Paco Alcácer: “O Suplente de Luxo”

- Advertisement -

Quem é Paco Alcácer? Pelos vistos é o novo goleador dos alemães do Borussia Dortmund, esta época. Mas há um facto importante e sobre o qual devemos estar atentos: o avançado espanhol é o melhor suplente que o técnico Lucien Favre (treinador do Dortmund esta temporada) podia ter. Mais lá para a frente vai perceber o porquê. 

Até lá vamos recuar a 2010, quando Francisco Alcácer García, mais conhecido por Paco Alcácer, fez a sua estreia como jogador profissional. Foi ao serviço do Valência Mestalla (as reservas da equipa espanhola) que o avançado começou a sua carreira. Entretanto subiu à equipa principal Che, com apenas 17 anos, isto porque já dava nas vistas no terceiro escalão do futebol espanhol. No entanto, até se assumir na Liga Espanhola, foi emprestado ao Getafe onde marcou o seu primeiro golo como profissional.

Na temporada 2013/14, Paco regressou do empréstimo e conquistou o lugar na primeira equipa do Valência. Tornou-se uma peça fundamental ao marcar 43 golos nos dois anos e meio que esteve no Mestalla. O seu bom desempenho no ataque despertou o interesse do FC Barcelona, clube que Paco Alcácer reforçou em 2016.

Os catalães pagaram 30 milhões de euros pelo goleador. Parecia ser o verdadeiro desafio para o espanhol, mas a concorrência de Lionel Messi e Luís Suárez fizeram com que o avançado não fosse utilizado com muita regularidade. Ainda assim marcou 10 golos pelo Barça. 

A pouca utilização – ou melhor – a falta de espaço no ataque dos blaugranas resultou no segundo empréstimo da careira do avançado espanhol. Com 25 anos, Paco Alcácer viajou até à Alemanha para representar o Borussia Dortmund, por empréstimo. E é aqui que fazemos a ligação com o início deste artigo. Lembra-se de como comecei o texto? “o avançado espanhol é o melhor suplente que o técnico Lucien Favre podia ter.” Paco Alcácer tem sido o grande trunfo do treinador suíço, uma vez que nos últimos dois jogos do campeonato foi lançado ao minuto 60 e com apenas meia hora de jogo conseguiu resolvê-los.  

O avançado espanhol que pertence ao FC Barcelona está atualmente emprestado aos alemães do Borussia Dortmund.
Fonte: BVB Dortmund

Primeiro marcou dois frente ao Bayer 04 Leverkusen (numa altura em que o jogo estava empatado a dois) nos últimos cinco minutos de jogo. Na última partida, frente ao FC Augsburg, Paco marcou um hat-trick e deu a liderança do campeonato aos auri-negros. Apesar da veia goleadora (7 golos em 4 jogos) o espanhol não foi utilizado por Favre em todos os jogos do Dortmund. No entanto e depois destas últimas três exibições (frente ao Bayer Leverkusen e Augsburgpara o campeonato e AS Mónaco, para a Liga dos Campeões)o técnico suíço terá de repensar as suas escolhas para o último homem do onze.  

O internacional espanhol – conta com 15 internacionalizações e nove golos na seleção – é um jogador capaz de dar uma maior mobilidade ao ataque, juntamente com Marco Reus, Jadon Sancho, Mário Gotze e Maximilian Phillip, o que o distingue dos habituais pontas-de-lança que atuam no campeonato alemão.  

A sua versatilidade, mobilidade e o seu “faro” para o golo fazem com que Paco Alcácer seja o líder da tabela de melhores marcadores da liga. A questão que fica é: ganhou o Borussia Dortmund um novo “matador” ou quererá o FC Barcelona o regresso do avançado espanhol? 

 

Foto de Capa: BVB Dortmund

 

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Souleymane Faye já está em França e Sporting pode conseguir recuperar dinheiro investido

Souleymane Faye já está em França para assinar contrato com o Lorient. Negócio de empréstimo com opção de compra pode sorrir ao Sporting.

Mohamed Salah pode ser desviado do Besiktas com proposta de 17 milhões de euros por ano

Depois de chegar a acordo verbal com o Besiktas, Mohamed Salah está muito perto de rumar aos rivais turcos do Trabzonspor.

Wuhan Three Towns de Ricardo Soares empata em casa do líder Chengdu Rongcheng na 20.ª jornada da Liga Chinesa

O Wuhan Three Towns, de Ricardo Soares, empatou na visita ao líder Chengdu Rongcheng (1-1), em jogo da 20.ª jornada da Liga Chinesa.

Manchester United vence o Atlético Madrid na estreia de Morten Hjulmand e de jovem prodígio de 15 anos

O Manchester United bateu o Atlético Madrid por 2-1 num jogo particular diputado em Estocolmo. Com apenas 15 anos, JJ Gabriel entrou para os últimos 10 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle vai mesmo vender Bruno Guimarães e prepara ataque ao FC Porto para garantir substituto

O Newcastle está prestes a vender Bruno Guimarães ao Arsenal e tem Victor Froholdt como prioridade para substituir o médio brasileiro.

Já é conhecido o possível 3º equipamento do Benfica para 2026/27

O Benfica já utilizou dois equipamentos nesta temporada, mas os mantos dos encarnados não estão fechados. Circulam imagens do 3.º equipamento.

Internacional brasileiro a caminho do Arsenal num negócio de 93,5 milhões de euros

O Arsenal chegou a um acordo com o Newcastle para a aquisição de Bruno Guimarães. Médio brasileiro vai assinar um contrato válido até 2031.