “o avançado espanhol é o melhor suplente que o técnico Lucien Favre podia ter.” Paco Alcácer tem sido o grande trunfo do treinador suíço, uma vez que nos últimos dois jogos do campeonato foi lançado ao minuto 60 e com apenas meia hora de jogo conseguiu resolvê-los.  

O avançado espanhol que pertence ao FC Barcelona está atualmente emprestado aos alemães do Borussia Dortmund.
Fonte: BVB Dortmund

Primeiro marcou dois frente ao Bayer 04 Leverkusen (numa altura em que o jogo estava empatado a dois) nos últimos cinco minutos de jogo. Na última partida, frente ao FC Augsburg, Paco marcou um hat-trick e deu a liderança do campeonato aos auri-negros. Apesar da veia goleadora (7 golos em 4 jogos) o espanhol não foi utilizado por Favre em todos os jogos do Dortmund. No entanto e depois destas últimas três exibições (frente ao Bayer Leverkusen e Augsburgpara o campeonato e AS Mónaco, para a Liga dos Campeões)o técnico suíço terá de repensar as suas escolhas para o último homem do onze.  

O internacional espanhol – conta com 15 internacionalizações e nove golos na seleção – é um jogador capaz de dar uma maior mobilidade ao ataque, juntamente com Marco Reus, Jadon Sancho, Mário Gotze e Maximilian Phillip, o que o distingue dos habituais pontas-de-lança que atuam no campeonato alemão.  

A sua versatilidade, mobilidade e o seu “faro” para o golo fazem com que Paco Alcácer seja o líder da tabela de melhores marcadores da liga. A questão que fica é: ganhou o Borussia Dortmund um novo “matador” ou quererá o FC Barcelona o regresso do avançado espanhol? 

 

Foto de Capa: BVB Dortmund

 

Comentários